Profª Verônica - Projeto de vida - 3A - Visão do trabalho: Mercado de trabalho – Primeiros passos (Caderno do aluno)

Profª Verônica
Matéria: Projeto de vida
Turma: 3A
Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD OU FOTO DO CADERNO.
Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.

Vídeo da aula: https://www.youtube.com/watch?v=YH7Z8EwPfIs&ab_channel=3as%C3%A9rieEM-CMSP

Apostila do aluno, volume 4.

Habilidades: Amadurecer reflexões baseadas em conhecimentos sobre o mundo do trabalho contemporâneo, que orientem seus interesses de trajetória profissional e formação acadêmica.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

Visão do trabalho: Mercado de trabalho – Primeiros passos







Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender, imaginação criativa e assertividade.

Material necessário: Diário de Práticas e Vivências.


Olá aluno, vamos refletir um pouco sobre práticas no mercado de trabalho. Leia os textos, responda as questões de reflexão(colorido) e copie tudo no caderno. Envie para mim.

• O que costuma despertar a curiosidade de vocês durante a realização de uma pesquisa?

• Ao pesquisar, vocês buscam uma compreensão profunda sobre o tema? Quais os benefícios de “mergulhar” em uma pesquisa?



Leia o texto:




1. Todas as profissões possuem o mesmo ambiente de trabalho e a mesma forma de contrato profissional? Por quê?

2. Quais habilidades você considera que são essenciais para uma boa atuação profissional em qualquer ambiente de trabalho? Por quê?

No primeiro emprego, irão vivenciar as seguintes situações:

● Contato com outros profissionais
● Clima organizacional;
● Relação com os superiores;
● Convivência com os colegas;
● Pontualidade; 
● Interesse em aprender; 
● Questionamentos e dúvidas; 
● Comprometimento com as responsabilidades da ocupação. 







Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

Conhecer o problema: Explorar todas as ideias sobre o tema.

Sintetizar as impressões: Resumir em poucas palavras qual é o principal problema.

Criar hipóteses: Cogitar ideias sobre como atuar para solucionar o problema.

Prototipar: Definir e consolidar uma ideia para ser colocada em prática na resolução da questão.

Testar: Nos próximos dias, colocar em prática a solução proposta e avaliar sua validade.




Qual é a justificativa para a necessidade de atuar sobre o problema levantado?

Quais benefícios a ação sobre o problema pode trazer para o coletivo? Há custos ou recursos necessários para a aplicação da solução?



Faça um resumo do que aprendeu e refletiu nesta atividade.




Comentários