Nome da professora: Lucielma
Disciplina: Língua Inglesa
Assunto: Retomando regras de tempos verbais
Série: 1ªE, 1ªF e 1ªG
Data: 12/11/2020
Hello students!
I wish you are well!
Retomaremos as regras de alguns tempos verbais, observem os direcionamentos nos exercícios. Dúvidas postem nos comentários do blog ou enviem e-mails.
Good syudy!
Take care!
Devolutiva das atividades enviadas até o dia 19/11/2020
Enviar a atividade no e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br
Retomando as regras Simple Present e Simple Past
Regras do Simple
Present
A
conjugação do Simple
Present varia
de acordo com a pessoa verbal, com a terminação do verbo e com o tipo de frase
(afirmativa, negativa e interrogativa.)
Confira abaixo a explicação sobre a
formação do Simple Present nas formas afirmativa, negativa e interrogativa.
Affirmative Form (forma
afirmativa)
Como
regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem
o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.
Veja abaixo um exemplo com a conjugação do verbo to work (trabalhar). Affirmative Form
I work
You work
He works
She works
It works
We work
You work
They work
No
entanto, há algumas regras específicas para a flexão da terceira pessoa do singular (he, she e it) que estão relacionadas com a terminação dos verbos.
Verbos
terminados em -o, -z, -ss, -ch, -sh, -x
É
preciso acrescentar -es no final do
verbo.
Exemplos:
·
to
teach (ensinar)
- teaches
·
to
watch (assistir)
- watches
·
to
push (empurrar)
- pushes
·
to
kiss (beijar)
- kisses
·
to
go (ir) - goes
·
to
fix (consertar)
– fixes
Verbos
terminados em -y precedido de consoante
Retira-se o -y e
acrescenta-se -ies
Exemplos:
·
to
fry (fritar)
- fries
·
to
fly (voar)
- flies
·
to
study (estudar)
- studies
·
to
worry (preocupar-se)
– worries
Verbos terminados em -y precedido
de vogal
Acrescenta-se somente o -s.
Exemplos:
·
to
say (dizer)
- says
·
to
play (brincar;
jogar) – plays
Posição do verbo em frases afirmativas
Sujeito
+ verbo principal + complemento
Exemplos:
·
I live in Brazil. (Eu moro no Brasil). -
verbo to live (morar, viver).
·
He teaches Spanish
at the university. (Ele ensina espanhol na
universidade.) - verbo to teach (ensinar).
·
They prefer Italian food. (Eles preferem comida italiana.)
- verbo to prefer (preferir).
·
She watches TV every day. (Ela assiste TV todos os dias.) -
verbo to watch (assistir).
·
It pushes the door when it
wants to get in. (Ele/ela empurra a porta quanto quer
entrar) - verbo to push (empurrar).
Percebam
que os verbos só mudam as terminações de acordo com os pronomes He, She e It.
Negative Form (forma negativa)
A
forma negativa do Simple
Present é
formada com o uso do verbo auxiliar Do.
Observe
que na forma negativa do Simple Present, o verbo sempre é usado no infinitivo sem
o to, mesmo quando se trata da terceira pessoa do singular (he, she e it).
As frases na negativa podem ser
escritas de forma completa (do not ou does not) ou de
forma contraída (don’t ou doesn’t):
·
Do + not = don’t
·
Does + not = doesn’t
Sujeito + verbo auxiliar + not + verbo
principal + complemento
Exemplos:
·
They don't prefer Italian food. (Eles não preferem comida italiana.) - verbo to
prefer (preferir).
·
She doesn't watch TV every day. (Ela não assiste TV todos os dias.) - verbo to
watch (assistir).
·
You don't
arrive late. (Você não chega atrasado.) - verbo to arrive (chegar)
·
She doesn't kiss her grandma before leaving. (Ela não beija a avó
antes de sair.) - verbo to
kiss (beijar).
Percebam
que apenas o verbo auxiliar muda, o verbo principal permanece sem alteração
Interrogative Form (forma
interrogativa)
Para formar frases interrogativas no Simple Present utiliza-se
o verbo auxiliar Do.
Do é usado com I, you, we e they, e does é usado
com he, she e it.
Verbo auxiliar +
sujeito + verbo principal + complemento
Exemplos:
·
Do
I own you money? (Eu te devo dinheiro?). -
verbo to own (dever).
·
Does
he teach Spanish at the university? (Ele ensina espanhol na
universidade?) - verbo to teach (ensinar).
·
Do
they prefer Italian food? (Eles preferem comida italiana?)
- verbo to prefer (preferir).
·
Does
she watch TV every day? (Ela assiste TV todos os dias?) -
verbo to watch (assistir).
Percebam
que apenas o verbo auxiliar muda, o verbo principal permanece sem alteração
IMPORTANTE
O
verbo to do significa fazer.
No entanto, no Simple Present ele é usado como verbo auxiliar
que complementa a formação das frases negativas e interrogativas.
Regras
do Simple Past
Affirmative form (forma afirmativa)
Regular verbs (verbos regulares)
Para usar os verbos regulares em frases afirmativas no Simple Past, basta mudar a
terminação do verbo de acordo com as seguintes regras:
1.
Aos verbos regulares terminados em –e, acrescenta-se somente
o –d no final do verbo:
·
to
love (amar) – loved
·
to
lie (mentir) – lied
·
to
arrive (chegar) – arrived
·
to
like (gostar) – liked
2. Aos verbos
regulares terminados em consoante+vogal+consoante (CVC),
duplica-se a última consoante e acrescenta-se o –ed:
·
stop (parar)
– stopped
·
control (controlar) – controlled
·
plan (planejar)
– planned
·
prefer (prefer) – preferred
3.
Aos verbos terminados em –y precedido de consoante, retira-se o y e acrescenta-se
o –ied:
·
to
study (estudar) – studied
·
to
worry (preocupar-se) – worried
·
to
cry (chorar) – cried
·
to
try (tentar) – tried
4.
Aos verbos terminados em –y precedido de vogal, acrescenta-se somente o –ed:
·
enjoy (aproveitar) – enjoyed
·
stay (ficar) – stayed
·
play(brincar; jogar) – played
Irregular
verbs (verbos irregulares)
Os verbos irregulares não possuem um padrão de formação. Eles não
seguem as regras indicadas acima pois possuem uma forma própria.
Confira
abaixo alguns verbos irregulares no passado simples:
Infinitive |
Simple Past |
Translation |
abide |
abode |
permanecer, sobreviver |
awake |
awoke |
despertar, acordar |
be |
was / were |
ser, estar |
begin |
bigan |
começar |
buy |
bought |
comprar |
come |
came |
vir, chegar |
do |
did |
fazer, cuidar,
funcionar |
go |
went |
Ir, partir |
have |
had |
ter, possuir |
Negative
Form (Forma Negativa)
Para
construção de frases negativas no Simple Past, o verbo did é empregado
como verbo auxiliar.
O
verbo principal não é conjugado no passado, uma vez que o auxiliar já indica o
tempo verbal.
Sua
estrutura frasal é da seguinte forma:
Sujeito
+ did + not + verbo
principal + complemento
Exemplo: She
did not like the English teacher. (Ela não gostou da professora de inglês)
Obs.: a forma
contraída de did not é didn’t.
Interrogative
Form (Forma Interrogativa)
Da
mesma maneira que acontece na forma negativa, o did é o verbo
auxiliar utilizado para as frases interrogativas no Simple Past .
Veja
a estrutura abaixo:
Did +
sujeito + verbo principal + complemento
Exemplo: Did
she like the English teacher? (Ela gostou da
professora de inglês?)
Obs.:
somente o verbo auxiliar (did)
é conjugado no Simple
Past.
Não é necessário conjugar o verbo principal.
Exercises
1- Select the correct present or past tense verb.
Examples:
A- I ______ my car every week.
( X
) wash
( ) washed
B- Marian ______ her car last week.
( ) wash
( X ) washed
Observem as estruturas das sentenças:
- No exemplo A, every week significa toda semana, refere-se ao presente.
- No exemplo B, last week significa semana passada, refere-se ao
passado.
De acordo com os exemplos, assinale a forma correta do verbo,
verificando a estrutura da sentença.
C- Alberto always ______ to work.
(
) walk
( ) walks
D- Katherine ______ to work three days last week.
(
) walks
( ) walk
E- She ______ her medicine once a day.
( ) take
( ) took
F- He ______ his
medicine yesterday.
( ) took
( ) take
G- My friends ______ to the beach every
summer.
( ) go
( ) went
H- They ______ to the beach last summer.
( ) went
( ) go
I- We ______ ice cream on
Sunday.
( ) buy
( ) bought
J- I ______ ice cream every Sunday.
( ) bought
( ) buy
2- Rewrite the sentences using the verbs
in the Simple Past.
EXAMPLEs:
They sing songs.
They sang songs.
My parents are in the kitchen.
My parents
were in the kitchen.
Observem que apenas os verbos foram alterados
A - Jenny helps her friends.
_______________________________________________________.
B- Pat has my book.
_______________________________________________________.
C- The children often do their homework.
________________________________________________________.
D- We study at a university.
________________________________________________________.
Comentários
Postar um comentário