Nome da professora: Lucielma
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2ªF
Assunto: Textos instrucionais
Data: 30/11/2020
Olá estudantes!
Desejo que estejam bem, desfrutando de ótima saúde!
Vamos analisar alguns textos instrucionais e compreender suas estruturas. Dúvidas postem nos comentários do blog ou enviem e-mails.
Se cuidem!
Até breve!
Devolutiva da atividade enviada até o dia 07/12/2020
Enviar atividade no e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br
Texto instrucional – definição e usos
Como instalar um novo aparelho eletrodoméstico? Que passos
seguir para vencer determinado jogo? O que fazer em caso de incêndio em um
hotel no qual se está hospedado? Todas essas perguntas fazem referência a
situações completamente diferentes, mas a resposta para cada uma delas será
encontrada em textos instrucionais.
TEXTOS INSTRUCIONAIS são aqueles que apresentam um conjunto
de procedimentos que devem ser seguidos em uma determinada circunstância. Por
esse motivo, estabelecem sempre uma interlocução direta com o leitor.
Diferentes gêneros discursivos exemplificam essa estrutura: receitas, manuais,
regras de jogos, guias de sobrevivência etc.
A principal característica dos textos instrucionais é,
portanto, nos levar a agir de certa maneira, seguindo passos previamente
estabelecidos, para resolver situações específicas. Os gêneros discursivos que
levam à ação e circulam em contextos específicos são considerados injuntivos.
A INJUNÇÃO é o ato de ordenar expressamente, de mandar
executar alguma coisa. TEXTOS INJUNTIVOS, portanto, são aqueles cujo objetivo é
levar as pessoas a agirem de determinada maneira, como forma de alcançarem um
resultado específico: instalar ou configurar um aparelho, preparar uma
refeição, curar uma doença, etc. Todos os textos instrucionais são injuntivos,
porque apresentam procedimentos a serem seguidos.
Contexto de Circulação
Os textos instrucionais circulam em contextos diferentes, a
depender do gênero discursivo que for considerado. Um manual que ensine um
consumidor a instalar um novo aparelho, por exemplo, terá uma circulação muito
restrita, porque estará disponível somente às pessoas que adquirem tal
aparelho. Um livro de receitas culinárias, por outro lado, pode ter uma grande
circulação, porque muitas pessoas procuram obras como essas para orientá-las no
preparo das refeições.
Linguagem
Do ponto de vista da linguagem, a característica mais
evidente dos textos instrucionais é o uso de verbos flexionados no modo
Imperativo. Observe novamente as orientações para preparo do brigadeiro.
Atente-se aos verbos destacados. Dentre os modos verbais, o Imperativo é aquele
que é utilizado para expressar ordem, comando, pedido ou conselho. Por esse
motivo, é o modo verbal mais frequente nos textos instrucionais.
Exercícios
1- Preencha as lacunas da receita abaixo colocando os verbos
no modo adequado. Lembre-se de que os textos instrucionais têm como característica
o uso dos verbos no modo imperativo. Bolo de beterraba e chocolate
Ingredientes:
02 beterrabas médias descascadas e picadas
01 xícara de chá de óleo de milho
04 gemas
04 claras batidas em
ponto de neve
02 xícaras de chá de
farinha de trigo
02 xícaras de chá de açúcar 01 xícara de chocolate em pó
01 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparar
_____________ (bater)
no liquidificador as gemas, a beterraba e o óleo. Num recipiente à parte,
____________ (misturar) a farinha, o açúcar e o chocolate em pó. ______________
(adicionar) a essa mistura os ingredientes batidos no liquidificador.
______________ (misturar) tudo muito bem e ________________ (acrescentar) as
claras em neve.
______________ (mexer) delicadamente. _____________________
(adicionar) o fermento, _____________ (mexer) novamente e ____________ (levar)
ao forno para assar em forma previamente untada e enfarinhada.
2-Leia o texto a seguir para responder às questões.
COMO FAZER UMA PIPA
Materiais
Você vai precisar de:
· 02 varetas de bambu ou de
palha de coqueiro;
· Fita adesiva colorida;
·
Tesoura sem ponta;
·
Papel de seda;
· Papel crepom ou seda
(para a rabiola);
·
Linha nº 10.
Como fazer:
· Recorte o papel de seda
em forma de quadrado, com aproximadamente 30 cm;
· Cole
um dos palitos na diagonal;
· Faça
um arco com o outro palito e cole-o cruzando por cima do palito que já está
colado;
· Faça dois furinhos no
lugar onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado);
· Passe a linha pelos
buracos e, sem cortá-la, dê um nó. Amarre a linha para puxar a pipa a partir do
nó;
· Por último, faça uma
rabiola bem colorida, com o papel crepom (é só cortar umas tiras de papel
crepom colorido) ou papel seda (corte uns pedaços do papel e cole num fio de
linha) e depois é só amarrar na pipa (na parte de baixo da vareta reta).
a) Agora escreva os
verbos que estão no imperativo.
_____________________________________________________________________________
b) Assinale a alternativa que apresenta a opção mais
aceitável em relação ao comportamento do leitor diante das instruções para
fazer a pipa.
( ) Espera-se que o
leitor relate os procedimentos para conseguir desenvolver a pipa.
( ) Espera-se que o leitor siga os procedimentos adequados
para confeccionar a pipa.
( ) Espera-se que o interlocutor escolha os procedimentos
adequados para desenvolver a pipa.
3- Agora é sua vez de instruir!
Imagine que você é um inventor e criou um aparelho
eletrônico revolucionário, nunca visto. Por se tratar de algo novo, você mesmo
decide escrever um manual de instruções.
Para te ajudar, siga
estas instruções:
1. Pense em um
produto eletrônico que faça algo diferente de tudo que conhecemos;
2. Dê um nome a esse produto;
3. Explique resumidamente o que ele faz;
4. Instrua como utilizá-lo;
5. Lembre-se de que o
texto instrucional deve ser claro e objetivo;
6. Você pode fazer
desenhos para exemplificar melhor as instruções;
Ajudou muito
ResponderExcluir