Textos instrucionais - 2ªF Língua Portuguesa ProfªLucielma

 

Nome da professora: Lucielma 


Disciplina: Língua Portuguesa 


Série: 2ªF 


Assunto: Textos instrucionais 


Data: 30/11/2020 


Olá estudantes!

Desejo que estejam bem, desfrutando de ótima saúde! 

Vamos analisar alguns textos instrucionais e compreender suas estruturas. Dúvidas postem nos comentários do blog ou enviem e-mails. 

Se cuidem! 

Até breve! 


Devolutiva da atividade enviada até o dia 07/12/2020 

Enviar atividade no e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br 


                              

                            Texto instrucional – definição e usos

Como instalar um novo aparelho eletrodoméstico? Que passos seguir para vencer determinado jogo? O que fazer em caso de incêndio em um hotel no qual se está hospedado? Todas essas perguntas fazem referência a situações completamente diferentes, mas a resposta para cada uma delas será encontrada em textos instrucionais.

TEXTOS INSTRUCIONAIS são aqueles que apresentam um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos em uma determinada circunstância. Por esse motivo, estabelecem sempre uma interlocução direta com o leitor. Diferentes gêneros discursivos exemplificam essa estrutura: receitas, manuais, regras de jogos, guias de sobrevivência  etc.

A principal característica dos textos instrucionais é, portanto, nos levar a agir de certa maneira, seguindo passos previamente estabelecidos, para resolver situações específicas. Os gêneros discursivos que levam à ação e circulam em contextos específicos são considerados injuntivos.

A INJUNÇÃO é o ato de ordenar expressamente, de mandar executar alguma coisa. TEXTOS INJUNTIVOS, portanto, são aqueles cujo objetivo é levar as pessoas a agirem de determinada maneira, como forma de alcançarem um resultado específico: instalar ou configurar um aparelho, preparar uma refeição, curar uma doença, etc. Todos os textos instrucionais são injuntivos, porque apresentam procedimentos a serem seguidos.

                                                    Contexto de Circulação

Os textos instrucionais circulam em contextos diferentes, a depender do gênero discursivo que for considerado. Um manual que ensine um consumidor a instalar um novo aparelho, por exemplo, terá uma circulação muito restrita, porque estará disponível somente às pessoas que adquirem tal aparelho. Um livro de receitas culinárias, por outro lado, pode ter uma grande circulação, porque muitas pessoas procuram obras como essas para orientá-las no preparo das refeições.  

                                                        Linguagem

Do ponto de vista da linguagem, a característica mais evidente dos textos instrucionais é o uso de verbos flexionados no modo Imperativo. Observe novamente as orientações para preparo do brigadeiro. Atente-se aos verbos destacados. Dentre os modos verbais, o Imperativo é aquele que é utilizado para expressar ordem, comando, pedido ou conselho. Por esse motivo, é o modo verbal mais frequente nos textos instrucionais.  

                                                     Exercícios

1- Preencha as lacunas da receita abaixo colocando os verbos no modo adequado. Lembre-se de que os textos instrucionais têm como característica o uso dos verbos no modo imperativo. Bolo de beterraba e chocolate

 Ingredientes:

02 beterrabas médias descascadas e picadas

01 xícara de chá de óleo de milho

04 gemas

 04 claras batidas em ponto de neve

 02 xícaras de chá de farinha de trigo

02 xícaras de chá de açúcar 01 xícara de chocolate em pó

01 colher de sopa de fermento em pó

 Modo de preparar

 _____________ (bater) no liquidificador as gemas, a beterraba e o óleo. Num recipiente à parte, ____________ (misturar) a farinha, o açúcar e o chocolate em pó. ______________ (adicionar) a essa mistura os ingredientes batidos no liquidificador. ______________ (misturar) tudo muito bem e ________________ (acrescentar) as claras em neve.

______________ (mexer) delicadamente. _____________________ (adicionar) o fermento, _____________ (mexer) novamente e ____________ (levar) ao forno para assar em forma previamente untada e enfarinhada.

2-Leia o texto a seguir para responder às questões.

COMO FAZER UMA PIPA

 Materiais

Você vai precisar de:

 · 02 varetas de bambu ou de palha de coqueiro;

 · Fita adesiva colorida;

· Tesoura sem ponta;

· Papel de seda;

 · Papel crepom ou seda (para a rabiola);

· Linha nº 10.

Como fazer:

 · Recorte o papel de seda em forma de quadrado, com aproximadamente 30 cm;

· Cole um dos palitos na diagonal;

· Faça um arco com o outro palito e cole-o cruzando por cima do palito que já está colado;

 · Faça dois furinhos no lugar onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado);

 · Passe a linha pelos buracos e, sem cortá-la, dê um nó. Amarre a linha para puxar a pipa a partir do nó;

 · Por último, faça uma rabiola bem colorida, com o papel crepom (é só cortar umas tiras de papel crepom colorido) ou papel seda (corte uns pedaços do papel e cole num fio de linha) e depois é só amarrar na pipa (na parte de baixo da vareta reta).

 a) Agora escreva os verbos que estão no imperativo.  

_____________________________________________________________________________

b) Assinale a alternativa que apresenta a opção mais aceitável em relação ao comportamento do leitor diante das instruções para fazer a pipa.

 ( ) Espera-se que o leitor relate os procedimentos para conseguir desenvolver a pipa.

( ) Espera-se que o leitor siga os procedimentos adequados para confeccionar  a pipa.

( ) Espera-se que o interlocutor escolha os procedimentos adequados para desenvolver a pipa.

3- Agora é sua vez de instruir!

Imagine que você é um inventor e criou um aparelho eletrônico revolucionário, nunca visto. Por se tratar de algo novo, você mesmo decide escrever um manual de instruções.

 Para te ajudar, siga estas instruções:

 1. Pense em um produto eletrônico que faça algo diferente de tudo que conhecemos;

2. Dê um nome a esse produto;

3. Explique resumidamente o que ele faz;

4. Instrua como utilizá-lo;

 5. Lembre-se de que o texto instrucional deve ser claro e objetivo;

 6. Você pode fazer desenhos para exemplificar melhor as instruções;

Comentários

Postar um comentário