Prof. Marili Serafini
Disciplina: Artes
Turmas: 9D e 9E / 9C
Aula: A historia do Lambe Lambe
Habilidade: EF09AR02
Data: 01/12/2020
Por que os fotógrafos de praça de antigamente se chamavam lambe-lambe?
Mônica Esteves, Rio de Janeiro, RJ
Eles lambiam as chapas de vidro que capturavam a imagem – depois ela era transferida para um papel. Apenas um lado da lâmina era revestido pela emulsão sensível à luz, e essa camada era invisível. Lambendo, o fotógrafo sentia o lado mais áspero, em que a língua colava, e isso guiava o posicionamento do vidro na câmera – cada clique consumia uma nova chapa.
Leia mais em: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/por-que-os-fotografos-de-praca-antigos-eram-chamados-lambe-lambe/
Como surgiu e o que é lambe-lambe?
Pra começar, vamos com um pouco de história. O lambe-lambe começou a aparecer no século XIX com o surgimento da impressão em massa, o que possibilitou a criação de uma nova maneira de propaganda: o cartaz. Todo tipo de divulgação era feito por meio desses pôsteres, desde eventos, divulgação de produtos e até de política.
Quem fez muito uso desse tipo de mídia foram os circos. Por serem espetáculos itinerantes, precisavam utilizar um veículo de comunicação que tivesse um baixo custo de produção e que fosse de rápida disseminação.
Crédito: Library Of Congress
Já no período após a Segunda Guerra Mundial, a utilização desse tipo de poster ressurgiu como forma de protesto. Em apoio à cultura, nessa época a arte de rua se aproveitou do grande alcance da mídia impressa para criar uma categoria própria, que é o que hoje conhecemos como o lambe-lambe.
Por conta disso, muitos artistas começaram a surgir criando arte por meio dessa mídia. Diferentemente do grafite feito com spray ou da arte dos murais, o lambe-lambe possibilitou que eles criassem suas artes com mais calma e se preocupassem apenas com a aplicação dela em locais estratégicos — geralmente, de grande trânsito. Com a colagem dos cartazes, as chances deles serem pegos diminuía bastante.
Hoje em dia, ainda é possível ver o lambe-lambe ser utilizado para publicidade em geral — inclusive para o famoso anúncio de “Trago seu amor de volta em 7 dias” —, mas cada vez mais é usado na decoração, principalmente na que tem uma pegada mais industrial. Nela, os cartazes contém todo tipo de arte, inclusive com várias fotografias editadas e as mais diversas frases — de encorajamento e posicionamento, principalmente.
fonte: https://doedu.co/o-que-e-lambe-lambe-como-surgiu-e-dicas-para-decoracao/
Arte em Lambe lambe
Alexandre Orio
Coletivo Paulestino
Atividade:
Copie o texto acima em seu caderno e envie uma foto por e-mail junto de uma fotografia de algum lambe lambe próximo de sua casa.
Importante: Por conta da pandemia e da importância de estar em casa sugiro que procure o lambe lambe de sua região no google maps, faça um print da tela e envie.
Devolutiva: mariliserafini@prof.educacao.sp.gov.be
Data: 07/12/2020
Comentários
Postar um comentário