(EF69LP04B) - Identificar e analisar os efeitos de sentido
que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, considerando práticas de
consumo conscientes.
Conteúdo
-Finalidade do anúncio publicitário;
-Elementos de um anúncio publicitário;
-Características da linguagem verbal;
-Propaganda X Publicidade;
-Características de persuasão.
Assista `a aula pelo link: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7448&id=1 e responda as questões.
O Texto Publicitário um
tipo de texto veiculado em campanhas publicitárias e podem ser textos de
natureza escrita, oral e visual.
Eles estão presentes no nosso
cotidiano e possuem o intuito principal de convencer o leitor para a compra de
produtos e/ou serviços.
Geralmente são encontrados nos meios
de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors, dentre
outros.
Os textos publicitários são textos
sugestivos, retóricos e persuasivos os quais contém uma linguagem sedutora para
despertar nos consumidores o desejo de consumir.
Desse modo, são produzidos através da
função conativa ou apelativa da linguagem, ou seja, a mensagem está centrada no
receptor ou interlocutor com a finalidade de despertar emoções, sentimentos e
sensações.
Observe que esse tipo de texto é
muitas vezes cobrado nos vestibulares e sobretudo no ENEM (Exame Nacional do
Ensino Médio).
Lembre-se que os publicitários são as
pessoas encarregadas de produzirem esse tipo de texto, ou seja, são os
emissores (locutores) da linguagem publicitária dirigidas para
determinado público-alvo.
Características
do texto publicitário
As principais características do
texto publicitário são:
· -Texto persuasivo com o objetivo de
convencimento
· -Verbos no imperativo ou presente do
Indicativo
· -Uso de expressão de chamamento:
vocativo
· -Linguagem simples, coloquial,
dinâmica e acessível
· -Presença de criatividade, humor e
ironia
· -Intertextualidade (relação com outros
textos)
· -Subjetividade e musicalidade
· -Uso de figuras e vícios de linguagem
· -Uso de rimas, neologismos,
estrangeirismo, polissemia e trocadilhos
· -Função Apelativa da Linguagem
· -Utilização de estereótipo
Estrutura
do texto publicitário
Os textos publicitários não seguem
uma estrutura padrão e podem ser frases, textos visuais auditivos e escritos os
quais utilizam a linguagem verbal e não-verbal.
Geralmente são textos curtos com o
objetivo de vender algum produto e/ou serviço, e podem ser de diversos gêneros
(argumentativos, narrativos ou descritivos) sendo que alguns deles incluem os
três gêneros num só texto.
É muito comum encontrarmos os textos
publicitários com imagem e textos. Observe que a imagem é um recurso muito
importante dos textos publicitários, que tem a função principal de promover a
marca e despertar no leitor a vontade de possuir tal produto ou serviço.
Podem apresentar títulos (na linguagem publicitária
são chamados de “headline”) bem atrativos e criativos com presença de
alguma das palavras-chave, com o intuito de chamar mais atenção do leitor para
o que se pretende comercializar.
Em seguida, no corpo do texto será
apresentada a ideia principal que apresentará descrições, narrações ou
argumentos para a escolha da marca; e, por fim, a conclusão do pretendido
seguidos da assinatura do anunciante da marca.
Os slogans são
elementos fundamentais dos textos publicitários, posto que definem em poucas
palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxime o
leitor da proposta publicitária.
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como
práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de
conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu
objetivo básico é:
A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos
que visam à adesão ao consumo.
B) definir regras de comportamento social pautadas no
combate ao consumismo exagerado.
C) defender a importância do conhecimento de informática
pela população de baixo poder aquisitivo.
D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas
classes sociais economicamente desfavorecidas.
2-ENEM
O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero
textual adota como uma das estratégias persuasivas:
A) evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.
B) indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas.
C) apontar para o descaso do Ministério da Saúde com a população infantil.
D) mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório.
E) indicar que os que mais sofrem com as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem uso direto do cigarro.
3-
Em todo feriado prolongado, o Governo Federal lança
campanhas de conscientização em relação aos perigos nas rodovias. Um dos temas
mais abordados é a combinação nada perfeita do álcool e direção. Analisando o
anúncio em questão, é possível afirmar que:
A) o texto não verbal não faz referência ao feriado em
questão.
Respostas para o e-mail: fornagieri@prof.educacao.sp.gov.br até dia 01/03/2021.
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