Profº. Rodolfo, Língua Portuguesa 1ºC,D e E


Desenvolver estratégias de leitura crítica frente aos textos publicitários e analisar e elaborar textos publicitários escritos, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, a partir das atividades do Caderno do Aluno Aprender Sempre.

(EF69LP04B) - Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, considerando práticas de consumo conscientes.


                                                                     Conteúdo 

-Finalidade do anúncio publicitário;

-Elementos de um anúncio publicitário;

-Características da linguagem verbal;

-Propaganda X Publicidade;

-Características de persuasão.


Assista `a aula pelo link: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7448&id=1  e responda as questões. 





Texto Publicitário um tipo de texto veiculado em campanhas publicitárias e podem ser textos de natureza escrita, oral e visual.

Eles estão presentes no nosso cotidiano e possuem o intuito principal de convencer o leitor para a compra de produtos e/ou serviços.

Geralmente são encontrados nos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors, dentre outros.

Os textos publicitários são textos sugestivos, retóricos e persuasivos os quais contém uma linguagem sedutora para despertar nos consumidores o desejo de consumir.

Desse modo, são produzidos através da função conativa ou apelativa da linguagem, ou seja, a mensagem está centrada no receptor ou interlocutor com a finalidade de despertar emoções, sentimentos e sensações.

Observe que esse tipo de texto é muitas vezes cobrado nos vestibulares e sobretudo no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Lembre-se que os publicitários são as pessoas encarregadas de produzirem esse tipo de texto, ou seja, são os emissores (locutores) da linguagem publicitária dirigidas para determinado público-alvo.

Características do texto publicitário

As principais características do texto publicitário são:

·         -Texto persuasivo com o objetivo de convencimento

·         -Verbos no imperativo ou presente do Indicativo

·         -Uso de expressão de chamamento: vocativo

·         -Linguagem simples, coloquial, dinâmica e acessível

·         -Presença de criatividade, humor e ironia

·         -Intertextualidade (relação com outros textos)

·         -Subjetividade e musicalidade

·         -Uso de figuras e vícios de linguagem

·         -Uso de rimas, neologismos, estrangeirismo, polissemia e trocadilhos

·         -Função Apelativa da Linguagem

·         -Utilização de estereótipo

Estrutura do texto publicitário

Os textos publicitários não seguem uma estrutura padrão e podem ser frases, textos visuais auditivos e escritos os quais utilizam a linguagem verbal e não-verbal.

Geralmente são textos curtos com o objetivo de vender algum produto e/ou serviço, e podem ser de diversos gêneros (argumentativos, narrativos ou descritivos) sendo que alguns deles incluem os três gêneros num só texto.

É muito comum encontrarmos os textos publicitários com imagem e textos. Observe que a imagem é um recurso muito importante dos textos publicitários, que tem a função principal de promover a marca e despertar no leitor a vontade de possuir tal produto ou serviço.

Podem apresentar títulos (na linguagem publicitária são chamados de “headline”) bem atrativos e criativos com presença de alguma das palavras-chave, com o intuito de chamar mais atenção do leitor para o que se pretende comercializar.

Em seguida, no corpo do texto será apresentada a ideia principal que apresentará descrições, narrações ou argumentos para a escolha da marca; e, por fim, a conclusão do pretendido seguidos da assinatura do anunciante da marca.

Os slogans são elementos fundamentais dos textos publicitários, posto que definem em poucas palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxime o leitor da proposta publicitária.

Correspondem aos textos de fácil memorização, por exemplo, quando dizemos “Amo muito tudo isso” logo nosso pensamento nos leva a pensar na empresa de fast food “Mc Donalds”, que divulgou amplamente sua marca através desse slogan


Questões:
1-ENEM (2010)


Campanha publicitária de loja de eletroeletrônicos. Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é:

A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

 

B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

 

C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

 

D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

.

 

 2-ENEM


O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas:

 

A) evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.

 

B) indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas.

 

C) apontar para o descaso do Ministério da Saúde com a população infantil.


D) mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório.

 

E) indicar que os que mais sofrem com as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem uso direto do cigarro.





3-

Disponível em: G1.Globo. Acesso em: 26 jan. 2016.

Em todo feriado prolongado, o Governo Federal lança campanhas de conscientização em relação aos perigos nas rodovias. Um dos temas mais abordados é a combinação nada perfeita do álcool e direção. Analisando o anúncio em questão, é possível afirmar que:

 

A) o texto não verbal não faz referência ao feriado em questão.

 B) a iniciativa tem o objetivo de causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas.

 C) há exagero ao retratar um acidente, o que reduz a credibilidade da campanha.

 D) o modo imperativo “Seja você” não é indicado para o resultado esperado, visto que não devemos influenciar os leitores em propagandas.

Respostas para o e-mail: fornagieri@prof.educacao.sp.gov.br até dia  01/03/2021.



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