Atividade:
Faça uma leitura do texto "Medidas de tempo" e registre no seu caderno os diferentes tipos de relógios inventados para medir o tempo.
e-mail: leonardoribeiro@prof.educacao.sp.gov.br
MEDIDAS DE TEMPO
Unidade de medida usada para marcar o tempo
As medidas de tempo são as unidades de medida usadas para marcar o tempo no geral. Essas medidas são formadas por padrões que podem ser encontrados facilmente no no cotidiano.
Quando usamos o relógio para marcar o período que precisamos nos arrumar, ou que vamos levar para chegar a um determinado compromisso, estamos medindo o tempo. Os anos, meses, horas, minutos e segundos são formas de determiná-lo.
Antigamente, os povos usavam o sol como mecanismo de orientação. Basicamente, entendiam que quando o sol estava no céu era dia e a ausência dele era noite. Foi assim que passaram a dividir o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.
O relógio é um dos instrumentos utilizados para medir o tempo. (Foto: Pixabay)
As Unidade de Medidas de Tempo
Usamos as horas, os minutos e os segundos para marcar o tempo e a duração de algum acontecimento ou compromisso.
O segundo é adotado pelo Sistema Internacional de Medidas como parâmetro para as demais unidades. Ele serve para todo canto do mundo, fazendo com que o tempo seja marcado do mesmo jeito em qualquer lugar.
O minuto é compreendido como o tempo que o ponteiro do relógio, que indica os segundos, leva para dar uma voltada completa no mostrador. A hora é compreendida como o tempo que o ponteiro do relógio, que indica os minutos, leva para dar uma volta completa no mostrador. Uma hora é formada por 60 minutos e 3.600 segundos.
O tempo que o ponteiro, que indica a hora no relógio, leva para dar duas voltas completas é chamado de dia. Um dia tem 24 horas, 1.440 minutos e 86.400 segundos.
Outras Unidades de Medidas de Tempo
A rotação completa do planeta Terra é compreendida como um dia, que possui 24 horas. Cada semana do calendário é composta por 7 dias, ou seja, sete rotações completas do planeta.
4 semanas compõe um mês, que geralmente tem 30 dias. Os meses do calendário que tem 30 dias são: abril, junho, setembro e novembro. No calendário ainda existe sete meses que são compostos por 31 dias, são eles: janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro.
O mês de fevereiro é composto por apenas 28 dias. Nos anos bissextos, este mês tem 29 dias, porque é adicionado mais um dia.
O ano bissexto acontece de 4 em 4 anos. Nele, se adiciona mais um dia no calendário regular, que deixa de ter 365 dias, como no normal e passa a ter 366 dias.
Instrumentos de Media de Tempo
O relógio é o instrumento que mais é utilizado no dia a dia para medir o tempo. Ele pode ser de pulso ou de parede, digital ou analógico. Durante a história do mundo, existiu vários outros instrumentos usados para medir o tempo. Veja abaixo alguns deles:
- Ampulheta:
Criada no século XVIII, é conhecido também como relógio de areia. A sua estrutura é composta por duas ambulas, entre elas, existe um pequeno buraco, por onde passa a areia que fica dentro desse instrumento.
Na medida que em que a areia vai caindo, de uma ambula para a outra, o tempo é marcado.
- Clepsidra:
Foi criada em 1400 a.C. e é conhecida como o “relógio de água”. Esse instrumento usa a força da gravidade para mover a água fazendo o mesmo movimento que areia faz na ampulheta.
- Relógio Atômico:
Foi criado em 1955 e é considerado um dos relógios mais precisos já inventado. Ele usa as propriedades do átomo para funcionar.
- Relógio de Sol:
Foi criado por volta de 1500 a.C. e é um dos instrumentos de mais fácil compreensão. Ele usa a luz do sol que reflete em uma placa e produz uma sombra que está fixada em um mostrador.
- Relógio de Vela:
Foi criado em meados do século VIII e era composta apenas por uma vela, que era marcada com vários traços e à medida que a vela ia queimando, o tempo era marcado.
- Relógio de Pêndulo:
Criado em 1656, esse instrumento utiliza os pêndulos para marcar o tempo. O balanço dos pêndulos gera energia e movem os ponteiros do relógio.
Outras medidas do Sistema Internacional (SI)
Além do padrão das medidas de tempo, o sistema internacional (SI) também é responsável por definir o padrão de outros tipos de unidades de medidas. Como exemplos temos o metro, que é usado para as medidas de comprimento, o quilograma, que é usado para as medidas de massa e o kelvin que é usado para as medidas de temperatura.
Ainda tem como grandeza do sistema o ampère, que é usado para as medidas de corrente elétrica e a candela, que é usada para as medidas de intensidade da luz.
Bibliografia:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/medidas-de-tempo
a 10 tipos de relógios mostrados no texto
ResponderExcluirDIOGO 6B OK
ResponderExcluir