O filósofo do século XVII René Descartes é o defensor mais conhecido do dualismo de mente-corpo.
Segundo Descartes, seres humanos são compostos de dois tipos diferentes de substâncias que estão de alguma forma ligadas entre si. Por um lado, temos corpos e fazemos parte do mundo físico. Segundo o filósofo, o corpo é uma máquina feita de carne e osso. Suas articulações e tendões agem como pivôs, polias e cordas. Seu coração é uma bomba e seus pulmões são foles. Porque o corpo é uma coisa física, está sujeito às leis da física e está localizado no espaço e no tempo. Assim como os humanos, os animais também são máquinas, e seu comportamento é puramente um produto das leis mecânicas.
Os seres humanos, no entanto, são os únicos que, além de corpos, também possuem mentes. De acordo com Descartes, a mente (que é idêntica à alma) é o seu eu “real”. Se você perder um braço ou uma perna, seu mecanismo corporal estará comprometido, mas você ainda é uma pessoa tão completa quanto antes. Porém, se perder sua mente, não será mais você, deixará de existir.
Essa concepção de Descartes pode ser chamada de dualismo mente-corpo ou dualismo psicofísico. Como Descartes criou uma versão clássica dessa posição, também é comumente referida, em sua honra, como dualismo cartesiano.
Após assistirem o vídeo a partir do link abaixo os senhores devem buscar explicar qual a relação entre mente e corpo para Descartes , as eventuais dúvidas e a resposta devem ser encaminhadas para goncalvesf@prof.educacao.sp.gov.br
https://youtu.be/Z2dpE4E6Zoo
Comentários
Postar um comentário