Profª Verônica - Tecnologia e inovação - 3A - Mídias alternativas e comunitárias (cont.) (Centro de mídias e caderno do aluno)
Profª Verônica
Matéria: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Turma: 3A
Entrega: 1 semana
Contato: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas e perguntas por e-mail ou através do Centro de Mídias
Habilidades: Letramento Digital - Analisar o tratamento da mídia em relação a questões e pautas de relevância social, em especial, a seleção e destaque de fatos, a predominância de enfoque e as vozes não consideradas.
Olá alunos!
Vamos dar continuidade às atividades da semana passada.
Primeiro, leia os slides e assista a aula do Centro de Mídias de 02/03.
Verifique, na apostila, as páginas 122 a 126, leia e responda as questões (se você ainda não tiver a apostila pode me enviar as questões abaixo respondidas em arquivo word) e me envie por e-mail.
ATIVIDADE 2 - CARACTERÍSTICAS DAS MÍDIAS ALTERNATIVAS E
COMUNITÁRIAS
Ler para conhecer...
As mídias alternativas e comunitárias, muitas vezes, começam suas atividades em pequenos grupos informais, que reconhecem a necessidade de maior circulação de informação e engajamento de pessoas em um determinado território, acerca de questões que lhes são importantes. E, para isso, usam amplamente as redes sociais, de modo crítico, para sensibilizar pessoas para causas sociais, denunciar violações de direitos humanos e pressionar a sociedade e o poder público para uma mudança social.
2.1 A partir do que estudaram até o momento e do já sabem sobre mídias alternativas e comunitárias, relacione cada mídia com sua finalidade:
1 Produzidas com as comunidades:
2 Defendem os direitos humanos:
3 Visam a transformação social:
4 De iniciativa de grupos sociais organizados:
5 Territoriais e/ou representativas:
6 Não visam o lucro:
( ) Essas mídias são iniciativas coletivas, de grupos independentes, movimentos
sociais, de organizações da sociedade civil ou de grupos informais de moradores
que percebem uma defasagem comunicacional nas suas comunidades, ou que
não se veem representados em veículos de comunicação tradicionais.
( ) Quem atua nessas mídias como comunicadores e repórteres são seus próprios
moradores e pessoas que vivenciam as questões tratadas, como forma de
exercer a cidadania, reivindicando e contribuindo para a transformação de suas
comunidades ou para ampliar a consciência social acerca dos direitos humanos.
( ) Costumam retratar o cotidiano de territórios específicos, a partir do ponto de
vista de seus próprios moradores. Os conteúdos das mídias alternativas serão
produzidos por pessoas que possuem algum envolvimento pessoal com eles.
( ) Essas mídias não têm como objetivo fazer um negócio a partir do qual terão lucro, mas sim,
ampliar a visibilidade de questões e problemas sociais, para que eles tenham visibilidade.
( ) Essas mídias não são empresas, cujos conteúdos são oferecidos para atrair a audiência
de espectadores, que se convertem em lucro. São iniciativas públicas porque destacam
questões socialmente relevantes, sem condicioná-las à audiência de um público cativo.
( ) Essas mídias denunciam e destacam situações de violência, vulnerabilidade e
desigualdade social que ocorrem no interior de suas próprias comunidades.
ATIVIDADE 3 – RECONHECIMENTO DE MÍDIAS ALTERNATIVAS E
COMUNITÁRIAS
3.1 As imagens abaixo mostram três iniciativas de mídias alternativas e comunitárias. Trata-se da
Revista Viração, Rede Mocoronga de Comunicação e o Jornal O Cidadão.
Realizem uma pesquisa na internet e nas redes sociais sobre essas mídias alternativas e comunitárias. Quais pontos você observou que são relevantes para caracterizar essas mídias?
3.2 Agora escolha uma dessas mídias para responder:
a) Que problemas ou questões sociais essa mídia aborda?
b) Que grupos sociais têm garantido seu direito à comunicação e à liberdade de expressão com a
mídia alternativa ou comunitária escolhida por você?
c) Na sua opinião, de que forma as redes sociais contribuem para que os conteúdos dessa mídia
alternativa sejam conhecidos e mobilizem pessoas em torno de suas causas?
ATIVIDADE 4 - AS PAUTAS NAS MÍDIAS
Ler para conhecer...
Você sabia que, independente da finalidade das mídias serem alternativas, comunitárias,
ou tradicionais, elas precisam de uma pauta para desenvolver o assunto a ser veiculado?
Pautas são os assuntos que os meios de comunicação procuram explorar em seu noticiário e elas
são definidas com base nos critérios e objetivos de cada veículo de comunicação. As pautas, se
bem elaboradas, orientam a organização da apresentação do assunto para que o público compreenda a abordagem, levando em consideração o tempo destinado para a veiculação do assunto.
As pautas da mídia tradicional e privada são mais abrangentes, pois procuram dar conta de uma realidade ampla e complexa, homogeneizando-a para um público massivo, abordando pouco a diversidade regional, cultural, étnico-racial, sexual, de gênero etc. Isso faz com que o dia a dia de bairros e comunidades quase não tenham uma presença constante nessas mídias.
Nesse sentido, a abrangência, o público, o interesse social e, é claro, o interesse do próprio veículo de comunicação (em audiência, venda e assinaturas de seus produtos), são considerados nessa definição.
Na mídia alternativa e comunitária, as pautas são, geralmente, definidas com base nos interesses
coletivos dos moradores das comunidades e públicos aos quais se destinam, sem levar em conta o
valor comercial das informações e não sendo tão amplas quanto as tradicionais.
As pautas, em geral possuem uma estrutura composicional, podendo ser complementada de acordo com o canal de veiculação.
Para organização da pauta, leva-se em consideração alguns pontos importantes:
O que é factual, ou seja, eventos e situações que estão acontecendo no momento ou que estão
previstos para acontecer.
Questões não factuais, ou seja, problemas ou desafios permanentes da comunidade, da sociedade, da escola entre outros. Em geral, essas mídias tratam de assunto de relevância social, considerando o público específico, conforme já estudado anteriormente.
Elaborem uma pauta de relevância social para sua comunidade escolar, pensando em promover a melhoria de alguns pontos importantes, de forma que possam engajar pessoas e mobilizá-las para o assunto da pauta, seguindo as indicações do esquema anterior.
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