Prof. Simone Geografia 8°ABC - indicadores demográficos do planeta.

 Prof. Simone

Disciplina: Geografia

Serie: 8°ABC

Assunto: indicadores demográficos do planeta.

Data: 12/04/2021

e-mail: simoneclara@prof.educacao.sp.gov.br

Boa tarde galera do 8° ano espero que todos vocês estejam bem. Continuem se cuidando pois a situação aí fora tá bem complicada. Espero que todos vocês e seus familiares estejam bem. Mas vamos a nossa aula de hoje... A aula de hoje está relacionada com a aula que foi apresentada no CMSP no dia 08/04/2021. Se não assistiu essa aula sugiro que assista. Vou deixar abaixo o link para assistir a aula.

https://www.youtube.com/watch?v=a-xhlm3Qu7A link da aula do cmsp do dia 08/04

vou deixar um texto para que possam compreender melhor tudo que foi dito na aula;

Resumo:

Os indicadores demográficos apresentam o número de habitantes dos municípios, bem como as principais características da população, informações de extrema importância para o conhecimento da comunidade e para subsidiar o planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas

A demografia – ou Geografia da População – é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Densidade demográfica: é a taxa que mede o número de pessoas em determinado espaço, geralmente medida em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²). ...

Os principais dados e conceitos demográficos são: População: indivíduos que habitam um determinado território. Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos. Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.

No Brasil quem fornece esses dados estatísticos é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) esses dados são coletados a cada 10 anos pelo senso demográfico.

Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área. Também chamado de densidade populacional ou população relativa, esse índice demográfico representa, portanto, uma média entre a área de um determinado lugar e o total de habitantes que nela se encontram.

O resultado obtido por meio do cálculo da densidade demográfica permite analisar a população de um determinado lugar, como ela é distribuída e quais são os fatores que influenciam os níveis de concentração de indivíduos em uma mesma área.

Como calcular?

Primeiramente, para que seja realizado o cálculo da densidade demográfica, é preciso obter as informações sobre o número total de habitantes e também qual a extensão da área. Recolhidas as informações, o cálculo é feito da seguinte maneira:

Divide-se o número total de habitantes pela área.


O exemplo dado acima mostra que um determinado lugar, cuja área é de 300.000 km2 possui em seu território 1.000.000 de habitantes. Dividindo o número de habitantes pela extensão territorial do local em questão, obtém-se um resultado de aproximadamente 3 habitantes a cada quilômetro quadrado.

Para que serve a densidade demográfica?

A densidade demográfica ou o estudo da população relativa é de suma importância para entender a dinâmica populacional de um determinado lugar. O resultado do cálculo feito para obter a densidade demográfica diz muito sobre algumas características de uma determinada área. A partir do índice, podemos afirmar se uma área é pouco ou muito povoada ou se é pouco ou muito populosa. Mas você sabe a diferença entre populoso e povoado?

Populoso e povoado: São conceitos que fazem parte dos estudos demográficos. Quando dizemos que um lugar é populoso, estamos afirmando que esse lugar tem um número elevado de habitantes, portanto, nele há uma grande população absoluta. Quando dizemos que um lugar é muito povoado, estamos dizendo que há muitos habitantes a cada quilômetro quadrado. Sendo assim, o termo populoso refere-se à quantidade de habitantes e o termo povoado refere-se à quantidade de habitantes por quilômetro quadrado.

A densidade demográfica permite também que políticas públicas sejam elaboradas a fim de atender às necessidades sociais e econômicas de uma determinada população. É possível também analisar os impactos provocados no meio ambiente pela maior ou menor presença de indivíduos em uma determinada área e propor alternativas viáveis para reduzir os possíveis problemas relacionados à concentração populacional, como a poluição, produção de lixo, desmatamento e até mesmo as mudanças climáticas.

Densidade demográfica no Brasil

O Brasil apresenta bastantes disparidades quando o assunto é densidade demográfica. Há regiões com densidade elevada e outras com densidade reduzida, portanto a população não se distribui homogeneamente no território. Atualmente, vivem no Brasil um pouco mais de 209 milhões de habitantes distribuídos em cinco grandes regiões:

Região Norte: 18.182.253 habitantes aproximadamente

Região Nordeste: 56.560.081 habitantes aproximadamente

Região Sudeste e: 87.711.946 habitantes aproximadamente

Região Centro-Oeste: 16.085.885 habitantes aproximadamente

Região Sul: 29.016.114 habitantes aproximadamente

Após a leitura do texto e terem assistido a aula do cmsp resolva as atividades acessando o link. https://forms.gle/zhgmGf2i8MqxkuNt8

Tenham todos uma excelente semana e bons estudos...lembrando que qualquer dúvida que tiverem estou a disposição... BJS😘😘


Comentários