Profª Verônica - 3A - Tecnologia e Inovação - ATIVIDADE 2 – FAKE NEWS...COMO IDENTIFICAR? (Caderno do aluno)

 Profª Verônica

Matéria: Tecnologia

Turma: 3A

Entrega: 1 semana

Contato: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br

Dúvidas e perguntas por e-mail ou através do Centro de Mídias



Habilidades: Reconhecer notícias falsas para não colocar em dúvida a idoneidade do seu trabalho, tratar a mídia com responsabilidade; Analisar o fenômeno da desinformação, refletindo sobre motivações, interesses em jogo e suas consequências e sobre suas formas de manifestação: fake news, firehosing, deepfake, pós-verdade, conteúdo patrocinado não identificado, entre outros, procedendo à denúncia.


Caderno do aluno, V. 1. Situação de Aprendizagem 2 Situação de Aprendizagem 3, Atividade 2.


Olá pessoal!
Vamos continuar trabalhando a Apostila do aluno com o tema: Fake News!

Link da apostila AQUI





ATIVIDADE 2 – FAKE NEWS...COMO IDENTIFICAR?


2.1 Analisem as notícias a seguir. Vocês deverão encontrar características em comum entre essas fake news. Destaquem os indícios de a notícia ser ou não fake news:


Notícia 1:
Indícios -
Fake News? -

Notícia 2:
Indícios -
Fake News? -

2.2 Ao realizar a análise das notícias, vocês provavelmente usaram algumas estratégias para identificar os indícios. Registrem como pensaram:

2.3 Vamos conhecer essas estratégias, que podem ser aplicadas quando for necessário encontrar a solução para uma situação-problema.
Situação-problema: Como verificar se as notícias são fake news.
Decomposição: quebrar o problema em partes, ou seja, atenção aos detalhes que podem indicar a veracidade ou não da notícia. Reconhecimento de padrão: observar quais indícios se repetem em várias análises, caracterizando um padrão para a situação-problema. Abstração: separação de elementos relevantes daqueles que podem ser ignorados.
Algoritmo: processo de criação de um conjunto de regras para a resolução da situação-problema.

Analise a Notícia 1 e a Notícia 2, aplicando os pilares acima:


ATIVIDADE 3 - O USO DA TECNOLOGIA PARA IDENTIFICAR FAKE NEWS

Ler para conhecer... Mas sabia que já existe uma maneira de identificar fake news?
Bot Bot, diminutivo de robot, também conhecido como internet bot ou web robot, é uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes, de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô. No contexto dos programas de computador, pode ser um utilitário que desempenha tarefas rotineiras ou, num jogo de computador, um adversário com recurso da inteligência artificial.
Mas para isso, ele deve ser programado e, para que isso aconteça, será preciso compreender algumas etapas importantes.

3.1 Para criar um algoritmo, você deve pensar em um conjunto de ordens que devem ser articuladas para resolver a situação-problema. Construa um fluxograma, apresentando os procedimentos para identificar fake news, seguindo os seguintes passos:
1 Analisar algumas fake news; 2 Identificar um padrão entre elas; 3 Criar um algoritmo para programar o bot. Dê um nome ao bot.



3.2 Crie um fluxograma para o seu bot, a partir de um conjunto de ordens para verificação de notícias falsas: Para construção do fluxograma simples, utilizem as seguintes figuras. Cada figura indica uma ação a ser realizada.


ATENÇÃO: Vocês irão construir uma série de comandos e um fluxograma fictícios (pense como ficaria se fosse utilizado para criar o Bot). Use as notícias que vocês pesquisaram e leram como base e escrevam aquilo que aprenderam a partir das atividades. Caso tenham dúvidas não tenham medo de perguntar!

Comentários