2ªF AAP 1º Bimestre - Língua Portuguesa / Professora Lucielma


Nome da professora: Lucielma

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 2ªF Ensino Médio

Assunto: Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP

Data: 18/05/2020


Boa tarde!

Desejo que todos estejam bem!

Essa semana vocês irão responder as questões da AAP do 1ºBimestre, prestem muita atenção e respondam com calma. Boa sorte!

Data da devolutiva: 25/05/2020

Enviar gabarito respondido no e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br




AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Língua Portuguesa 2ª série do Ensino Médio Turma __________________________ 1º Bimestre de 2020 Data _______ / ________ / ________ Escola _______________________________________________________________________ Aluno ______________________________________________________________________

                         AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

                            Língua Portuguesa 2ª série do Ensino Médio

 Turma ___________________ 1º Bimestre de 2020 Data ______ /______ /______
 Escola ________________________________________________
 Aluno ________________________________________________
UTILIZE O LEITOR RESPOSTA ABAIXO DESSA LINHA ENQUADRANDO A CÂMERA APENAS NAS BOLINHAS
 Obs.: Não deve existir nenhum tipo de rasura ou marcação extra próxima ao gabarito.
UTILIZE O LEITOR RESPOSTA ABAIXO DESSA LINHA ENQUADRANDO A CÂMERA APENAS NAS BOLINHAS

                                              A  B  C   D   E
                                         1   O  O  O  O   O
                                         2   O  O  O  O   O
                                         3   O  O  O  O   O 
                                         4   O  O  O  O   O
                                         5   O  O  O  O   O
                                         6   O  O  O  O   O
                                         7   O  O  O  O   O
                                         8   O  O  O  O   O
                                         9   O  O  O  O   O 
                                       10   O  O  O  O   O
                                       11   O  O  O  O   O
                                       12   O  O  O  O   O
                                       13   O  O  O  O   O
                                       14   O  O  O  O   O
                                       15   O  O  O  O   O 
                                       16   O  O  O  O   O 

Leia os textos e responda às questões 01, 02 e 03. 
  
Texto I  

 Caso UBER – Já pensaram em levar em conta a opinião dos usuários? 

A nossa sociedade está mudando muito rapidamente em vários aspectos. E os modelos de negócios também seguem esta tendência de mudanças gostem todos ou não. 

Por Márcio Oliveira  
  Possivelmente, você já leu alguma coisa em relação ao Uber, aquele aplicativo que coloca em contato clientes e motoristas particulares para corridas como os serviços de táxi, porém, com diferenciais bem específicos. [...]  

  Não pretendo aqui entrar no mérito da discussão que acontece atualmente entre o Uber, o poder público e os taxistas. Tirando o aspecto passional disso tudo, com certeza todos eles terão bons motivos para justificarem suas posições. [...] 

  O fato é que a nossa sociedade está mudando muito rapidamente em vários aspectos. E os modelos de negócios também seguem esta tendência de mudanças gostem todos ou não. [...] Lembram-se das escolas de datilografia, dos filmes fotográficos ou de quando a linha telefônica da sua casa era um bem tão caro que tinha que ser declarada no imposto de renda (os mais velhos lembrarão)? 
[...]

  Para reflexão, deixo apenas uma frase que li aqui e gostei muito: Inovações beneficiam a sociedade como um todo, mas não necessariamente todos na sociedade. Disponível em: Acesso em 18 fev 2020. 

Disponível em: Acesso em 18 fev 2020. 

Texto II 

 Empresas de ônibus acionam poder público contra o ‘Uber Juntos’  

  Poder público foi acionado em 15 cidades. Empresas afirmam que concorrência desleal pode resultar em aumento nas tarifas. 

  Após a disputa acirrada com os táxis, a Uber agora enfrenta pressão de empresas de ônibus de várias cidades que estão se unindo para pedir o fim do Uber Juntos, uma das vertentes de viagens do aplicativo Uber. O motivo da discórdia é que a modalidade oferece viagens com descontos para usuários que percorrem trajetos parecidos, compartilhando assim, a mesma corrida. 

  As empresas de ônibus alegam que esse tipo de transporte é configurado como coletivo irregular e acionaram o poder público em pelo menos 15 cidades, a fim de impedir o funcionamento da modalidade. Apesar de operadoras de 15 cidades estarem pedindo o fim do Uber Juntos, a modalidade só funciona em 6: Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a modalidade de viagens compartilhadas somente fica ativa em regiões centrais, onde a demanda por carros é maior. [...]  
  
      
Disponível em: Acesso em 18 fev 2020.  

Questão 01

Os textos apresentam uma posição divergente em relação 
A) aos taxistas. 
B) ao aplicativo. 
C) aos usuários. 
D) aos serviços. 
E) ao cliente.

Questão 02  

O Texto II tem como público-alvo
 A) motoristas de taxis e clientes das empresas de ônibus. 
B) usuários do aplicativo e inovadores de tecnologias. 
C) moradores das diferentes metrópoles e motoristas. 
D) operadoras das grandes cidades e motoristas de carros. 
E) usuários de transporte e demais interessados no assunto. 

Questão 03

No Texto II em “Além disso, a modalidade de viagens compartilhadas somente fica ativa em regiões centrais, onde a demanda por carros é maior”. A expressão em destaque 
A) acrescenta uma informação para reforçar a ideia defendida. 
B) compara as informações disponibilizadas sobre o aplicativo. 
C) nega a informação que foi debatida anteriormente. 
D) conclui a ideia central apresentada no texto. 
E) contesta a alegação das empresas de ônibus.  

Leia o texto e responda às questões 04 e 05.

 Informações do cartaz: 

Com o apoio de Todos vamos acabar com a Tuberculose.
Tosse por três semanas ou mais, é o principal sintoma. 
Com mais de 70 mil novos casos 
por ano, a tuberculose é uma doença 
que ainda existe e tem cura se o 
tratamento for até o final. 
Fique atento aos sintomas.
Procure uma unidade de Saúde! 
Ministério da Saúde
Pátria Amada Brasil

Disponível em: Acesso em: 19 fev 2020.Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/marco/22/Cartaz-GERAL-Tuberculose-horizontal-64x46.pdf> Acesso em: 19 fev 2020.  

Questão 04  

Na informação do cartaz, pressupõe-se que
 A) o novo vírus atinge a maioria das mulheres.
 B) os sintomas são manifestados tardiamente. 
 C) a doença pode ser tratada em até três semanas. 
 D) o paciente com a doença não terá a cura esperada.
 E) as pessoas acreditavam que a tuberculose não existia mais. 

Questão 05
Em “a tuberculose tem cura se o tratamento for feito até o final”, a conjunção “se” foi utilizada para exprimir a ideia de
 A) comparação.
 B) condição.
 C) oposição.
 D) conformidade.
 E) consequência.

Leia o texto e responda à questão 06.

GRANDE SERTÃO: VEREDAS
João Guimarães Rosa

  [...]
  A gente viemos do inferno – nós todos – compadre
  meu Quelemém instrui. Duns lugares inferiores,
  tão monstro-medonhos, que Cristo mesmo lá só
  conseguiu se aprofundar por um relance a graça de
  sua sustância alumiável, em as trevas de véspera
  para o Terceiro Dia. Senhor quer crer? Que lá o prazer
  trivial de cada um é judiar dos outros, bom atormentar;
  e o calor e o frio mais perseguem; e, para digerir o que
  se come, é preciso de esforçar no meio, com fortes
  dores; e até respirar custa dor; e nenhum sossego não
  se tem. Se creio? Acho proseável.
 [...]

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 19 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p.64-65. (adaptado) 

Questão 06

O trecho do romance “Grande Sertão: Veredas” evidencia
 A) o sofrimento vivido no inferno.
 B) a finitude dos seres humanos.
 C) o homem e seus medos.
 D) a divindade de Cristo.
 E) a luta entre humanos.

Leia o texto e responda à questão 07. 

A Cidade
Chico Science

O sol nasce e ilumina
As pedras evoluídas
Que cresceram com a força 
De pedreiros suicidas
Cavaleiros circulam 
Vigiando as pessoas
Não importa se são ruins 
Nem importa se são boas
E a cidade se apresenta 
Centro das ambições 
Para mendigos ou ricos 
E outras armações 
Coletivos, automóveis,
Motos e metrôs 
Trabalhadores, patrões, 
Policiais, camelôs 
A cidade não pára 
A cidade só cresce 
O de cima sobe
E o de baixo desce 
A cidade não pára 
A cidade só cresce 
O de cima sobe 
E o de baixo desce 
[...]
E no meio da esperteza internacional 
A cidade até que não está tão mal 
E a situação sempre mais ou menos 
Sempre uns com mais e outros com menos
[...]
Eu vou fazer uma embolada, 
Um samba, um maracatu 
Tudo bem envenenado 
Bom pra mim e bom pra tu 
Pra gente sair da lama e enfrentar os urubus 
Num dia de sol, Recife acordou 
[...] 
Disponível em:. Acesso em: 26 dez. 2019. (adaptado)

Questão 07 

O texto protesta contra as diferenças de classes sociais. 
O verso que reforça essa ideia é 
 A) “A cidade até que não está tão mal”. 
 B) “Eu vou fazer uma embolada”. 
 C) “Sempre uns com mais e outros com menos”.
 D) “Bom pra mim e bom pra tu”.
 E) “Num dia de sol, Recife acordou”. 

Leia o texto e responda às questões 08 e 09 

AmarElo 
Emicida 

Presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte 

Porque apesar de muito moço me sinto são e salvo e forte

E tenho comigo pensado,

Deus é brasileiro e anda do meu lado

E assim já não posso sofrer no ano passado

Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro

Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro

Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro

Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro

Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro

Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro 

Eu sonho mais alto que drones 

Combustível do meu tipo? A fome

Pra arregaçar como um ciclone
 (entendeu?) 

Pra que amanhã não seja só um ontem

Com um novo nome

O abutre ronda, ansioso pela queda (sem sorte) 

[...] 

Disponível em: Disponível em:. Acesso em: 07 jan. 20.  

Questão 08

O texto tem como público-alvo os 
A) casais apaixonados. 
B) operadores de drones. 
C) jovens engajados socialmente. 
D) indivíduos que contam com a sorte. 
E) religiosos em busca de respostas divinas. 

Questão 09

A repetição dos versos, destacados neste trecho da música, causa um efeito de 
A) superação. 
B) satisfação. 
C) crítica. 
D) harmonia. 
E) confusão. 

Leia o texto e responda às questões 10 e 11. 

Quem sou eu que espero tanto 

Quem sou eu que espero tanto, 
Perdido em pensamentos, 
Quedo no meu canto, 
Desejos e tormentos, pecador e santo, 
Quase sempre em lamentos? 
Quem sou eu que medito tanto, 
À procura de momentos  
E de encantos, 
Que assumem meus intentos 
E me libertem dos meus prantos, 
Que revelam meus sofrimentos? 

(Texto elaborado para essa atividade por José Cornetta - Professor de Educação Básica II) 

Questão 10

No poema, o eu lírico 
 A) desconhece-se. 
 B) cala-se diante da vida. 
 C) liberta-se do sofrimento.
 D) alegra-se em seus pensamentos. 
 E) angustia-se na existência humana. 

Questão 11

No poema, a expressão “Quedo no meu canto” foi usada para 
A) sugerir dificuldade de relacionamentos. 
B) retratar a inércia humana. 
C) indicar a quietude reflexiva. 
D) demonstrar a solidão humana. 
E) provocar tristeza. 

Leia os textos e responda à questão 12 

Texto I 

Portal do campo de concentração nazista em Auschwitz, na Polônia, hoje transformado em museu. Como em todos os campos de concentração, lê-se no alto, o lema nazista em alemão: ARBEIT MACHT FREI: O TRABALHO LIBERTA. 

Disponível em: < https://www.vaticannews.va/content/dam/vaticannews/agenzie/images/ansa/2020/01/27/08/1580110974332.jpg/_jcr_content/ renditions/cq5dam.thumbnail.cropped.750.422.jpeg>. Acesso em: 21 de janeiro de 2020.  

Texto II 

Trabalhar demais virou símbolo de status 
Por Letícia Arcoverde | Valor 

SÃO PAULO – O que denota mais poder e status hoje em dia? Compartilhar fotos de uma prazerosa viagem de férias nas redes sociais ou repetir com frequência que a vida está “corrida” e o trabalho está tomando todo o seu tempo? 

Segundo um estudo de pesquisadoras americanas, o estilo de vida “workaholic” é hoje um símbolo de status mais significativo do que a capacidade de ter tempo livre e se dedicar a atividades voltadas apenas ao lazer.

Por meio de uma série de experimentos, as professoras Silvia Bellezza, da Columbia Business School, Neeru Paharia, da Universidade de Georgetown, e Anat Keinan, da Harvard Business School, testaram como o ato de alguém sinalizar que está muito ocupado no trabalho influencia a percepção de status social dessa pessoa aos olhos dos outros.

Em um dos estudos, com 450 participantes, os entrevistados avaliaram o status de pessoas que faziam compras em um serviço on-line de entrega, ao invés de em uma rede de supermercados de alto padrão. Por associar o serviço de entregas à falta de tempo, os participantes atribuíram o mesmo status social aos seus compradores do que os que frequentavam a rede de supermercados de luxo — apesar de eles próprios não considerarem o primeiro tão caro quanto o segundo.

Outro experimento analisou a percepção dos participantes em relação a uma mulher que usava fones de ouvido sem fio, associados ao ato de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, ou fones normais, tradicionalmente usados para ouvir música. Mesmo quando as marcas dos fones tradicionais eram mais caras do que as do fone sem fio, os participantes associaram mais status aos aparelhos dedicados às atividades profissionais.

Para as pesquisadoras, a percepção crescente de que estar ocupado sinaliza status e está relacionada ao desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento, em que certas habilidades profissionais são muito valorizadas no mercado. “Ao dizer aos outros que estamos ocupados e que trabalhamos o tempo todo, estamos sugerindo implicitamente que somos pessoas em alta demanda”, escreve Silvia Bellezza, em artigo para a “Harvard Business Review”.

Uma condicionante dessa percepção descoberta durante os estudos, no entanto, foi a crença de cada participante no conceito de mobilidade social. Aqueles mais propensos a acreditar que trabalhar duro resulta em sucesso também atribuíram mais status social às pessoas mais ocupadas.

Disponível em: < https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2017/01/03/trabalhar-demais-virou-simbolo-de-status.ghtml>. Acesso em 21 de fev de 2020. (adaptado).

Questão 12  

Ao comparar os Textos I e II, reconhece-se que 
A) os dois textos remetem à ideia de que os momentos de lazer continuam tendo importância na vida das pessoas.
B) o Texto I traz na imagem uma inscrição que difere da ideologia neoliberal propagada no Texto II. C) tanto o Texto I quanto o II traduzem o que se passa na mente dos brasileiros sobre o desemprego. D) ambos os textos se referem ao fato de que o lazer é tão importante quanto a dedicação ao trabalho. E) o Texto II remete ao lema nazista do Texto I ao tentar provar ao leitor que trabalhar demais é símbolo de status social.

Leia os textos e responda à questão 13.

Texto I 

Perfume de flor 
Rastaclone 

Perfume de flor, invadiu a minha janela 
Só lembrei de você, minha vida, minha 
rosa mais bela

Que no meu coração sua flor se fez jardim 
Que a natureza trouxe no presente pra mim  

O Perfume de Flor, só sinto quando fico com ela 
É tão bom viver, só vivo quando vivo por ela 
Olhando o oceano, um arco-íris no fim 
Só penso em você aqui bem perto de mim 
Eu olho o oceano, um arco-íris no fim 
Só penso em você aqui bem perto de mim  

Perfume de flor, só sinto quando fico com ela 
É tão bom viver, só vivo quando vivo por ela

RASTACLONE. Perfume de Flor. Composição: Bob Reggae. Disponível em:. Acesso em: 30 jan. 2020.

Texto II 

OS PERFUMES DA TERRA 
Clarice Lispector 

Já falei do perfume do jasmim? Já falei do 
cheiro do mar. A terra é perfumada. E eu me 
perfumo para intensificar o que eu sou. Por isso 
não posso usar perfumes que me contrariem. 
Perfumar-se é uma sabedoria instintiva. E como 
toda arte, exige algum conhecimento de si 
própria. Uso perfume cujo nome não digo: é meu, 
sou eu. Duas amigas já me perguntaram o nome, 
eu disse, elas compraram. E deram-me de volta: 
simplesmente não eram elas. Não digo o nome 
também por segredo. É bom perfumar-se em 
segredo. 

LISPECTOR, Clarice. Os perfumes da terra. In: Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. (adaptado).

Questão 13

Os dois textos abordam 
A) o perfume de modo similar, figurativo e subjetivo. 
B) a ideia de que há perfumes adequados e peculiares. 
C) a categorização dos perfumes femininos e naturais. 
D) a importância de sentir diferentes aromas de flores. 
E) a beleza das flores de forma idêntica, literal e objetiva. 

Leia o texto e responda à questão 14  

Os Sertões 
Euclides da Cunha 

[...]

   O vaqueiro, porém, criou-se em condições opostas, em uma intermitência, raro perturbada, de horas felizes e horas cruéis, de abastança e misérias — tendo sobre a cabeça, como ameaça perene, o sol, arrastando de envolta, no volver das estações, períodos sucessivos de devastações e desgraças. 
  Atravessou a mocidade numa intercadência de catástrofes. Fez-se homem, quase sem ter sido criança. Salteou-o, logo, intercalando-lhe agruras nas horas festivas da infância, o espantalho das secas no sertão. Cedo encarou a existência pela sua face tormentosa. É um condenado à vida. Compreendeu-se envolvido em combate sem tréguas, exigindo-lhe imperiosamente a convergência de todas as energias. 
         Fez-se forte, esperto, resignado e prático.
         Aprestou-se, cedo, para a luta.
   O seu aspecto recorda, vagamente, à primeira vista, o de guerreiro antigo exausto da refrega. As vestes são uma armadura. Envolto no gibão de couro curtido, de bode ou de vaqueta; apertado no colete também de couro; calçando as perneiras, de couro curtido ainda, muito justas, cosidas às pernas e subindo até as virilhas, articuladas em joelheiras de sola; e resguardados os pés e as mãos pelas luvas e guarda-pés de pele de veado — é como a forma grosseira de um campeador medieval desgarrado em nosso tempo.
    Esta armadura, porém, de um vermelho pardo, como se fosse de bronze flexível, não tem cintilações, não rebrilha ferida pelo sol. É fosca e poenta. Envolve ao combatente de uma batalha sem vitórias. 
        [...]
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: . Acesso em: 07 jan. 2020. 

Questão 14

O texto Os Sertões, de Euclides da Cunha, compara o sertanejo da região nordeste com o gaúcho dos pampas. A partir do trecho lido, identifica-se naquela época, um homem sertanejo 

A) exausto de lutar contra a seca, tornando-se fraco e sem vitórias. 
B) inventivo para sobreviver às adversidades do sertão. 
C) esgotado por vestir armaduras como os guerreiros antigos. 
D) produtivo desde a infância até tornar-se um combatente. 
E) invencível frente as diversas batalhas com muitas vitórias. 

Leia o texto e responda às questões 15 e 16.   

Texto I

Amigo 
Roberto Carlos 

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada 
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas 
Cabeça de homem, mas o coração de menino 
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada 
Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro 
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro 
O seu coração é uma casa de portas abertas 
Amigo você é o mais certo das horas incertas 
[...] 

Disponível em: < https://www.vagalume.com.br/roberto-carlos/amigoletras.html> Acesso em 18 fev.2020.

Texto II  

Poeminha maçante / Por que não ser também um chato? 

Sempre sofri 
O ataque inesperado 
Do primo chato, 
Do amigo chato, 
Do chato ocasional 
Que nem espera ser apresentado.  
[...]
Desfaço agora com o máximo desdém 
De quem tem e de quem não tem. 
Sei ser blasé diante da maior obra de arte 
E no teatro, ao começar a interpretação, Eu, zás!,
Me viro de costas para comentá-la 
Com o sujeito de trás. 

Falo alto na igreja 
E baixinho diante dos que ouvem mal 
Bocejo de tédio quando alguém me olha 
E me visto sempre de maneira imprópria 
Para a ocasião.

Quando me falam de livro Respondo - 
"E as mulheres, como vão?" 

Nunca ouço o que me dizem 
Falo sempre de mim mesmo 
Não respeito compromissos 
E troco nomes a esmo. 

Ah, ser chato é muito diferente 
De suportar um chato 
Suportar é quase doloroso 
Mas sê-lo 
É delicioso! 

E o que é melhor, amigo, 
Todos os chatos 
Evitam tratar comigo.
  
 https://paginasdarelva.blogspot.com/2015/04/poeminha-macante-porque-nao-ser-tambem.html           Acesso em: 12 nov. 2019. (Adaptado)

Questão 15

Há posições distintas entre os dois textos, pois apresentam
A) familiaridade com o primo chato.
B) temática das grandes amizades.
C) construção de uma amizade sólida.
D) diferentes visões sobre como se relacionar.
E) características principais dos bons amigos. 

Questão 16 

No texto II, no verso “É delicioso!” o ponto de exclamação foi usado para indicar
 A) empolgação.
B) espanto.
C) surpresa.
D) dúvida.
E) embaraço.

Comentários

  1. Professora, se tiver a prova pode fazer ela e mandar a foto no e-mail ?

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