Nome da professora: Lucielma
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2ªF Ensino Médio
Assunto: Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP
Data: 18/05/2020
Boa tarde!
Desejo que todos estejam bem!
Essa semana vocês irão responder as questões da AAP do 1ºBimestre, prestem muita atenção e respondam com calma. Boa sorte!
Data da devolutiva: 25/05/2020
Enviar gabarito respondido no e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
Língua Portuguesa
2ª série do Ensino Médio Turma __________________________
1º Bimestre de 2020 Data _______ / ________ / ________
Escola _______________________________________________________________________
Aluno ______________________________________________________________________
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
Língua Portuguesa
2ª série do Ensino Médio
Turma ___________________
1º Bimestre de 2020 Data ______ /______ /______
Escola ________________________________________________
Aluno ________________________________________________
UTILIZE O LEITOR RESPOSTA ABAIXO DESSA LINHA ENQUADRANDO A CÂMERA APENAS NAS BOLINHAS
Obs.: Não deve existir nenhum tipo de rasura ou marcação extra próxima ao gabarito.
UTILIZE O LEITOR RESPOSTA ABAIXO DESSA LINHA ENQUADRANDO A CÂMERA APENAS NAS BOLINHAS
A B C D E
1 O O O O O
2 O O O O O
3 O O O O O
4 O O O O O
5 O O O O O
6 O O O O O
7 O O O O O
8 O O O O O
9 O O O O O
10 O O O O O
11 O O O O O
12 O O O O O
13 O O O O O
14 O O O O O
15 O O O O O
16 O O O O O
Leia os textos e responda às questões 01, 02 e
03.
Texto I
Caso UBER – Já pensaram em levar em conta
a opinião dos usuários?
A nossa sociedade está mudando muito rapidamente
em vários aspectos. E os modelos de negócios também
seguem esta tendência de mudanças gostem todos ou não.
Por Márcio Oliveira
Possivelmente, você já leu alguma coisa em
relação ao Uber, aquele aplicativo que coloca em
contato clientes e motoristas particulares para corridas
como os serviços de táxi, porém, com diferenciais bem
específicos. [...]
Não pretendo aqui entrar no mérito da discussão
que acontece atualmente entre o Uber, o poder público
e os taxistas. Tirando o aspecto passional disso tudo,
com certeza todos eles terão bons motivos para
justificarem suas posições.
[...]
O fato é que a nossa sociedade está mudando
muito rapidamente em vários aspectos. E os modelos
de negócios também seguem esta tendência de
mudanças gostem todos ou não. [...] Lembram-se das
escolas de datilografia, dos filmes fotográficos ou de
quando a linha telefônica da sua casa era um bem tão
caro que tinha que ser declarada no imposto de renda
(os mais velhos lembrarão)?
[...]
Para reflexão, deixo apenas uma frase que li aqui
e gostei muito: Inovações beneficiam a sociedade
como um todo, mas não necessariamente todos na
sociedade.
Disponível em: Acesso em 18 fev 2020.
Disponível em: Acesso em 18 fev 2020.
Texto II
Empresas de ônibus acionam poder público
contra o ‘Uber Juntos’
Poder público foi acionado em 15 cidades. Empresas
afirmam que concorrência desleal pode resultar em
aumento nas tarifas.
Após a disputa acirrada com os táxis, a Uber agora
enfrenta pressão de empresas de ônibus de várias
cidades que estão se unindo para pedir o fim do Uber
Juntos, uma das vertentes de viagens do aplicativo
Uber. O motivo da discórdia é que a modalidade
oferece viagens com descontos para usuários que
percorrem trajetos parecidos, compartilhando assim,
a mesma corrida.
As empresas de ônibus alegam que esse tipo
de transporte é configurado como coletivo irregular e
acionaram o poder público em pelo menos 15 cidades,
a fim de impedir o funcionamento da modalidade.
Apesar de operadoras de 15 cidades estarem pedindo
o fim do Uber Juntos, a modalidade só funciona em 6:
Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, São
Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a modalidade de
viagens compartilhadas somente fica ativa em regiões
centrais, onde a demanda por carros é maior.
[...]
Disponível em: Acesso em 18 fev
2020.
Questão 01
Os textos apresentam uma posição divergente
em relação
A) aos taxistas.
B) ao aplicativo.
C) aos usuários.
D) aos serviços.
E) ao cliente.
Questão 02
O Texto II tem como público-alvo
A) motoristas de taxis e clientes das empresas
de ônibus.
B) usuários do aplicativo e inovadores de
tecnologias.
C) moradores das diferentes metrópoles e
motoristas.
D) operadoras das grandes cidades e motoristas
de carros.
E) usuários de transporte e demais interessados
no assunto.
Questão 03
No Texto II em “Além disso, a modalidade de
viagens compartilhadas somente fica ativa em
regiões centrais, onde a demanda por carros é
maior”. A expressão em destaque
A) acrescenta uma informação para reforçar a
ideia defendida.
B) compara as informações disponibilizadas
sobre o aplicativo.
C) nega a informação que foi debatida
anteriormente.
D) conclui a ideia central apresentada no texto.
E) contesta a alegação das empresas de ônibus.
Leia o texto e responda às questões 04 e 05.
Informações do cartaz:
Com o apoio de Todos vamos acabar com a Tuberculose.
Tosse por três semanas ou mais, é o principal sintoma.
Com mais de 70 mil novos casos
por ano, a tuberculose é uma doença
que ainda existe e tem cura se o
tratamento for até o final.
Fique atento aos sintomas.
Procure uma unidade de Saúde!
Ministério da Saúde
Pátria Amada Brasil
Disponível em: Acesso em: 19 fev
2020.Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/marco/22/Cartaz-GERAL-Tuberculose-horizontal-64x46.pdf> Acesso em: 19 fev 2020.
Questão 04
Na informação do cartaz, pressupõe-se que
A) o novo vírus atinge a maioria das mulheres.
B) os sintomas são manifestados tardiamente.
C) a doença pode ser tratada em até três
semanas.
D) o paciente com a doença não terá a cura
esperada.
E) as pessoas acreditavam que a tuberculose
não existia mais.
Questão 05
Em “a tuberculose tem cura se o tratamento for
feito até o final”, a conjunção “se” foi utilizada
para exprimir a ideia de
A) comparação.
B) condição.
C) oposição.
D) conformidade.
E) consequência.
Leia o texto e responda à questão 06.
GRANDE SERTÃO: VEREDAS
João Guimarães Rosa
[...]
A gente viemos do inferno – nós todos – compadre
meu Quelemém instrui. Duns lugares inferiores,
tão monstro-medonhos, que Cristo mesmo lá só
conseguiu se aprofundar por um relance a graça de
sua sustância alumiável, em as trevas de véspera
para o Terceiro Dia. Senhor quer crer? Que lá o prazer
trivial de cada um é judiar dos outros, bom atormentar;
e o calor e o frio mais perseguem; e, para digerir o que
se come, é preciso de esforçar no meio, com fortes
dores; e até respirar custa dor; e nenhum sossego não
se tem. Se creio? Acho proseável.
[...]
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 19 ed. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p.64-65. (adaptado)
Questão 06
O trecho do romance “Grande Sertão: Veredas”
evidencia
A) o sofrimento vivido no inferno.
B) a finitude dos seres humanos.
C) o homem e seus medos.
D) a divindade de Cristo.
E) a luta entre humanos.
Leia o texto e responda à questão 07.
A Cidade
Chico Science
O sol nasce e ilumina
As pedras evoluídas
Que cresceram com a força
De pedreiros suicidas
Cavaleiros circulam
Vigiando as pessoas
Não importa se são ruins
Nem importa se são boas
E a cidade se apresenta
Centro das ambições
Para mendigos ou ricos
E outras armações
Coletivos, automóveis,
Motos e metrôs
Trabalhadores, patrões,
Policiais, camelôs
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
[...]
E no meio da esperteza internacional
A cidade até que não está tão mal
E a situação sempre mais ou menos
Sempre uns com mais e outros com menos
[...]
Eu vou fazer uma embolada,
Um samba, um maracatu
Tudo bem envenenado
Bom pra mim e bom pra tu
Pra gente sair da lama e enfrentar os urubus
Num dia de sol, Recife acordou
[...]
Disponível em:. Acesso
em: 26 dez. 2019. (adaptado)
Questão 07
O texto protesta contra as diferenças de classes
sociais.
O verso que reforça essa ideia é
A) “A cidade até que não está tão mal”.
B) “Eu vou fazer uma embolada”.
C) “Sempre uns com mais e outros com menos”.
D) “Bom pra mim e bom pra tu”.
E) “Num dia de sol, Recife acordou”.
Leia o texto e responda às questões 08 e 09
AmarElo
Emicida
Presentemente eu posso me considerar um sujeito de
sorte
Porque apesar de muito moço me sinto são e salvo e
forte
E tenho comigo pensado,
Deus é brasileiro e anda do
meu lado
E assim já não posso sofrer no ano passado
Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro
Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro
Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro
Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro
Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro
Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro
Eu sonho mais alto que drones
Combustível do meu tipo? A fome
Pra arregaçar como um ciclone
(entendeu?)
Pra que amanhã não seja só um ontem
Com um novo nome
O abutre ronda, ansioso pela queda (sem sorte)
[...]
Disponível em: Disponível em:. Acesso em: 07 jan. 20.
Questão 08
O texto tem como público-alvo os
A) casais apaixonados.
B) operadores de drones.
C) jovens engajados socialmente.
D) indivíduos que contam com a sorte.
E) religiosos em busca de respostas divinas.
Questão 09
A repetição dos versos, destacados neste trecho
da música, causa um efeito de
A) superação.
B) satisfação.
C) crítica.
D) harmonia.
E) confusão.
Leia o texto e responda às questões 10 e 11.
Quem sou eu que espero tanto
Quem sou eu que espero tanto,
Perdido em pensamentos,
Quedo no meu canto,
Desejos e tormentos, pecador e santo,
Quase sempre em lamentos?
Quem sou eu que medito tanto,
À procura de momentos
E de encantos,
Que assumem meus intentos
E me libertem dos meus prantos,
Que revelam meus sofrimentos?
(Texto elaborado para essa atividade por José Cornetta - Professor de
Educação Básica II)
Questão 10
No poema, o eu lírico
A) desconhece-se.
B) cala-se diante da vida.
C) liberta-se do sofrimento.
D) alegra-se em seus pensamentos.
E) angustia-se na existência humana.
Questão 11
No poema, a expressão “Quedo no meu canto” foi
usada para
A) sugerir dificuldade de relacionamentos.
B) retratar a inércia humana.
C) indicar a quietude reflexiva.
D) demonstrar a solidão humana.
E) provocar tristeza.
Leia os textos e responda à questão 12
Texto I
Portal do campo de concentração nazista em Auschwitz, na Polônia, hoje transformado em museu. Como em todos os campos de concentração, lê-se
no alto, o lema nazista em alemão: ARBEIT MACHT FREI: O TRABALHO LIBERTA.
Disponível em: < https://www.vaticannews.va/content/dam/vaticannews/agenzie/images/ansa/2020/01/27/08/1580110974332.jpg/_jcr_content/
renditions/cq5dam.thumbnail.cropped.750.422.jpeg>. Acesso em: 21 de janeiro de 2020.
Texto II
Trabalhar demais virou símbolo de status
Por Letícia Arcoverde | Valor
SÃO PAULO – O que denota mais poder e status hoje em dia? Compartilhar fotos de uma prazerosa
viagem de férias nas redes sociais ou repetir com frequência que a vida está “corrida” e o trabalho está
tomando todo o seu tempo?
Segundo um estudo de pesquisadoras americanas, o estilo de vida “workaholic” é hoje um símbolo
de status mais significativo do que a capacidade de ter tempo livre e se dedicar a atividades voltadas
apenas ao lazer.
Por meio de uma série de experimentos, as professoras Silvia Bellezza, da Columbia Business School,
Neeru Paharia, da Universidade de Georgetown, e Anat Keinan, da Harvard Business School, testaram
como o ato de alguém sinalizar que está muito ocupado no trabalho influencia a percepção de status
social dessa pessoa aos olhos dos outros.
Em um dos estudos, com 450 participantes, os entrevistados avaliaram o status de pessoas que
faziam compras em um serviço on-line de entrega, ao invés de em uma rede de supermercados de
alto padrão. Por associar o serviço de entregas à falta de tempo, os participantes atribuíram o mesmo
status social aos seus compradores do que os que frequentavam a rede de supermercados de luxo —
apesar de eles próprios não considerarem o primeiro tão caro quanto o segundo.
Outro experimento analisou a percepção dos participantes em relação a uma mulher que usava fones
de ouvido sem fio, associados ao ato de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, ou fones normais,
tradicionalmente usados para ouvir música. Mesmo quando as marcas dos fones tradicionais eram
mais caras do que as do fone sem fio, os participantes associaram mais status aos aparelhos dedicados
às atividades profissionais.
Para as pesquisadoras, a percepção crescente de que estar ocupado sinaliza status e está relacionada
ao desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento, em que certas habilidades
profissionais são muito valorizadas no mercado. “Ao dizer aos outros que estamos ocupados e que
trabalhamos o tempo todo, estamos sugerindo implicitamente que somos pessoas em alta demanda”,
escreve Silvia Bellezza, em artigo para a “Harvard Business Review”.
Uma condicionante dessa percepção descoberta durante os estudos, no entanto, foi a crença de cada
participante no conceito de mobilidade social. Aqueles mais propensos a acreditar que trabalhar duro
resulta em sucesso também atribuíram mais status social às pessoas mais ocupadas.
Disponível em: < https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2017/01/03/trabalhar-demais-virou-simbolo-de-status.ghtml>. Acesso em 21
de fev de 2020. (adaptado).
Questão 12
Ao comparar os Textos I e II, reconhece-se que
A) os dois textos remetem à ideia de que os momentos de lazer continuam tendo importância na vida
das pessoas.
B) o Texto I traz na imagem uma inscrição que difere da ideologia neoliberal propagada no Texto II.
C) tanto o Texto I quanto o II traduzem o que se passa na mente dos brasileiros sobre o desemprego.
D) ambos os textos se referem ao fato de que o lazer é tão importante quanto a dedicação ao trabalho.
E) o Texto II remete ao lema nazista do Texto I ao tentar provar ao leitor que trabalhar demais é
símbolo de status social.
Leia os textos e responda à questão 13.
Texto I
Perfume de flor
Rastaclone
Perfume de flor, invadiu a minha janela
Só lembrei de você, minha vida, minha
rosa mais bela
Que no meu coração sua flor se fez jardim
Que a natureza trouxe no presente pra mim
O Perfume de Flor, só sinto quando fico com ela
É tão bom viver, só vivo quando vivo por ela
Olhando o oceano, um arco-íris no fim
Só penso em você aqui bem perto de mim
Eu olho o oceano, um arco-íris no fim
Só penso em você aqui bem perto de mim
Perfume de flor, só sinto quando fico com ela
É tão bom viver, só vivo quando vivo por ela
RASTACLONE. Perfume de Flor. Composição: Bob Reggae. Disponível
em:. Acesso
em: 30 jan. 2020.
Texto II
OS PERFUMES DA TERRA
Clarice Lispector
Já falei do perfume do jasmim? Já falei do
cheiro do mar. A terra é perfumada. E eu me
perfumo para intensificar o que eu sou. Por isso
não posso usar perfumes que me contrariem.
Perfumar-se é uma sabedoria instintiva. E como
toda arte, exige algum conhecimento de si
própria. Uso perfume cujo nome não digo: é meu,
sou eu. Duas amigas já me perguntaram o nome,
eu disse, elas compraram. E deram-me de volta:
simplesmente não eram elas. Não digo o nome
também por segredo. É bom perfumar-se em
segredo.
LISPECTOR, Clarice. Os perfumes da terra. In: Aprendendo a viver. Rio
de Janeiro: Rocco, 2002. (adaptado).
Questão 13
Os dois textos abordam
A) o perfume de modo similar, figurativo e
subjetivo.
B) a ideia de que há perfumes adequados e
peculiares.
C) a categorização dos perfumes femininos e
naturais.
D) a importância de sentir diferentes aromas de
flores.
E) a beleza das flores de forma idêntica, literal
e objetiva.
Leia o texto e responda à questão 14
Os Sertões
Euclides da Cunha
[...]
O vaqueiro, porém, criou-se em condições
opostas, em uma intermitência, raro perturbada,
de horas felizes e horas cruéis, de abastança e
misérias — tendo sobre a cabeça, como ameaça
perene, o sol, arrastando de envolta, no volver das
estações, períodos sucessivos de devastações e
desgraças.
Atravessou a mocidade numa intercadência
de catástrofes. Fez-se homem, quase sem ter sido
criança. Salteou-o, logo, intercalando-lhe agruras
nas horas festivas da infância, o espantalho das
secas no sertão. Cedo encarou a existência
pela sua face tormentosa. É um condenado à
vida. Compreendeu-se envolvido em combate
sem tréguas, exigindo-lhe imperiosamente a
convergência de todas as energias.
Fez-se forte, esperto, resignado e prático.
Aprestou-se, cedo, para a luta.
O seu aspecto recorda, vagamente, à primeira
vista, o de guerreiro antigo exausto da refrega. As
vestes são uma armadura. Envolto no gibão de
couro curtido, de bode ou de vaqueta; apertado no
colete também de couro; calçando as perneiras,
de couro curtido ainda, muito justas, cosidas às
pernas e subindo até as virilhas, articuladas em
joelheiras de sola; e resguardados os pés e as
mãos pelas luvas e guarda-pés de pele de veado
— é como a forma grosseira de um campeador
medieval desgarrado em nosso tempo.
Esta armadura, porém, de um vermelho
pardo, como se fosse de bronze flexível, não tem cintilações, não rebrilha ferida pelo sol. É fosca e
poenta. Envolve ao combatente de uma batalha
sem vitórias.
[...]
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: . Acesso em: 07 jan.
2020.
Questão 14
O texto Os Sertões, de Euclides da Cunha,
compara o sertanejo da região nordeste com
o gaúcho dos pampas. A partir do trecho lido,
identifica-se naquela época, um homem sertanejo
A) exausto de lutar contra a seca, tornando-se
fraco e sem vitórias.
B) inventivo para sobreviver às adversidades do
sertão.
C) esgotado por vestir armaduras como os
guerreiros antigos.
D) produtivo desde a infância até tornar-se um
combatente.
E) invencível frente as diversas batalhas com
muitas vitórias.
Leia o texto e responda às questões 15 e 16.
Texto I
Amigo
Roberto Carlos
Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem, mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas
[...]
Disponível em: < https://www.vagalume.com.br/roberto-carlos/amigoletras.html> Acesso em 18 fev.2020.
Texto II
Poeminha maçante / Por que não ser também um
chato?
Sempre sofri
O ataque inesperado
Do primo chato,
Do amigo chato,
Do chato ocasional
Que nem espera ser apresentado.
[...]
Desfaço agora com o máximo desdém
De quem tem e de quem não tem.
Sei ser blasé diante da maior obra de arte
E no teatro, ao começar a interpretação, Eu, zás!,
Me viro de costas para comentá-la
Com o sujeito de trás.
Falo alto na igreja
E baixinho diante dos que ouvem mal
Bocejo de tédio quando alguém me olha
E me visto sempre de maneira imprópria
Para a ocasião.
Quando me falam de livro
Respondo -
"E as mulheres, como vão?"
Nunca ouço o que me dizem
Falo sempre de mim mesmo
Não respeito compromissos
E troco nomes a esmo.
Ah, ser chato é muito diferente
De suportar um chato
Suportar é quase doloroso
Mas sê-lo
É delicioso!
E o que é melhor, amigo,
Todos os chatos
Evitam tratar comigo.
https://paginasdarelva.blogspot.com/2015/04/poeminha-macante-porque-nao-ser-tambem.html Acesso em: 12 nov. 2019. (Adaptado)
Questão 15
Há posições distintas entre os dois textos, pois
apresentam
A) familiaridade com o primo chato.
B) temática das grandes amizades.
C) construção de uma amizade sólida.
D) diferentes visões sobre como se relacionar.
E) características principais dos bons amigos.
Questão 16
No texto II, no verso “É delicioso!” o ponto de
exclamação foi usado para indicar
A) empolgação.
B) espanto.
C) surpresa.
D) dúvida.
E) embaraço.
Professora, se tiver a prova pode fazer ela e mandar a foto no e-mail ?
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