FILSOFIA/ 3º ANO A,B e C

LEIA O TEXTO:

"Freud amava a natureza e os animais, mas tinha uma predileção pelos cães, particularmente pelas fêmeas chow-chows de pelo vermelho. Julgava as criaturas excepcionais, sobre as quais a civilização não tinha nenhuma influência. Era possível, dizia,  amá-las integralmente, pos elas encarnam uma existência perfeita em si, destituída de ambiguidade, Freud viveu a vida inteira com suas cadelas em meio à sua família. Colocava-as no mesmo plano que os "ocupantes humanos" e as chamava de "damas". Sempre afirmou que, entre a humanidade e a animalidade, existia uma cesura (corte); a da linguagem e da cultura.

...Não julgo ser desejável querer instaurar a todo custo um embaralhamento das fronteiras entre o homem e o animal, imaginando que  haveria um pensamento sem linguagem, isto é, uma natureza pensante.  Só os humanos têm o poder - e o dever - de não fazer os animais sofrerem e portanto, de conceder-lhes o direito a uma vida digna, evitando que sejam tratados como coisas ou torturados como se faz nos abatedouros da pecuária industrial. Em todo caso, a pantera não é minha irmã e o macaco não é meu irmão".

Dicionário amoroso da psicanálise. Elisabeth Roudinesco, vocábulo: animais

Atividade:

O texto nos emociona. Escreva a sua emoção, a sua subjetividade (sentimento) a partir dessa interpretação do vocábulo: animais 

OBSERVAÇÃO:  Escreva no seu caderno de Filosofia (conciso) e vai ser lição para o segundo bimestre.  Já fechei o primeiro bimestre a partir das aulas presenciais de fevereiro e março. Todos com nota azul. Beleza.  Quem quiser me enviar a atividade pode fazê-la no e-mail: valdirschio@prof.educacao.sp.gov. br   ou valdirschiochet@gmail.com

Cuidando de si e dos outros.  Lembranças para os familiares.

Comentários

Postar um comentário