Hegemonia Europeia. Atividade produção textual
Prof. Simone Clara da silva
Disciplina: Geografia
Series: 9° A B C D E
Assunto: Hegemonia Européia.
Bom dia pessoal, tudo bem com vocês? Leia todas as instruções com bastante atenção, antes de dizer que não sabem o que é pra fazer.
Façam a leitura, os links de texto é uma complementação para o aprendizado de vocês, apos fazer as leitura e a pesquisa que foi sugerida a baixo produzam um texto falando sobre os imigrantes africanos que vivem em são Paulo, as instruções para produção do texto esta abaixo. Por favor não quero copia, quero um texto de sua autoria.
O texto pode ser feito no caderno ou escrito no próprio e-mail, precisa ter no mínimo 20 linhas.
O meu e-mail para encaminhar a atividade é:simoneclara@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo de entrega: 11/05/2020 a 18/05/2020 - Não deixe pra ultima hora.
Deixo abaixo o link, caso vocês queiram rever a aula de geografia do dia 05/05/2020
( aula transmitida pelo cmsp em 05/05/2020)
Resumo da aula
A palavra hegemonia significa: supremacia, influência preponderante exercida por cidade, povo, país etc. sobre outros.
Durante muito anos a Europa exercia uma supremacia sobre o resto do mundo, os europeus foram responsáveis pela descoberta e conquista das novas terras, todo o continente americano foi colonizado por europeus.O Brasil por exemplo foi colonia de Portugal, onde era praticado a colonização de exploração. O continente africano e asiático foram os últimos a serem colonizados pelos europeus.
Por mais de 500 anos o mundo viveu forte influência política, econômica e também cultural de impérios, reinos e países europeus. Foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial que a hegemonia da Europa diminuiu. Neste contexto o continente africano sofreu de maneira intensa com a supremacia imposta desde a Conferência de Berlim (entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885), que separou o continente de acordo com interesses entre os países considerados potências da época: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Portugal. O posicionamento geográfico do continente africano, bem como suas reservas minerais sempre foram objeto de cobiça por parte dos europeus. Essa condição de domínio avançou pelo século XX quando a África continuou a ser utilizada como cenário para disputas, inclusive durante o período da Guerra Fria. As fronteiras impostas pelos europeus, principalmente, levaram a situações de conflitos que duram até hoje fazendo do continente um palco de guerra permanente.
Vocês podem acessar um texto para entender melhor essa situação: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-inicio-colonizacao-na-africa.htm
Observem o mapa da Africa Colonial e o mapa da Africa atual (após muitos países se tornarem independentes.)
Hoje na Africa existem muitos conflitos.Esses conflitos são basicamente motivados por disputas territoriais; golpes de estados, que geram crises políticas; rivalidades tribais, motivadas por questões étnicas ou religiosas; disputas por água e recursos minerais; e imersão do povo na miséria. Essas motivações são provenientes do processo de colonização do continente, da Guerra Fria, da intervenção de terceiros Estados e de eleições conturbadas.
Para saber mais sobre este assunto acessem:
Devido a esses conflitos vividos no continente africano, pessoas de vários países saem de seus países de origem para tentar a vida em outros lugares. São Paulo é uma cidade que recebe um grande número de imigrantes africanos.Façam uma pesquisa de como esses imigrantes vivem em são paulo, deixo abaixo duas paginas para realizarem a pesquisa. Como sugestão, mas podem acessar outras...
Após a realização da pesquisa escreva um texto (não é pra copiar) contando como é a vida desses imigrantes aqui em são paulo, onde eles estão, o que fazem, se sofrem preconceitos, coloque o seu ponto de vista sobre aquilo que vocês pesquisaram.
Após a produção do texto o mesmo deve ser enviado por e-mail para: simoneclara@prof.educacao.sp.gov.br
Obs: o texto pode ser feito no caderno ou escrito no próprio e-mail.
Comentários
Postar um comentário