Sociologia - 2º Ano – 1º Trimestre
A população brasileira: diversidade nacional e regional e a formação da diversidade brasileira
A diversidade sociocultural que existe em nosso país está também relacionada com a reflexão sobre a questão da raça, das etnias e do preconceito, bem como com a migração e do estrangeiro. É importante o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a diversidade sociocultural brasileira e, com base nesse olhar, urge refletir sobre a própria realidade. Pode-se abordar o tema da diversidade sociocultural sob os mais diferentes pontos de vista: histórico, geográfico, socioeconômico, entre outros. Aqui, porém, enfocaremos a diversidade sob a perspectiva sociológica, estabelecendo, sempre que possível, um diálogo com outras disciplinas. Para tanto, a proposta de iniciar com uma reflexão sobre a diversidade brasileira para depois refletir sobre as tensões na formação dessa diversidade faz-se necessária.
Compreendemos que a questão da diversidade não poderá ser esgotada aqui. Ela é o eixo transversal que corta a discussão sobre cultura, sobre o mercado de trabalho ou sobre a questão da violência. No que tange à formação de nossa diversidade sociocultural, abordaremos a migração, refletindo sobre os motivos que levam os indivíduos a deixar o seu lugar de nascimento. É importante que tomemos consciência de que a construção da diversidade não se dá de forma tranquila e que disputas por poder estão, muitas vezes, camufladas por trás de certas atitudes.
Para abordarmos a questão da diversidade sociocultural brasileira, trazemos pesquisas estatísticas com dados socioeconômicos, apresentando números das diversas regiões do país, de modo a possibilitar uma comparação com os dados relativos ao Brasil.
A população brasileira: diversidade nacional e regional
A diversidade é construída, muitas vezes, com base na desigualdade de condições de vida. A questão da diversidade nacional e regional pode ser pensada tanto no âmbito cultural como por meio do estudo de fatores socioeconômicos que condicionam o maior ou menor acesso a: educação, rendimentos, saneamento e energia elétrica. O tema da diversidade é muito amplo e pode ser abordado sob os mais diferentes pontos de vista.
Diversidade social Brasileira
Ter maior consciência da diversidade social brasileira é imprescindível para conhecer nosso país. Observe como é grande a diversidade social no Brasil, não apenas entre as regiões, como em um mesmo município. Discutiremos, portanto a diversidade social no país com base nos dados das tabelas apresentadas a seguir referentes às condições de vida da população brasileira. Para tanto, utilizaremos os seguintes indicadores:
⦁ Rendimento – Famílias por classes de rendimento médio mensal familiar per capita (%).
⦁ Educação – Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade por sexo (%).
⦁ Saneamento e luz elétrica – Domicílios por condição de saneamento e luz elétrica (%).
Sobre a população brasileira, podemos compreender que:
a) No Brasil, a população é mal distribuída por conta dos seguintes aspectos:
má distribuição de renda - fato que contribuiu para a superpopulação presente na Região Sudeste, que é a mais industrializada e rica do país.
falta de investimentos nos estados do Norte e Nordeste - investimentos em fábricas, indústrias e infraestrutura. Os estados destas regiões possuem densidades demográficas consideradas grandes para os padrões modernos.
migração das pessoas para outros estados - principalmente para os estados das seguintes regiões: Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
b) O povo brasileiro é formado por várias etnias, sendo elas: índios (habitantes nativos), portugueses (antigos colonizadores); escravos (trazidos para explorar matérias-primas) e outros povos de origem europeia, como os holandeses, ucranianos, alemães, dentre outros.
Observe a figura abaixo:
Responda as questões:
1ª - Como é constituída a diversidade brasileira?
2ª – Por que o Brasil tem uma grande diversidade nacional e regional?
3ª – No Brasil a população é mal distribuída, Por quê?
4ª – Por que há tanta diversidade na formação da população brasileira?
5ª – De acordo com ao gráfico:
⦁ De acordo com o gráfico a região que apresenta maior índice de analfabetismo é?
⦁ O gráfico apresenta o que?
⦁ Na sua opinião o que o governo deveria fazer para diminuir o índice de analfabetismo na região nordeste?
Devolutiva por e-mail até dia 12/05, favor colocar: nome, número e série.
Dia 12/05/2020,
Baseando-se nos textos da semana passada responda as questões abaixo:
- O que você entende por migração?
- O que você entende por imigração?
- Qual a sua compreensão por emigração?
- Qual a região mais rica dos estados brasileiros, e a mais pobre?
- Na sua concepção porque muitos migram de outros estados para morar no estado de São Paulo?
Devolutiva por e-mail até o dia 19/05, favor colocar: nome, número e série.
thomasjunior@professor.educacao.sp.gov.br
thomasjunior90@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário