Professor Horácio - 1 ano - Sensoriamento Remoto


1º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 11/05/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

1 ano do ensino médio

Trabalhando conceitos.

Tecnologia de Sensoriamento Remoto.

Vimos nas aulas anteriores a estrutura da leitura e da escrita cartográfica, os elementos que constituem os mapas, sua utilidade no cotidiano como padronização de orientação e localização dos elementos geográficos.
Nesta aula vamos estudar as bases que permitem a escrita cartográfica, ou seja, os procedimentos que servem de referência de apoio para a escrita dos mapas. Vimos que durante séculos os mapas vem passando por evoluções, mas durante muito tempo, sua escrita se baseava basicamente em diários de bordo e relatos de viajantes, apesar de alguns mapas já no início da Era Moderna apresentarem uma riqueza de detalhes, foi somente a partir do século XX que as bases cartográficas passaram a detalhar com maior precisão os objetos e os elementos do espaço geográfico.
Para obter imagens de maior amplitude da superfície terrestre dependíamos do relevo, ou seja, da vista que os morros, picos e montanhas proporcionam, uma visão panorâmica e obliqua das paisagens, possibilitando a descrição dos seus elementos, mas a natureza nos limita em baixas altitudes e no raio de ação de visibilidade dos elementos no horizonte, por isso, os cartógrafos a partir do final do século XIX passaram a utilizar tecnologias para capitar a imagem das paisagens, ou seja, sensores (câmeras fotográficas) instalados em balões permitiam visualizar a superfície, posteriormente com a invenção do avião, ocorreu o desenvolvimento da técnica de Aerofotogrametria (sensor fotográfico instalados em aviões) com o registro de imagens da superfície, em seguida, meados do século XX, a corrida espacial colocou em nossa órbita, satélites que registram a imagem da superfície terrestre com maior amplitude, qualidade de imagem e o sensoriamento remoto utilizando vários espectros eletromagnéticos gerados pela incidência da radiação solar na superfície terrestre, permitindo o registro da atmosfera em sua totalidade.
Portanto, temos dois registros cartográficos distintos produzidos pelas seguintes técnicas: Aerofotogrametria e Sensoriamento Remoto.
A primeira corresponde a produtos cartográficos de escalas grandes, pois utiliza os aviões com amplitude focal limitadas às baixas altitudes.
A segunda corresponde a produtos cartográficos de escalas pequenas, pois utiliza satélites com maior amplitude focal e qualidade de imagens, considerando que os satélites estão localizados entre 5 e 10 mil Km no perímetro de nossa orbita.

1-Observe a imagem feita por satélite de uma erupção vulcânica ocorrida em 2004 na Oceania:

www.apolo11.com

Considerando o processo de representação cartográfica, indique duas vantagens da obtenção de imagens da superfície terrestre por satélites em comparação com as imagens obtidas por fotografias aéreas. Em seguida, aponte duas utilizações das imagens de satélite para o estudo da superfície terrestre.





2 Aponte o principal elemento cartográfico que diferencia as seguintes cartas.

Observe os mapas:



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