Professor Horácio - 2 ano - Integração do Território


1º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 11/05/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

2 ano do ensino médio

Trabalhando conceitos.

Do Arquipélago ao Continente

Nas últimas aulas na escola, chegamos a iniciar o estudo sobre o processo de integração do território brasileiro, para este estudo, abordamos o termo: Do Arquipélago ao Continente.
Este termo representa uma analogia de análise geográfica que interpreta a dinâmica de fluxos e conexões das antigas regiões e cidades brasileiras que estavam isoladas, ou seja, ilhas dentro do território, sem integração.
Como estudado anteriormente, vimos no conceito de geoeconomia o desenvolvimento do território brasileiro a partir do estudo histórico-geográfico as atividades dos Ciclos Econômicos do Brasil desde o período colonial. Esses ciclos configuraram a estrutura do território brasileiro até meados do século XX, ou seja, o arquipélago econômico, regiões isoladas que mantiveram suas produções em função da exportação, essas regiões corresponderam ao Nordeste da Pecuária (Sertão) e da Monocultura da Cana de açúcar (Plantation), Sudeste da Cafeicultura e o Norte (Amazônia) da Economia Extrativista (Drogas do Sertão e Extração da Borracha). Essas regiões ficaram isoladas durante séculos constituindo um território fragmentado que passou a se interligar a partir de 1960.
Os principais fatores da integração do território nacional são associados ao desenvolvimento industrial do início do século XX, ou seja, o desenvolvimento de infraestruturas e o atendimento interno de apoio a produção industrial, impulsionaram o comércio interno gerando necessidades de conexão entre as regiões. Alguns elementos geográficos podem ser destacados como fatores da integração territorial do Brasil, como exemplo temos basicamente três fatores: industrialização, infraestrutura de transporte rodoviário (Rodovias Federais) e a criação de polos regionais no interior do território (Distrito Federal).
A integração territorial é classificada como a última fase dos períodos técnicos analisados pelo geógrafo Milton Santos, corresponde ao período técnico do Meio-Técnico-Científico-Informacional, conectando todo o território na dinâmica do mercado global, ou seja, as diferente regiões do Brasil garantem o desenvolvimento de forma conjunta com intensa conexão geográfica (fluxos materiais e imateriais), deste modo, a produção de bens e serviços passou a ter mais fluidez (desenvolvimento das técnicas), inovação e tecnologia (desenvolvimento científico) e intensa conexão em tempo real (desenvolvimento da comunicação e da informática) formando uma rede coesa e produtiva, eliminando assim, o isolamento das regiões, transformando o território no continente integrado.


1 Após a leitura do texto, explique o que você entende pela expressão “arquipélagos
econômicos”.
2 A expressão “arquipélagos econômicos” se aplica no Brasil de hoje? Justifique a sua
resposta.
3 Quais relações foram estabelecidas no território brasileiro que contribuíram para a
formação de “ilhas de atividades econômicas” e para a expansão territorial configurada
em “arquipélagos econômicos”?

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