1º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 11/05/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social: atividades
vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio do
1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
2 ano do ensino médio
Trabalhando conceitos.
Do Arquipélago ao Continente
Nas últimas aulas na escola, chegamos a
iniciar o estudo sobre o processo de integração do território brasileiro, para
este estudo, abordamos o termo: Do Arquipélago ao Continente.
Este termo representa uma analogia de
análise geográfica que interpreta a dinâmica de fluxos e conexões das antigas regiões
e cidades brasileiras que estavam isoladas, ou seja, ilhas dentro do território,
sem integração.
Como estudado anteriormente, vimos no
conceito de geoeconomia o desenvolvimento do território brasileiro a partir do
estudo histórico-geográfico as atividades dos Ciclos Econômicos do Brasil desde
o período colonial. Esses ciclos configuraram a estrutura do território
brasileiro até meados do século XX, ou seja, o arquipélago econômico, regiões
isoladas que mantiveram suas produções em função da exportação, essas regiões
corresponderam ao Nordeste da Pecuária (Sertão) e da Monocultura da Cana de açúcar
(Plantation), Sudeste da Cafeicultura e o Norte (Amazônia) da Economia
Extrativista (Drogas do Sertão e Extração da Borracha). Essas regiões ficaram
isoladas durante séculos constituindo um território fragmentado que passou a se
interligar a partir de 1960.
Os principais fatores da integração do
território nacional são associados ao desenvolvimento industrial do início do
século XX, ou seja, o desenvolvimento de infraestruturas e o atendimento
interno de apoio a produção industrial, impulsionaram o comércio interno
gerando necessidades de conexão entre as regiões. Alguns elementos geográficos
podem ser destacados como fatores da integração territorial do Brasil, como
exemplo temos basicamente três fatores: industrialização, infraestrutura de
transporte rodoviário (Rodovias Federais) e a criação de polos regionais no
interior do território (Distrito Federal).
A integração territorial é classificada
como a última fase dos períodos técnicos analisados pelo geógrafo Milton
Santos, corresponde ao período técnico do
Meio-Técnico-Científico-Informacional, conectando todo o território na dinâmica
do mercado global, ou seja, as diferente regiões do Brasil garantem o
desenvolvimento de forma conjunta com intensa conexão geográfica (fluxos
materiais e imateriais), deste modo, a produção de bens e serviços passou a ter
mais fluidez (desenvolvimento das técnicas), inovação e tecnologia
(desenvolvimento científico) e intensa conexão em tempo real (desenvolvimento
da comunicação e da informática) formando uma rede coesa e produtiva,
eliminando assim, o isolamento das regiões, transformando o território no
continente integrado.
1 Após a leitura do texto, explique o que
você entende pela expressão “arquipélagos
econômicos”.
2 A expressão “arquipélagos econômicos” se
aplica no Brasil de hoje? Justifique a sua
resposta.
3 Quais relações foram estabelecidas no
território brasileiro que contribuíram para a
formação de “ilhas de atividades
econômicas” e para a expansão territorial configurada
em “arquipélagos econômicos”?
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