1º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 11/05/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social: atividades
vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio do
1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
3 ano do ensino médio
Trabalhando conceitos.
O Conflito Norte e Sul
Nas aulas anteriores iniciamos os estudos
sobre a regionalização do mundo, ou seja, uma análise geográfica sobre os recortes
tradicionais do registro e sistematização do espaço geográfico global. Vimos
que esses recortes temáticos apresentam o mesmo padrão de registro e leitura
que são expressados nas regionalizações física, política e econômica.
Nesta aula vamos estudar a utilidades
dessas regionalizações e a repercussão na vida cotidiana, logo, abordaremos a
geopolítica, a geografia econômica e a geografia política.
A regionalização geopolítica contemporânea
tem início com o fim da Segunda Guerra Mundial, a criação da ONU marcou o
início de uma Nova Ordem Mundial que define novas regras para as relações
internacionais pautadas no compromisso de diminuir e eliminar os problemas
sociais da humanidade, por isso, foi necessário classificar os países em níveis
de “riqueza”, ou seja, níveis de desenvolvimento econômico. É no século XX que
a regionalização econômica entra em vigor apresentando basicamente duas
regiões, o Mundo Desenvolvido e o Mundo Subdesenvolvido, essa foi e continua
sendo a base de regionalização do espaço global. Porém, com o desenrolar da
Nova Ordem, novos países passaram a apresentar considerável desenvolvimento
econômico participando no comércio global junto as potencias tradicionais que
eram representadas pelos aliados. Os novos países que passam a configurar o
mercado global são fruto em parte do Plano Marshall (programa de fomento
capitalista), formados pelo grupo dos países asiáticos (Tigres Asiáticos), como
a Coréia do Sul e Singapura, em seguida, a partir da década de 1980, outros países
emergiram no mercado global, apresentando considerável crescimento econômico,
mantendo padrões elevados ao final do século XX, como é o caso do Brasil,
Argentina, África do Sul, Índia, Chile, México, Rússia, China e etc... São
países que obtiveram uma industrialização, sendo assim, a ONU passou a adotar o
termo em desenvolvimento ao invés de
subdesenvolvimento.
Portanto a regionalização do Conflito
Norte e Sul é protagonizada pelos países Desenvolvidos do Norte e pelos países
Em Desenvolvimento do Sul. Porém, as pesquisas apontam para a recorrência
intensa do Mundo Subdesenvolvido, pois representa a condição econômica de
praticamente 70% da totalidade dos países do mundo, ou seja, países
subdesenvolvidos não industrializados que não participam da economia global.
O conflito entre o Norte e o Sul está
posto por diferenças de interesses políticos e econômicos, seus tensionamentos apresentam
destaque em agendas internacionais específicas: agenda ambiental (discussão
sobre o desenvolvimento sustentável) agenda humanitária (discussão da política
de migração, saúde e segurança alimentar) e agenda de conflitos armados (terrorismo
e ditaduras).
PESQUISA E QUESTÕES
TEMA 2 - O CONFLITO NORTE E SUL –DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL
O desafio agora proposto, e retomar a temática
“Desenvolvimento Sustentável”, abordada de forma a desenvolver a habilidade
voltada para a análise de situações representativas da ordem mundial contemporânea
e do papel exercido pelas potencias hegemônicas na manutenção do sistema
mundial vigente através do estudo sobre as emissões de CO2.
Pesquise na internet, jornais, revistas
e/ou livros didáticos disponíveis em casa, informações e dados sobre esses
temas e o histórico de iniciativas para proposição de ações voltadas para o
desenvolvimento sustentável. Propomos que vocês registrem em seus cadernos as informações
encontradas, de acordo com a sequência a seguir:
• A relação e o papel da Organização da Nações
Unidas (ONU) na proposição e acompanhamento de ações, e programas voltados para
o Desenvolvimento Sustentável.
• O histórico do Protocolo de Quioto e os
seus desdobramentos ao longo de sua existência.
• O histórico da Conferência das Nações
Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
e a realização da Eco 92 e a edição Rio
+20.
• O Acordo de Paris, suas origens e
perspectivas.
• A Agenda 2030, e as propostas dos 17
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Após realizar a pesquisa, responda as questões:
1 Cite duas ações da ONU voltadas ao
Desenvolvimento Sustentável.
2 Todos os países aderiram ao Protocolo de
Quioto? Qual não aderiu? E quais as consequências
desse ato para o meio ambiente?
3 Quais ações foram discutidas na Eco 92 e
a edição Rio +20? Quais relações existem
entre elas?
4 Considerando os 17 Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável, quais deles você
acredita que podem contribuir com a
sociedade em que vive? Comente sua resposta.
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