Professor Horácio - 3 ano - Conflito Norte e Sul


1º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 11/05/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

3 ano do ensino médio

Trabalhando conceitos.

O Conflito Norte e Sul

Nas aulas anteriores iniciamos os estudos sobre a regionalização do mundo, ou seja, uma análise geográfica sobre os recortes tradicionais do registro e sistematização do espaço geográfico global. Vimos que esses recortes temáticos apresentam o mesmo padrão de registro e leitura que são expressados nas regionalizações física, política e econômica.
Nesta aula vamos estudar a utilidades dessas regionalizações e a repercussão na vida cotidiana, logo, abordaremos a geopolítica, a geografia econômica e a geografia política.
A regionalização geopolítica contemporânea tem início com o fim da Segunda Guerra Mundial, a criação da ONU marcou o início de uma Nova Ordem Mundial que define novas regras para as relações internacionais pautadas no compromisso de diminuir e eliminar os problemas sociais da humanidade, por isso, foi necessário classificar os países em níveis de “riqueza”, ou seja, níveis de desenvolvimento econômico. É no século XX que a regionalização econômica entra em vigor apresentando basicamente duas regiões, o Mundo Desenvolvido e o Mundo Subdesenvolvido, essa foi e continua sendo a base de regionalização do espaço global. Porém, com o desenrolar da Nova Ordem, novos países passaram a apresentar considerável desenvolvimento econômico participando no comércio global junto as potencias tradicionais que eram representadas pelos aliados. Os novos países que passam a configurar o mercado global são fruto em parte do Plano Marshall (programa de fomento capitalista), formados pelo grupo dos países asiáticos (Tigres Asiáticos), como a Coréia do Sul e Singapura, em seguida, a partir da década de 1980, outros países emergiram no mercado global, apresentando considerável crescimento econômico, mantendo padrões elevados ao final do século XX, como é o caso do Brasil, Argentina, África do Sul, Índia, Chile, México, Rússia, China e etc... São países que obtiveram uma industrialização, sendo assim, a ONU passou a adotar o termo em desenvolvimento ao invés de subdesenvolvimento.
Portanto a regionalização do Conflito Norte e Sul é protagonizada pelos países Desenvolvidos do Norte e pelos países Em Desenvolvimento do Sul. Porém, as pesquisas apontam para a recorrência intensa do Mundo Subdesenvolvido, pois representa a condição econômica de praticamente 70% da totalidade dos países do mundo, ou seja, países subdesenvolvidos não industrializados que não participam da economia global.
O conflito entre o Norte e o Sul está posto por diferenças de interesses políticos e econômicos, seus tensionamentos apresentam destaque em agendas internacionais específicas: agenda ambiental (discussão sobre o desenvolvimento sustentável) agenda humanitária (discussão da política de migração, saúde e segurança alimentar) e agenda de conflitos armados (terrorismo e ditaduras).


PESQUISA E QUESTÕES

TEMA 2 - O CONFLITO NORTE E SUL –DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O desafio agora proposto, e retomar a temática “Desenvolvimento Sustentável”, abordada de forma a desenvolver a habilidade voltada para a análise de situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potencias hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente através do estudo sobre as emissões de CO2.

Pesquise na internet, jornais, revistas e/ou livros didáticos disponíveis em casa, informações e dados sobre esses temas e o histórico de iniciativas para proposição de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Propomos que vocês registrem em seus cadernos as informações encontradas, de acordo com a sequência a seguir:
• A relação e o papel da Organização da Nações Unidas (ONU) na proposição e acompanhamento de ações, e programas voltados para o Desenvolvimento Sustentável.
• O histórico do Protocolo de Quioto e os seus desdobramentos ao longo de sua existência.
• O histórico da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
e a realização da Eco 92 e a edição Rio +20.
• O Acordo de Paris, suas origens e perspectivas.
• A Agenda 2030, e as propostas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Após realizar a pesquisa, responda as questões:

1 Cite duas ações da ONU voltadas ao Desenvolvimento Sustentável.
2 Todos os países aderiram ao Protocolo de Quioto? Qual não aderiu? E quais as consequências
desse ato para o meio ambiente?
3 Quais ações foram discutidas na Eco 92 e a edição Rio +20? Quais relações existem
entre elas?
4 Considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, quais deles você
acredita que podem contribuir com a sociedade em que vive? Comente sua resposta.

Comentários