1º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 11/05/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social:
atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio
do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
6ano do ensino fundamental
Trabalhando conceitos.
As paisagens transformadas por diferentes
sociedades.
Nas aulas anteriores, ainda na escola,
vimos como as paisagens são transformadas pela natureza e pela sociedade, classificamos
a dinâmica das paisagens naturais como movimentos lentos, ligados integralmente
as forças da natureza, no caso das paisagens construídas, as transformações são
provocadas pela ação da sociedade, por isso são classificadas como dinâmicas e
movimentos antrópicos de rápida transformação. Porém as paisagens construídas
nem sempre apresentam a mesma dinâmica, pois suas transformações apresentam
peculiaridades, traços, características e distribuições geográficas de um
determinado grupo social, ou seja, das características do modo de vida de um
povo.
Sendo o nosso país, um território de
grande diversidade social, podemos observar de forma privilegiadas, as diversas
paisagens produzidas e transformadas para atender as necessidades de habitação,
trabalho e manifestações culturais expressadas por meio da religião, folclore e
outras atividades sociais.
Basicamente, os diferentes níveis de
desenvolvimento tecnológicos vão modelar e promover diferentes paisagens,
geralmente, a comparação mais trabalhada em sala de aula refere-se ao modo de
vida dos indígenas em contraste com o nosso modo de vida, ou seja, o modo de
vida da sociedade moderna (tecnológica). A atividade que melhor evidencia essa
diferença é o trabalho: produção artesanal (economia tradicional) e a produção
industrial (economia moderna). Essa diferença é significativa, a ponte de
apresentar paisagem totalmente diferentes, a começar pela quantidade e
disposição territorial de suas habitações.
1 Observe as paisagens A e B, descreva
suas características de formas arquitetônicas (casas e edificações),
transformação do espaço (impacto ambiental elevado ou baixo), as atividades
econômicas. Essas são características que com a leitura da paisagem é possível
identificar.
Paisagem A (Quilombo em Ubatuba)
Paisagem B (Bairro de Santana)
2 Pesquise o conceito de Povos e Comunidades Tradicionais, e
mais especificamente sobre o modo de vida dos povos Quilombolas e dos povos
Indígenas e suas relações com o espaço e o meio ambiente.
Comentários
Postar um comentário