Professor Horácio - Imagens de Satélites - 1 ano


1º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 18/05/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

Respondam as atividades no arquivo word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade será até o dia 18/05, segunda-feira.
Até mais e bons estudos.

1 ano do ensino médio

Trabalhando conceitos.

SENSORIAMENTO REMOTO E O USO DAS IMAGENS DE SATÉLITES

Na aula anterior vimo a facilidade gerada pelas imagens de satélite para a escrita dos mapas, para o desenvolvimento da cartografia, pois sabemos que a precisão de um mapa está também nos detalhes dos elementos e objetos que configuram o espaço geográfico.
Vimos que durante muitos séculos os mapas foram confeccionados a partir de informações coletadas em viagens como relatos de viajantes e diários de bordo, neste acaso estamos nos referindo ao período de ouro da cartografia, inicio da Era Moderna com as Expedições Ultramarinas. Mesmo com pouca tecnologia os mapas do século XVI ao XIX já apresentavam uma grande riqueza de detalhes abrangendo quase a totalidade das terras emersas, isso se deve é claro, ao investimento das missões de expedição, colonização e desbravamento de novas terras financiadas pelas potências europeias que buscavam obter a posse e o controle das terras, mas para esse objetivo, precisavam coletar o máximo de informações possíveis para garantir uma logística mercantil de lucro, foi com esse procedimento descritivo que Pero Vaz de Caminha descreveu o Novo Mundo ao Rei de Portugal, com uma riqueza de detalhes, permitindo então, a posse e a construção de um novo território.
Atualmente não dependemos das descrições de relatos orais e escritos para registrar uma carta (mapa) bem detalhada e precisa, utilizamos basicamente a visualização direta e em tempo real de determinada região, possibilitando o registro de variadas cartografias com precisão matemática de sua localização e detalhes em diferentes focos dos objetos e elementos geográficos que compõem a superfície observada.
Geralmente, o uso mais comum da imagem de satélite ocorre em aplicativos de localização remota, ou seja, que utilizam Sistemas Integrados de GPS, Imagens de Satélites e Mapa, como exemplo temos o popular Google Maps, nele podemos optar pela utilização da imagem ou do mapa, podemos utilizar esse recurso para produzir variados registros cartográficos, ou seja, diversos mapas temáticos de acordo com a necessidade de cada usuário.
Além do sistema de posicionamento global em tempo real que permitiu maior exatidão nas navegações, o sensoriamento remoto também pode gerar imagens de qualquer ponto da superfície terrestre em tempo real e com grande qualidade, podendo também captar imagens em diferentes frequências do espectro eletromagnético, facilitando a observação das dinâmicas de movimentação dos diferentes materiais que compõem a atmosfera, assim, podemos observar por exemplo, a dinâmica das massas de ar, estabelecendo suas trajetórias, como também suas densidades e cargas energéticas, com essas informações podemos determinar a natureza do evento (chuvas, tempestades, nevascas ou furacões) e principalmente o local do evento, ou seja, determinando a sua trajetória, do início do fenômeno até a sua dissipação. Por isso a meteorologia apresenta grande potencial de exatidão na previsão do tempo, principalmente quando se trata de grandes eventos naturais de fácil detecção como grandes tempestades e furacões, sendo assim, podemos afirmar que o uso de imagens de satélites são determinantes na prevenção de catástrofes naturais, permitindo a evacuação antecipada da população de uma determinada região localizada no perímetro da trajetória de um grande furacão, salvando assim, milhares de pessoas.




2 Qual fenômeno a seguinte imagem está captando e como esta informação pode ser utilizada, para quais fins e benefícios?



Comentários

  1. Na primeira imagem podemos ver que tem chuvas tempestade e nevasca e já na segunda imagem poder analisar que tem um furacão se aproximando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira imagem podemos analisar chuvas tempestades e nevascas e ja na segunda inagem podemos ver que tem um furacão de aproximando

      Excluir
  2. Professor as atividades de geografia não seram mais pelo classroom?

    ResponderExcluir

Postar um comentário