PROFESSORA - ROSANA - HISTÓRIA 7C e 7D - TEMA: RENASCIMENTO

O Renascentismo, também conhecido como Renascimento ou Renascença, é o período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, que ocorreu principalmente na Itália, e se alastrou por toda a Europa. Importantes acontecimentos artísticos e culturais marcaram esse momento, e invadiram o ocidente do século XV. O desenvolvimento das artes, da ciência, da economia e da política fez adormecer na eternidade os pensamentos medievais.

O desenvolvimento comercial, o início das grandes navegações e a agitada atividade cultural do ocidente fez nascer um sentimento de humanidade, em que as ações fossem voltadas para o homem. Esse pensamento já vinha se transformando desde o enfraquecimento da Igreja Católica, que praticamente dominava toda a cultura na Idade Média com uma visão teocêntrica.


Inicialmente, esse sentimento humanista partiu de uma elite, formada por intelectuais ricos, que buscavam na antiguidade, principalmente na cultura greco-romana, o ideal perfeito de civilização. Os movimentos dessa elite, porém, refletiram em todo o ocidente, e mudaram as concepções de sociedade, de cultura e de religião da época. O período do Renascimento é considerado entre o fim do século XIV e início do século XVII.
Várias mudanças foram observadas nesse período. A mudança mais lembrada é na área das artes, mas outras foram tão importantes quanto essa. O principal ponto que caracteriza o período Renascentista é o antropocentrismo, em oposição ao teocentrismo observado na Idade Média.

Quando a Igreja Católica dominava todas as áreas da sociedade, fazia disseminar a crença de que Deus era o centro de tudo, e era a única verdade que o homem poderia encontrar. Com o Renascimento, buscou-se compreender o homem como centro de todas as ações, e que a verdade só seria encontrada através da experimentação e observação. Nascia aí um pensamento científico que estivesse desconectado da explicação mítico-religiosa da igreja.

Na Idade Média, a vida material deveria ser ignorada, em detrimento da busca pela eternidade. O corpo deveria ser disciplinado e controlado para manter as virtudes da alma. Para os renascentistas, a vida terrena também era importante, e o homem deveria buscar o prazer de viver e a beleza da natureza em que ele está inserido.

Outra questão que passou por modificações foi o sentimento de conformismo da Idade Média. As pessoas aceitavam qualquer situação de forma passiva, sem questionamento, movidas principalmente pela crença 
no caráter incontestável das coisas. Já no Renascimento, o conceito de fé era considerado diferente do conceito de razão, e as pessoas passaram a acreditar no progresso e na possibilidade de mudanças.
Além de um período marcado por grandes mudanças no pensamento, o Renascimento trouxe um contexto cultural muito rico.

Atividade:
1- Complete  o quadro abaixo seguindo o exemplo de comparação entre o Renascimento e a Idade Média:

Entrega da ativedade: 07/05/2020:via e-mail: rosanafatimacunha@prof.educacao.sp.gov.br

Comentários