FILOSOFIA/VALDIR 3º ANO A;B;C

O MITO DE PROTÁGORAS        30/06/2020

Os deuses haviam terminado a criação das várias criaturas (animais) do mundo. Mas ainda tinham que dar-lhes vida. Para tanto, chamaram dois irmãos -  Prometeu e Epimeteu - para realizarem a seguinte tarefa:  distribuir os dons para as diversas espécies, de maneira equitativa para que se garantisse que uma espécie não acabasse por destruir a outra. Epimeteu convence o irmão a deixá-lo fazer a distribuição dos dons e depois chamar Prometeu, para conferir a obra. Epimeteu fez a partilha, dando a uns a força, e não a velocidade, a outros, a velocidade e não a força; deu recursos a alguns e não a outros, a quem doou outros meios de sobrevivência... Esses cuidados visavam evitar a extinção de cada raça.

Quando Prometeu veio examinar a distribuição dos recursos, viu as várias criaturas bem providas de tudo, enquanto o homem encontrava-se nu, descalço,  sem proteção de armas. Sem saber o que fazer, roubou dos deuses o domínio do fogo e das artes e presenteou ao homem. Assim, o homem ficou com as técnicas para se conservar vivo, mas sem a arte da política.

Por estes favores aos homens, pareceu que Prometeu foi severamente punido mais tarde.

Com que tinha, o homem articulou a linguagem, construiu casas,  inventou a agricultura. Mas, isolados, continuaram frágeis diante dos perigos da natureza. E, quando procuravam reunir-se em segurança,  fundando cidades, faziam mal uns aos outros, pois não tinham os saberes da política, e assim, se dispersavam e acabavam por morrer.

Então, Zeus, temendo que a nossa espécie se extinguisse, encarregou Hermes de levar aos homens os dons do pudor e da justiça como norma para a convivência a ligar os homens pelos laços da civilidade.  (Platão, Protágoras).

Atividade:  Como praticar  o pudor e a justiça com o outro?

Comunicado:  quem ainda não enviou atividade de Filosofia procure fazê-la porque o segundo bimestre termina no mês de Julho. Beleza.

valdirschiochet@prof.educacao.sp.gov.br

Comentários