FILOSOFIA/VALDIR 3º ANOS A,B,C

SOBRE A LIBERDADE

A liberdade nunca é infinita nem absoluta. E como seria, em seres relativos e finitos, como todos nós somos? Ninguém é livre absolutamente, nem totalmente. Somos mais ou menos livres: é por isso que podemos filosofar, (porque somos pouco livres). A liberdade não é dada, é para ser conquistada. Não estamos "condenados à liberdade", como pretendia Sartre, mas tampouco à escravidão...  Assim, a liberdade é menos um mistério do que uma ilusão ou um trabalho. Os ignorantes são tanto menos livres quanto mais imaginam sê-lo. Enquanto os sábio se torna livre compreendendo que não é.

Cumpre lembrar, ademais que ninguém é sábio por inteiro - que a liberdade é menos uma faculdade do que um processo. Ninguém nasce livre; nos tornamo-nos livres, e esse processo nunca cessa.

A liberdade no sentido político: porque o Estado é a principal força a limitá-la e a única capaz de mais ou menos garanti-la. Sou livre para agir quando nada nem ninguém me impede de fazê-lo; é por isso que sou mais livre numa democracia liberal do que num Estado totalitário, e é por isso que nunca poderei sê-lo absolutamente (há sempre impedimentos, decorrentes em especial num Estado de direito, da lei: minha liberdade acaba onde a dos outros começa).

O que mais você acrescenta sobre o conceito de liberdade? 

Galera dos terceiros anos me enviem a resposta nos seguintes e-mails:

valdirschiochet@prof.educacao.sp.gov.br    ou

valdirschiochet@gmail.com

Comentários