DE OLHO NO AMANHÃ
AS ESTRATÉGIAS PARA PENSAR COMO UM FUTURISTA E SER MAIS INOVADOR
Filtre informações - Rede sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, plataformas streaming. Estamos na era da informação. A cada 60 segundos, trocamos 188 milhões de e-mails; produzimos 18 milhões de mensagens de textos; e publicamos 4,5 milhões de vídeo no Youtube. O que um futurista faz para lidar com tantos dados? Ele filtra o conteúdo. Em tempos de fake news e números forjados, quem não faz isso corre o risco de chegar a conclusões equivocadas. Pergunte-se sempre: qual é a fonte dessa notícia? Quem é o autor desse texto? Quem patrocinou essa pesquisa? Há algum interesse por trás? "Seja crítico. Não adianta nada ter 500 fontes se não atentar para a precisão e a idoneidade delas. Numa pesquisa recente para uma palestra, por exemplo, adotei o conteúdo divulgado pelo Banco Mundial e pela IBM, duas instituições nas quais confio", diz Elatia.
Depois de checar a relevância e a credibilidade, estruture a informação. Rosa destaca alguns passos nesse processo: "Primeiro, analise o contexto macro. Depois faça cruzamentos e aprofunde a análise, imaginando os possíveis impactos em sua vida, sua profissão e seus negócios". A futurista diz ainda que toda pesquisa de futuro é multitemática. Ou seja, não prioriza um assunto em detrimento do outro e considera diferentes aspectos para desenhar um cenário, como economia, cultura, política, tecnologia e meio ambiente.
Fonte: Revista Você S/A - Edição 261 - Fevereiro 2020
Dúvidas compartilhe pelo e-mail: cfoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
Comentários
Postar um comentário