Prof. Marili - Artes - 9D e 9E


Prof. Marili Serafini
Disciplina: Artes
Aula: Dança
Turmas: 9D 9E
Habilidades: EF69AR09/10
Data: 23/06/2020






INTRODUÇÃO

Diariamente expressamos nossos sentimentos através de palavras, sons, gestos, olhares e atitudes. Essas expressões refletem nossa satisfação ou insatisfação diante de algo que vivemos naquele exato momento, a fim de comunicar aos outros o que pensamos. Resolvemos com isso nossas questões individuais.
Artes visuais, dança, teatro, música e literatura são as cinco formas de expressão artística. Com elas os artistas expressam questões que podem mudar o olhar de uma nação. 


DANÇA

Hoje trataremos da dança, a forma de expressão artística que utiliza o corpo como ferramenta e o espaço como suporte.
Existem vários estilos de dança, cada uma expressa valores de uma região ou país,  como nas danças folclóricas, as quadrilhas de festas juninas, o frevo em Pernambuco, a catira no sul do Brasil, o Jongo. Também existem as danças clássicas como o balé e as danças populares como o samba, o forró, o funk, break dance, etc. Trataremos hoje de dois desses estilos, o balé e o break dance.


BALÉ CLÁSSICO

O termo Balé ou Ballet refere-se à uma modalidade de dança e à sua execução. Esta expressão provém do italiano ballare, com o sentido de ‘bailar’. Ele nasceu justamente na Itália, em pleno Renascimento. Sua origem remonta às apresentações de um estilo teatral conhecido como pantomima, no qual os atores só se expressavam através da fisionomia e de movimentos corporais, normalmente sem preparo prévio.
As principais características do balé clássico se resumem na posição ereta, na prática do “en dehors” (giro exterior dos membros inferiores), no corpo vertical e na simetria. O ser humano sempre se expressou através da dança, mas o balé nasceu no fim do século XV, exatamente na cerimônia de casamento do Duque de Milão com Isabel de Aragão.


Diferentes formas de se expressar
Nem sempre as linguagens artísticas se apresentam sozinhas. No caso da dança, quase sempre vem acompanhada da música. No exemplo que veremos a seguir um único tema foi trabalhado por todas as linguagens artísticas.


Poema “A TARDE DE UM FAUNO”
L’après-midi d’un faune (A tarde de um fauno) é um dos poemas mais famosos de Stéphane Mallarmé, escrito em 1865 e publicado onze anos depois, com ilustrações do pintor impressionista Édouard Manet. O poema conta a história, de um fauno que toca sua flauta nos bosques e fica apaixonado com a passagem de ninfas, mas tenta alcançá-las em vão. Então, cansado e triste, cai em um sono profundo e passa a sonhar com visões que o levam, afinal, a atingir os objetivos que não tinha alcançado dentro da realidade.

Link para o poema completo: 


Fauno
Fauno era um deus romano, cultuado no norte palatino, protetor dos pastores e rebanhos. Com o tempo, o deus Fauno deixou de ter caráter divino e passou apenas a ser uma divindade campestre e mortal que protegia os rebanhos e as plantações de trigo. Não se sabe exatamente se antes de se tornar mortal ele possuía essa forma, mas normalmente, a divindade é representada com cabeça de homem e corpo de bode.



O poema de Malarmé gerou ilustrações, música e dança como podemos ver a seguir:


Frontispício de L'après-midi dún faune, por Édouard Manet.


MÚSICA:
Prelúdio à tarde de um Fauno:  


DANÇA:
Rudolph Nureyev : 'L'apres-midi d'un Faune': 


ATIVIDADE Nº 1:
Nureyev representa em sua dança o personagem mitológico do Fauno. Qual movimento feito pelo seu corpo faz com que possamos sentir a presença deste ser?


___________________________________________________________________


BREAK DANCE

Como vimos na aula passada “A Cultura Hip Hop”,  a Break Dance é a linguagem artística dentro do Hip Hop praticada pelos b-boys e b-girls, os adoradores de grifes esportivas. Este estilo de dança surgiu com a quebra da bolsa de valores dos Estados Unidos em 1929, quando acontece o desemprego em massa. Os artistas dos cabarés americanos foram para as ruas fazerem seus números de música e dança, em busca de dinheiro. Daí surge a “Street Dance” (Dança de Rua), porém com uma estética própria daquela época. A break dance baseia-se na performance do dançarino, na sua capacidade de travar e quebrar os movimentos leves e contínuos. Ela é uma estética específica dentro da Dança de Rua (Street Dance) que possui característica de enfrentamento, protesto e/ou performance em grupo, mas permitindo que em determinado momento da apresentação alguém possa improvisar com a sua habilidade em break dance.
Em uma batalha de break dance podemos perceber como uma mesma música pode ser interpretada de maneira diversa por cada dançarino. Assista a batalha a seguir:

NICO vs Stephane Deheselle aka "S" | I LOVE THIS DANCE ALL STAR GAME 2016:  





ATIVIDADE Nº 2:

Qual a sensação que a música dançada por S te traz (ver vídeo abaixo) e qual movimento do dançarino corresponde a essa mesma sensação?







Data: 30/06/2020

Comentários