2º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 06/07/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 06/07,
segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de
aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o
expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e
planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
1 anos A, B, C e D do ensino médio.
Trabalhando conceitos:
Habilidades do Currículo Oficial do
Estado de São Paulo:
Analisar a influência da globalização na
acentuação dos fluxos migratórios globais;
Analisar as desigualdades relativas ao
conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em
diferentes circunstâncias espaço-temporais.
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FLUXOS E REDES GEOGRÁFICAS
Nesta
aula vamos continuar o estudo sobre as redes geográficas na era da
globalização, lembrando que as redes geográficas são constituídas por dinâmicas
de intensa conexão entre as diversas atividades econômicas, políticas e
culturais. Portanto, as redes geográficas são constituídas por fluxos materiais
e imateriais, o primeiro corresponde as infraestruturas de transporte para o
deslocamento de mercadorias e pessoas, o segundo corresponde as infraestruturas
de comunicação e informação constituídas por redes de satélites, fibra óticas e
grandes servidores que deslocam e armazenam informação em tempo real na escala
global, a internet é a principal interface dessa rede cibernética da informação
que diminuiu as distancias e produziu um outro modo de percepção do espaço
geográfico.
Porém,
essa realidade virtual de cobertura total e imediata em escala global não é
para todos, ou seja, grande parcela da população mundial está excluída das
redes geográficas, sua inclusão se dá de forma passiva, representando uma
reserva de mão de obra barata e um mercado consumido em regiões de países
subdesenvolvidos industrializados, já nas regiões periféricas de países
subdesenvolvidos não industrializados, a exclusão é total formando um grande
contingente em plena miséria.
ATIVIDADE
2 – LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO
Em
nossa rotina diária, o uso das tecnologias está cada vez mais enraizado nos
hábitos das pessoas. Assim, faz-se necessário analisar a finalidade pela qual a
internet está presente em nosso cotidiano. Para contribuir com o diálogo sobre
o tema, leia os textos a seguir:
Texto
1: Não dá para pensar em um mundo sem internet - O impacto das novas
tecnologias digitais sobre a vida das pessoas tende a crescer ainda mais até
2022.
Tornou-se
impossível pensar no dia a dia sem a internet. “O impacto das novas
tecnologias digitais sobre a vida das pessoas, das economias e de todas as
sociedades pelo mundo afora aumenta de forma muito rápida”, constata o
professor Glauco Arbix. E essas transformações devem se aprofundar ainda mais
em um curto prazo de tempo, uma vez que as pesquisas sobre a rede internacional
de computadores preveem que, nos próximos quatro anos, o mundo vai saltar de
3,4 bilhões de usuários para 4,8 bilhões, o que representa 1,4 bilhão de
pessoas a mais utilizando a internet, ou 60% da população global
conectada à rede em 2022. Claro que em algumas regiões – sobretudo América do
Norte e Europa – o percentual de usuários é bastante alto (cerca de 90% da
população). No entanto, para que tudo funcione a contento, a tecnologia precisa
ser melhorada. E isso já está acontecendo. “Os impactos sobre a produção, sobre
a vida industrial, sobre a manufatura, na verdade apontam para aquilo que se
chama ‘a internet das coisas’.”
Fonte:
Rádio USP/Jornal da USP (Prof. Glauco Arbix). Não dá pra pensar em um mundo sem
internet.: o impacto das novas tecnologias digitais sobre a vida das pessoas
tende a crescer ainda mais até 2022. 2018. Disponível em:
<https://jornal.usp.br/atualidades/nao-da-para-pensar-em-um-mundo-sem-internet/>.
Acesso em: 06 nov. 2019.
Texto
2: Pesquisa revela relação do brasileiro com a internet - Especialista
comenta pesquisa do IBGE e como o brasileiro lida com o acesso à internet.
A
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em seu suplemento de
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) referente a 2016 (divulgado no
fim de fevereiro pelo IBGE), trouxe dados interessantes a respeito do uso da internet
dentro das residências brasileiras. Segundo a pesquisa, o Brasil tem 116
milhões de pessoas conectadas à internet, valor que corresponde a 64,7% da
população. Além disso, outro dado interessante é o de que o celular foi o
equipamento de acesso à internet mais usado, estando presente em 97,2%
dos domicílios com acesso à rede, sendo que em 38,6% das residências o
equipamento móvel era o único utilizado.
Segundo
Luli Radfahrer, professor de Comunicação Digital da Escola de Comunicações e
Artes da USP, a transição do computador convencional para os dispositivos
móveis é fruto do modo como o brasileiro usa a internet,
majoritariamente atrás de entretenimento. Os únicos computadores que devem permanecer
são aqueles usados para atividades específicas. Além disso, o professor também
ressalta que não basta apenas dar acesso à população, mas também é preciso que
ela tenha mais informações acerca da rede, e que possa usufruir de um conteúdo
que auxilie no seu dia a dia.
Fonte:
Rádio USP/Jornal da USP (Prof. Luli Radfahrer). Pesquisa revela relação do
brasileirio com a internet: Especialista comenta pesquisa do IBGE e como o
brasileiro lida com o acesso à internet. 2018. Disponível em:
<https://jornal.usp.br/atualidades/pesquisa-revela-relacao-do-brasileiro-com-a-internet/>.
Acesso em: 06 nov. 2019. Caderno do Aluno (SÃO PAULO, 2020, p.
64-65).
ATIVIDADE
1 A partir da leitura dos textos 1 e 2, em
folha avulsa do Word, elabore um texto dissertativo-argumentativo (máximo 20
linhas) abordando a influência da internet e os impactos produzidos
pelas tecnologias digitais na vida das pessoas.
Oi professor eu tava sem celular e não pude fazer as atividades do segundo bimestre,ainda posso fazer e envialas?
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