Prof. Me. Horácio - 1 série A, B, C e D - Geografia


2º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 06/07/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 06/07, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

Até mais e bons estudos.






1 anos A, B, C e D do ensino médio.

Trabalhando conceitos:
Habilidades do Currículo Oficial do Estado de São Paulo:
Analisar a influência da globalização na acentuação dos fluxos migratórios globais;
Analisar as desigualdades relativas ao conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em diferentes circunstâncias espaço-temporais.

FLUXOS E REDES GEOGRÁFICAS

            Nesta aula vamos continuar o estudo sobre as redes geográficas na era da globalização, lembrando que as redes geográficas são constituídas por dinâmicas de intensa conexão entre as diversas atividades econômicas, políticas e culturais. Portanto, as redes geográficas são constituídas por fluxos materiais e imateriais, o primeiro corresponde as infraestruturas de transporte para o deslocamento de mercadorias e pessoas, o segundo corresponde as infraestruturas de comunicação e informação constituídas por redes de satélites, fibra óticas e grandes servidores que deslocam e armazenam informação em tempo real na escala global, a internet é a principal interface dessa rede cibernética da informação que diminuiu as distancias e produziu um outro modo de percepção do espaço geográfico.
            Porém, essa realidade virtual de cobertura total e imediata em escala global não é para todos, ou seja, grande parcela da população mundial está excluída das redes geográficas, sua inclusão se dá de forma passiva, representando uma reserva de mão de obra barata e um mercado consumido em regiões de países subdesenvolvidos industrializados, já nas regiões periféricas de países subdesenvolvidos não industrializados, a exclusão é total formando um grande contingente em plena miséria.

ATIVIDADE 2 – LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO
Em nossa rotina diária, o uso das tecnologias está cada vez mais enraizado nos hábitos das pessoas. Assim, faz-se necessário analisar a finalidade pela qual a internet está presente em nosso cotidiano. Para contribuir com o diálogo sobre o tema, leia os textos a seguir:

Texto 1: Não dá para pensar em um mundo sem internet - O impacto das novas tecnologias digitais sobre a vida das pessoas tende a crescer ainda mais até 2022.

Tornou-se impossível pensar no dia a dia sem a internet. “O impacto das novas tecnologias digitais sobre a vida das pessoas, das economias e de todas as sociedades pelo mundo afora aumenta de forma muito rápida”, constata o professor Glauco Arbix. E essas transformações devem se aprofundar ainda mais em um curto prazo de tempo, uma vez que as pesquisas sobre a rede internacional de computadores preveem que, nos próximos quatro anos, o mundo vai saltar de 3,4 bilhões de usuários para 4,8 bilhões, o que representa 1,4 bilhão de pessoas a mais utilizando a internet, ou 60% da população global conectada à rede em 2022. Claro que em algumas regiões – sobretudo América do Norte e Europa – o percentual de usuários é bastante alto (cerca de 90% da população). No entanto, para que tudo funcione a contento, a tecnologia precisa ser melhorada. E isso já está acontecendo. “Os impactos sobre a produção, sobre a vida industrial, sobre a manufatura, na verdade apontam para aquilo que se chama ‘a internet das coisas’.”
Fonte: Rádio USP/Jornal da USP (Prof. Glauco Arbix). Não dá pra pensar em um mundo sem internet.: o impacto das novas tecnologias digitais sobre a vida das pessoas tende a crescer ainda mais até 2022. 2018. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/nao-da-para-pensar-em-um-mundo-sem-internet/>. Acesso em: 06 nov. 2019.

Texto 2: Pesquisa revela relação do brasileiro com a internet - Especialista comenta pesquisa do IBGE e como o brasileiro lida com o acesso à internet.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em seu suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) referente a 2016 (divulgado no fim de fevereiro pelo IBGE), trouxe dados interessantes a respeito do uso da internet dentro das residências brasileiras. Segundo a pesquisa, o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, valor que corresponde a 64,7% da população. Além disso, outro dado interessante é o de que o celular foi o equipamento de acesso à internet mais usado, estando presente em 97,2% dos domicílios com acesso à rede, sendo que em 38,6% das residências o equipamento móvel era o único utilizado.
Segundo Luli Radfahrer, professor de Comunicação Digital da Escola de Comunicações e Artes da USP, a transição do computador convencional para os dispositivos móveis é fruto do modo como o brasileiro usa a internet, majoritariamente atrás de entretenimento. Os únicos computadores que devem permanecer são aqueles usados para atividades específicas. Além disso, o professor também ressalta que não basta apenas dar acesso à população, mas também é preciso que ela tenha mais informações acerca da rede, e que possa usufruir de um conteúdo que auxilie no seu dia a dia.
Fonte: Rádio USP/Jornal da USP (Prof. Luli Radfahrer). Pesquisa revela relação do brasileirio com a internet: Especialista comenta pesquisa do IBGE e como o brasileiro lida com o acesso à internet. 2018. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/pesquisa-revela-relacao-do-brasileiro-com-a-internet/>. Acesso em: 06 nov. 2019. Caderno do Aluno (SÃO PAULO, 2020, p. 64-65).




ATIVIDADE

1 A partir da leitura dos textos 1 e 2, em folha avulsa do Word, elabore um texto dissertativo-argumentativo (máximo 20 linhas) abordando a influência da internet e os impactos produzidos pelas tecnologias digitais na vida das pessoas.

Comentários

  1. Oi professor eu tava sem celular e não pude fazer as atividades do segundo bimestre,ainda posso fazer e envialas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário