Prof. Me. Horácio - 6 ano A, B, C - Geografia



2º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 29/06/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 29/06, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre duvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

Até mais e bons estudos.

6 anos A, B e C do ensino fundamental.

Trabalhando conceitos:
O objetivo desta aula é o desenvolvimento da habilidade de leitura e do domínio básico cartográfico para utilizar adequadamente os mapas, a partir do estudo dos elementos cartográficos de orientação, escala e legenda. Nesta aula vamos trabalhar o conceito de escala cartográfica.

ESCALA CARTOGRÁFICA

            Por acaso alguém já se perguntou como o nosso país, o continente ou todas as terras do mundo cabem numa pequena folha?
            Para que a mágica ocorra utilizamos a matemática, isso mesmo, o mapa é carregado de métricas, números, por isso são eficazes para manter o registro do posicionamento de tudo que existe na superfície terrestre. A escala representa uma técnica de dimensionamento do tamanho do terreno real para um dimensionamento do terreno no mapa sem perder a proporção das distâncias. É um calculo de redução que permite reduzir milhares de km em apenas alguns mm e cm para caber na folha de papel.
            Geralmente, os mapas publicados em livros didáticos e para o público apresentam uma escala gráfica. A escala pode ser escrita de duas maneiras nos mapas, escala gráfica ou escala numérica, a diferença consiste na facilidade da leitura.

Escala numérica.
           
            A escala numérica é representada por uma expressão matemática de divisão, como exemplo temos a seguinte escala, 1: 1 000 000, um para um milhão, isso significa que o numerador da fração é o número 1 e o denominador é o número 1 000 000, nesta razão, determinamos que o numerador indica uma unidade do terreno no mapa expressa em centímetro, já o denominador expressa a totalidade do valor do terreno real, também expressa em centímetros, mas com o valor total cartografado.

Calculando a escala numérica:

1: 1 000 000
Para calcular a escala, primeiro temos que lembrar da métrica de medição do espaço, das distâncias em linha reta, assim temos as seguintes métricas:
1km = 1000 metros
1m = 100 centímetros
1cm = 10 milímetros
Agora vamos resolver a escala: para calcular sempre corte o numerador 1, ficará apenas o denominador, 1 000 000, como a relação é direta e sempre expressa em centímetros, cortamos os dois últimos zeros e o número que restará estará em metros, 10 000, temos então dez mil metros, mas queremos e resultado em km, para isso, continuamos cortando os zeros, o número que restou foi, 10, dez quilômetros, 10km. Portanto, cada centímetro no mapa mostra 10km.

Exemplo de leitura de um mapa com escala numérica:




Este mapa tem uma escala numérica de 1 para 79 milhões de centímetros, de acordo com o cálculo, cortamos o numerador, restando apenas o denominador, 79 000 000, cortamos os dois últimos zeros e obtemos, 790 000, setecentos e noventa mil metros, sabemos que 1000 metros equivale a 1 km, logo, temos o resultado de 790 km, ou seja, cada cm no mapa vale 790 km.

Escala gráfica.

A escala gráfica é a mais comum e aparece na maioria dos mapas, representa o valor direto da escala, ou seja, ela já expressa o valor calculado em cada cm do mapa mostrando a distância em Km.
Exemplo de escala gráfica.

Mapa: vulnerabilidade energética de áreas residenciais na cidade de São Paulo, Brasil.






































Este quadro apresenta o seguinte esquema de escala cartográfica numérica e gráfica:


A coluna laranja está expressando o calculo direto que equivale a cada cm, 5 km.


Atividade

1 Calcule a escala numérica de 1:5 000 000.


2 Em determinado mapa de escala 1:400 000 foi traçado uma reta entre os pontas A e B somando a distância no mapa de 6 cm. Qual é a distância real do terreno?







Comentários