2º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 29/06/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia
29/06, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o
número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para
atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões
e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
duvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
7 anos A, B e C do ensino fundamental.
Trabalhando conceitos:
Unidade Temática: Conexões
e escalas
Objeto de conhecimento: Formação
Territorial do Brasil
Habilidade do Currículo Paulista de
Geografia: (EF07GE02) Analisar a influência dos
fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e
discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em
especial no Estado de São Paulo.
|
O TERRITÓRIO BRASILEIRO: OS MOVIMENTOS DE
OCUPAÇÃO E PRODUÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICOS CORRELACIONADOS COM O PRESENTE.
No
inicio do primeiro bimestre estudamos a formação do território brasileiro
identificando sua estrutura de formação político-geográfica, fronteiras,
limites e divisas. Neste bimestre nosso objetivo é aprofundar o estudo da
formação territorial com relação aos movimentos de ocupação e a estrutura
econômica desenvolvida em nosso território, permitindo a consolidação de sua
atual configuração, ou seja, de um país continental, mas densamente povoado em
sua porção litorânea.
Na
aula anterior vimos que originalmente o Brasil possuía em sua porção litorânea
uma exuberante paisagem natural, a Mata Atlântica, dessa totalidade original
restou apenas alguns resquícios verdes nas regiões sudeste e sul em proporção
inferior a 10%. Mas por que isso aconteceu? Quais são os fatores que explicam a
radical mudança da paisagem do território brasileiro nesta porção do país? São
perguntas complexas e teremos que revisitar um processo histórico de cinco
séculos.
A
formação do território brasileiro tem início com a expansão ultramarina do
século XVI, o desbravamento português.
Os
primeiros mapeamentos do território brasileiro são registrados a partir da construção
das primeiras vilas e cidades em 1530, período colonial de fundação do
munícipio mais antigo, Vila de São Vicente, o atual litoral da Baixada
Santista, onde ocorreu a construções das primeiras estradas para chegar até o planalto
paulista. A segunda vila foi fundada na Capitania de Pernambuco. Mas o que
havia de tão interessante no litoral para motivar os portugueses a desenvolver
a construção de vilas e cidades? A resposta está no açúcar!
O
ciclo econômico do açúcar foi a primeira atividade econômica do Brasil
Colonial, pois nos primeiros trinta anos do Brasil, a Coroa Portuguesas
praticava apenas o extrativismo do Pau Brasil.
O
processo produtivo do açúcar necessitava de muitas terras e de muita
mão-de-obra para obter lucro, desta forma os portugueses utilizaram o modelo
produtivo conhecido como Plantation, que corresponde a três fatores básicos:
monocultura, latifúndio e mão-de-obra escrava.
Foi
neste período que o Brasil recebeu o fluxo migratório forçado da população
negra que era violentamente capturada e transporta em navios negreiros em
direção as áreas de produção do açúcar. Essa ocupação litorânea foi longa e
perdurou até meados do século XVII quando surge o segundo ciclo econômico, a
Mineração.
O
ouro foi encontrado no interior das Minas Gerais e adentrou até as terras de
Mato Grosso, este ciclo econômico foi responsável pela ocupação do interior do
Brasil, processo denominado como a Interiorização do território brasileiro,
ocorreu também o surgimento de uma paisagem urbana, cidades dedicadas ao
comércio. O eixo mais famoso deste período ligava a cidade de Vila Rica (atual
Ouro Preto) até a cidade portuária de Parati no estado do Rio de Janeiro como
via de exportação do ouro rumo a Portugal.
O
terceiro e último ciclo econômico corresponde ao modelo produtivo do café
iniciado no final do século XIX em São Paulo, foi responsável pela riqueza e
desenvolvimento da cidade que expandiu rapidamente sua urbanização criando
condições favoráveis a industrialização do Brasil.
Primeiras atividades econômicas no Brasil
Fonte: Caderno do Aluno (São Paulo, 2020,
p. 24)
Este
mapa mostra as atividades econômicas desenvolvidas no período entre os séculos
XVI até o XVIII, podemos observar que há dois ciclos econômicos, a Cana de
açúcar e a Mineração, mas é possível verificar que existem outras atividades,
denominadas, Atividades econômicas complementares da Pecuária (criação
extensiva de Bois), Drogas do Sertão (extração de especiarias como coleta de frutos,
ervas e sementes da Região Norte) e da extração do Pau Brasil (árvore utilizada
para produzir tinta avermelhada para tecidos). Posteriormente, até o ciclo do
café, surgiram outras atividades econômicas complementares como a agricultura
do algodão no Nordeste e a extração de borracha na região norte.
A
pecuária é a atividade econômica complementar de maior destaque, porque foi
responsável ao suporte estrutural das Entradas e do Bandeirantismo, o
desbravamento para a conquista de novas terras da região Central do Brasil. A
região Norte foi desbravada com o extrativismo da Borracha.
Os
bandeirantes usaram as rotas dos principais rios do sudeste para conquistar as
terras do Centro-Oeste, foram grandes campanhas de desbravamento que buscavam
novas terras para extrair ouro e o apresamento de índios para suprimir a mão-de-obra
da mineração, promoveram a expansão do território brasileiro a partir da rota
do Rio Tietê.
O
próximo mapa ilustra bem esses movimentos, podemos notar que é a partir dessa
atividade que o Brasil começa a modernizar-se com a construção de infraestruturas
de transporte, as estradas de ferro, ligavam as cidades produtoras de café aos
portos marítimos de Santos e Rio de Janeiro.
Expansão das atividades econômicas no
Brasil
Fonte: Caderno do Aluno (SÃO PAULO, 2020,
p. 25)
Com
base nesses mapas podemos concluir que os ciclos econômicos foram importantes
para garantir a ocupação e expansão do nosso território. Mas será que essa
configuração litorânea do Brasil ainda é a dinâmica da organização territorial
do país?
Para
verificar este questionamento sobre a distribuição geografia da ocupação do
nosso território, precisamos observar um mapa que mostre a localização do
povoamento.
Como podemos observar, a tonalidade mais
escura mostra a concentração populacional na porção litorânea do Brasil.
Portanto, a dinâmica espacial iniciada no período colonial continua, mas com
outras dinâmicas de apropriação do espaço geográfico.
Atividade
1 Quais são os ciclos econômicos que
formaram o território brasileiro?
2 Observando o mapa, Densidade de
Povoamento, descreva a distribuição geográfica da população brasileira. Explique
as condições que provocaram essa configuração territorial.
Comentários
Postar um comentário