2º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 06/07/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 06/07,
segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de
aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o
expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e
planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
7 anos A, B e C do ensino fundamental.
Trabalhando conceitos:
Unidade Temática: Conexões e Escalas.
Habilidades: (EF07GE03A) Identificar e
selecionar, em registros histórico-geográficos, características dos povos
indígenas, comunidades remanescentes de quilombolas, povos das florestas e do
cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da
cidade em diferentes lugares e tempos.
Objetos de Conhecimento: Formação Territorial
do Brasil.
FORMAÇÃO DEMOGRÁFICA DO BRASIL: POVOS
ORIGINAIS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Vimos
na última aula que os ciclos econômicos moldaram o território brasileiro
organizando a distribuição geográfica das primeiras vilas e cidades, como também,
garantiu a expansão do território com as entradas do bandeirantismo rumo ao
oeste.
Agora
vamos estudar como esses movimentos promovidos pelos ciclos econômicos moldaram
a formaram a demografia do Brasil, ou seja, a população brasileira.
Para
entender a constituição da nossa demografia, primeiro temos que entender o
sentido do termo, população brasileira ou povo brasileiro. Brasileiro é uma
qualidade de nossa nacionalidade, ou seja, corresponde a uma determinada Nação
que possui um idioma, um território demarcado, um conjunto de regras e costumes
formando uma identidade cultural.
Agora
que sabemos o significado ser brasileiro, vamos pensar nas seguintes questões:
A
nação brasileira sempre existiu?
Se
a afirmação for negativa...
Quem
ocupava o nosso território antes da colonização?
São
questões importantes e complexas, porque existem poucos registros dos povos
indígenas, grande parte da cultura indígena foi perdida com o processo de
colonização, outro fato é modo de vida dos índios, pois as nações indígenas não
constroem edificações complexas e não registram sua história na escrita, são
povos conectados com a natureza e passam seus ensinamentos de forma oral.
Estimasse que na chegada dos portugueses em 1500, existia em média quase 10
milhões de índios, organizados em centenas de tribos que formavam diversas
nações, cada uma com sua língua e cultura específica. Grande parte dessas
tribos ocupavam a região costeira do Brasil, hoje restam apenas 300 mil
indígenas, grande parte localizada na região norte.
Para
ter uma ideia da grandeza dos povos indígenas antes da colonização, precisamos
observar o seguinte mapa.
Este mapa mostra os povos indígenas de
forma generalizada, ou seja, os povos de maior quantidade populacional e que
ocupavam uma extensão grande do território, mas existiam tribos menores
espalhadas em todo o território.
Os
Tupi-Guarani são os índios mais conhecidos, porque ocupavam quase toda a região
costeira do Brasil, o povo que mais sofreu com o processo de colonização.
Atualmente, na cidade de São Paulo existem remanescentes dos Tupis, estão
localizados na Reserva Ambiental do Pico do Jaraguá. Geralmente, os
remanescentes de tribos indígenas localizadas em regiões costeiras, perderam
grande parte de suas identidades culturais, vivem em condições precárias de
pobreza. Para compensar as perdas geradas no processo de colonização, o governo
brasileiro criou Reservas Indígenas concedendo territórios protegidos por lei,
mas essas terras geralmente são pequenas, não atendem integralmente o modo de
vida dos índios, além de serem ameaçadas constantemente pelo avanço do
desmatamento.
Quilombos e comunidades tradicionais.
No
final do século XVI os portugueses começaram a praticar o ciclo econômico do
açúcar, mantendo a produção nos engenhos do nordeste e do sudeste. Para garantir
uma produção lucrativa, utilizaram mão-de-obra escrava, grande parte dos
escravos eram trazidos da África, esse deslocamento populacional durou
praticamente três séculos. Neste período surgiram muitos Quilombos, vilarejos fundados
pelos escravos que conseguiam fugir dos domínios da Casa Grande, ou seja, fugir
dos domínios das Fazendas de Engenho. Para ter uma ideia da dimensão geográfica
dos Quilombos, precisamos observar o seguinte mapa.
Quilombos no Brasil
Atualmente os quilombos foram legalizados
e as terras foram concedidas aos povos de descendência africana. Medida
governamental que também expressa uma compensação pelo longo período de
escravidão sofrida pela população negra. Considerando que há uma grande disputa
por terra no Brasil, muitos quilombos ainda esperam pela legalização por parte
do governo. Os povos que vivem nos quilombos são constituídos por brasileiros
afrodescendentes que compartilham da cultura africana. Graças aos quilombos a
cultura africana foi preservada, porque na senzala, enquanto o africano e o
afro-brasileiro se encontravam aprisionados e escravizados, não podiam
expressar a sua cultura, eram obrigados a aprender a cultura do dominador, por
isso, há uma grande mistura cultural, mas essa mistura só foi possível a partir
da formação dos primeiros quilombos, quando os escravos se rebelavam e fugiam
dos engenhos, chamamos essa mistura cultural africana, europeia e indígena, de
sincretismo, um bom exemplo dessa mistura está expressada pela religião, o
Candomblé e a Umbanda, religiões que nasceram no Brasil mas agregaram muitos
rituais da cultura africana.
Essa
riqueza cultural foi mantida pelos quilombos, porque nesses vilarejos os negros
eram livres em plena escravidão, e mesmo com o fim da escravidão, os quilombos
continuaram exercendo seu papel de refugio cultural da liberdade, considerando
que o racismo continuou muito forte na sociedade brasileira.
A
população afro-brasileira sofreu muito, ocorreu uma grande mortalidade, após o
fim da escravidão no final do século XIX, os fazendeiros e os comerciantes não
queriam empregar os negros, muitos ficaram desempregados, sem lugar para morar,
em plena miséria, viviam como podiam, foi neste período que surgiu a favela, o
início das periferias brasileiras.
Apesar
da resistência da população negra, fugindo, formando quilombos, preservando sua
cultura, sobrevivendo perante a violência do racismo, atualmente grande parte
da população brasileira é pobre e vive nas periferias, ou seja, o efeito da
escravidão e do racismo ainda está aprisionando o povo brasileiro.
1 Observando o mapa dos quilombos é
possível afirmar que existe uma distribuição geográfica regular? Qual região
concentra mais territórios quilombolas, no interior ou no litoral brasileiro?
2 Observando o primeiro mapa, identifique
as tribos indígenas que ocupavam o território do Estado de São Paulo.
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