Prof. Me. Horácio - 7 ano A, B e C - Geografia


2º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 06/07/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 06/07, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

Até mais e bons estudos.






7 anos A, B e C do ensino fundamental.

Trabalhando conceitos:
Unidade Temática: Conexões e Escalas.
Habilidades: (EF07GE03A) Identificar e selecionar, em registros histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombolas, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes lugares e tempos.
Objetos de Conhecimento: Formação Territorial do Brasil.

FORMAÇÃO DEMOGRÁFICA DO BRASIL: POVOS ORIGINAIS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

            Vimos na última aula que os ciclos econômicos moldaram o território brasileiro organizando a distribuição geográfica das primeiras vilas e cidades, como também, garantiu a expansão do território com as entradas do bandeirantismo rumo ao oeste.
            Agora vamos estudar como esses movimentos promovidos pelos ciclos econômicos moldaram a formaram a demografia do Brasil, ou seja, a população brasileira.
            Para entender a constituição da nossa demografia, primeiro temos que entender o sentido do termo, população brasileira ou povo brasileiro. Brasileiro é uma qualidade de nossa nacionalidade, ou seja, corresponde a uma determinada Nação que possui um idioma, um território demarcado, um conjunto de regras e costumes formando uma identidade cultural.
            Agora que sabemos o significado ser brasileiro, vamos pensar nas seguintes questões:

            A nação brasileira sempre existiu?

            Se a afirmação for negativa...

            Quem ocupava o nosso território antes da colonização?

            São questões importantes e complexas, porque existem poucos registros dos povos indígenas, grande parte da cultura indígena foi perdida com o processo de colonização, outro fato é modo de vida dos índios, pois as nações indígenas não constroem edificações complexas e não registram sua história na escrita, são povos conectados com a natureza e passam seus ensinamentos de forma oral. Estimasse que na chegada dos portugueses em 1500, existia em média quase 10 milhões de índios, organizados em centenas de tribos que formavam diversas nações, cada uma com sua língua e cultura específica. Grande parte dessas tribos ocupavam a região costeira do Brasil, hoje restam apenas 300 mil indígenas, grande parte localizada na região norte.
            Para ter uma ideia da grandeza dos povos indígenas antes da colonização, precisamos observar o seguinte mapa.




Este mapa mostra os povos indígenas de forma generalizada, ou seja, os povos de maior quantidade populacional e que ocupavam uma extensão grande do território, mas existiam tribos menores espalhadas em todo o território.
            Os Tupi-Guarani são os índios mais conhecidos, porque ocupavam quase toda a região costeira do Brasil, o povo que mais sofreu com o processo de colonização. Atualmente, na cidade de São Paulo existem remanescentes dos Tupis, estão localizados na Reserva Ambiental do Pico do Jaraguá. Geralmente, os remanescentes de tribos indígenas localizadas em regiões costeiras, perderam grande parte de suas identidades culturais, vivem em condições precárias de pobreza. Para compensar as perdas geradas no processo de colonização, o governo brasileiro criou Reservas Indígenas concedendo territórios protegidos por lei, mas essas terras geralmente são pequenas, não atendem integralmente o modo de vida dos índios, além de serem ameaçadas constantemente pelo avanço do desmatamento.


Quilombos e comunidades tradicionais.
           
            No final do século XVI os portugueses começaram a praticar o ciclo econômico do açúcar, mantendo a produção nos engenhos do nordeste e do sudeste. Para garantir uma produção lucrativa, utilizaram mão-de-obra escrava, grande parte dos escravos eram trazidos da África, esse deslocamento populacional durou praticamente três séculos. Neste período surgiram muitos Quilombos, vilarejos fundados pelos escravos que conseguiam fugir dos domínios da Casa Grande, ou seja, fugir dos domínios das Fazendas de Engenho. Para ter uma ideia da dimensão geográfica dos Quilombos, precisamos observar o seguinte mapa.


Quilombos no Brasil



Atualmente os quilombos foram legalizados e as terras foram concedidas aos povos de descendência africana. Medida governamental que também expressa uma compensação pelo longo período de escravidão sofrida pela população negra. Considerando que há uma grande disputa por terra no Brasil, muitos quilombos ainda esperam pela legalização por parte do governo. Os povos que vivem nos quilombos são constituídos por brasileiros afrodescendentes que compartilham da cultura africana. Graças aos quilombos a cultura africana foi preservada, porque na senzala, enquanto o africano e o afro-brasileiro se encontravam aprisionados e escravizados, não podiam expressar a sua cultura, eram obrigados a aprender a cultura do dominador, por isso, há uma grande mistura cultural, mas essa mistura só foi possível a partir da formação dos primeiros quilombos, quando os escravos se rebelavam e fugiam dos engenhos, chamamos essa mistura cultural africana, europeia e indígena, de sincretismo, um bom exemplo dessa mistura está expressada pela religião, o Candomblé e a Umbanda, religiões que nasceram no Brasil mas agregaram muitos rituais da cultura africana.
            Essa riqueza cultural foi mantida pelos quilombos, porque nesses vilarejos os negros eram livres em plena escravidão, e mesmo com o fim da escravidão, os quilombos continuaram exercendo seu papel de refugio cultural da liberdade, considerando que o racismo continuou muito forte na sociedade brasileira.
            A população afro-brasileira sofreu muito, ocorreu uma grande mortalidade, após o fim da escravidão no final do século XIX, os fazendeiros e os comerciantes não queriam empregar os negros, muitos ficaram desempregados, sem lugar para morar, em plena miséria, viviam como podiam, foi neste período que surgiu a favela, o início das periferias brasileiras.
            Apesar da resistência da população negra, fugindo, formando quilombos, preservando sua cultura, sobrevivendo perante a violência do racismo, atualmente grande parte da população brasileira é pobre e vive nas periferias, ou seja, o efeito da escravidão e do racismo ainda está aprisionando o povo brasileiro.

1 Observando o mapa dos quilombos é possível afirmar que existe uma distribuição geográfica regular? Qual região concentra mais territórios quilombolas, no interior ou no litoral brasileiro?


2 Observando o primeiro mapa, identifique as tribos indígenas que ocupavam o território do Estado de São Paulo.

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