2º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 22/06/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade será até o dia 22/06, segunda-feira.
Até mais e bons estudos.
Até mais e bons estudos.
1 ano do ensino médio.
Trabalhando conceitos.
GLOBALIZAÇÃO E MIGRAÇÕES
Em
Geografia, pode-se afirmar que a globalização diz respeito à construção de
novos espaços e novas relações sociais desenvolvidas no mundo. Trata-se de uma
nova configuração geográfica que se superpõe aos territórios nacionais, por
vezes conflituosamente, outras em harmonia. Isso pode significar mudanças importantes
nos próprios Estados nacionais, com a presença, em seus territórios, de pontos de
rede de corporações transnacionais e de redes técnicas, propiciando um aumento extraordinário
da circulação de capital, de informações, de bens industriais e de serviços, em
escala mundial.
Essa
agilidade da circulação se dá porque os espaços globais são suportes ativos dos
processos socioeconômicos que ocorrem na escala mundial. Esses negócios são
alimentados pelo que há de mais avançado em tecnologias de produção e de
circulação. Assim, esses espaços da globalização se realizam como expressões
geográficas da Nova Ordem Mundial. Desvendar a lógica desses espaços, que
fundamentalmente se estruturam em forma de redes; conhecer os ritmos de suas
relações, cada vez mais aceleradas; e identificar os principais agentes que os
alimentam, como as corporações transnacionais, serão objeto desta Situação de
Aprendizagem (SÃO PAULO, 2017, p.74).
O
processo migratório se intensificou na globalização, isso ocorreu basicamente
por fatores estruturais que facilitam a migração global, o principal é a
evolução dos meios de transporte, outro fator é o político, pois o período do
pós-guerra iniciado em 1945 celebrou uma maior comunhão e interação entre as
nações que desenvolveram compromissos que de certa forma facilitaram as
migrações.
Como
visto na aula anterior, as migrações não são fluxos exclusivos do atual período
que vivemos, elas correspondem ao movimento de existência da humanidade, sempre
migramos, mas é preciso entender este conceito para que posamos fazer uma
analise mais cuidadosa dos fatos.
Migrar
é o deslocamento de um grupo populacional que parte de sua terra natal para
viver em terras estrangeiras, essa é a condição tradicional da migração
classificada como, migração permanente, mas existe outros tipos de migração,
como os deslocamentos sazonais que acontecem num curto período de tempo em que
o nativo retorna a sua terra natal, neste caso nos referimos aos turistas, mas
também existe os deslocamentos de trabalho temporário, mais comuns em migrações
internas por causa do custo da viagem. Portanto temos as migrações tradicionais
e as migrações sazonais, todas geram receitas e são importantes para o
funcionamento da economia.
Mas
quais são as causas que impulsionam as migrações? Por que as pessoas decidem
viver em terra estrangeira?
Bom...
Podemos pontuar três motivos, econômico, político e salubridade. O primeiro
corresponde a necessidade básica de manter o trabalho e o sustento da família,
caso não haja emprego na terra natal, as pessoas decidem migrar para regiões
onde há mais ofertas de emprego, o segundo está associado aos conflitos e
guerras que geram insegurança as populações que vivem nesta situação, por isso
decidem migrar para regiões fora do alcance das guerras, esse tipo de migração
é muito comum na África e na Ásia, onde há um grande percentual de refugiados,
por ultimo temos as migrações causadas por algum tipo de moléstia, epidemia que
afeta determinada região sem estrutura para cuidar da população, assim as
pessoas decidem migrar para tentar sobreviver longe da moléstia, esse tipo de
migração é muito comum na África, onde grande parte dos países não possuem
infraestrutura sanitária básica para conter o problema.
A
partir da década de 1970 do século XX com a entrada do neoliberalismo, iniciou
um processo de restrição as migrações, as potências econômicas e a maioria dos
países desenvolvidos criaram práticas burocráticas restritivas à entrada de
migrantes em seus territórios gerando sérios problemas para as populações. Com
a política de restrição generalizada a migração, a quantidade de migrantes ilegais
aumentou acirrando ainda mais a tensão política entre os países do Norte rico e
do Sul pobre.
O
neoliberalismo, pensamento político e filosófico do capitalismo contemporâneo,
mostrou-se contraditório, pois defende a liberdade do mercado e a menor intervenção
do Estado nas práticas comerciais, produtivas e de circulação, por outro lado,
intensifica a ação do Estado na restrição e regulação dos deslocamentos de
pessoas, essa prática contraditória é conhecida como protecionismo. A ONU em
conselho deliberativo proibiu as práticas protecionistas abusivas que podem
promover monopólio e gerar guerras de proporções mundiais. Porém, o argumento
utilizado pelas potências é a defesa de seus territórios contra um inimigo
comum, o Terrorismo, com base neste argumento, a Europa e os EUA fecham suas
fronteiras dificultando a entrada de migrantes.
Grande
parte dos fluxos migratórios ocorrem dentro do próprio continente, pois uma
viagem intercontinental é muito cara, mas com a redução dos custos de passagens
áreas já é possível identificar um fluxo global considerável de migrantes.
Para
entender a dinâmica das migrações vamos observar o seguinte mapa:
Podemos observar que os fluxos estão
concentrados em três regiões específicas, América do Norte, Europa e Oriente
Médio, vamos entender num aspecto geral por que isto acontece. Percebam que os
maiores fluxos estão concentrados nas regiões mais ricas, outro fator é a maior
quantidade de migrantes em deslocamento dentro do continente, intra-regional,
com exceção do fluxo Europa-EUA, isso ocorre porque as viagens por terra e
marítimas de curtas distancias são mais baratas. Mas o que existe de tão
valioso nessas regiões para concentrarem os fluxos de migrantes? Na América do
Norte temos a superpotência EUA que absorve grande parte da mão-de-obra
estrangeira em vários setores da economia, na Europa existe quatro potências
econômicas (Reino Unido, França, Alemanha e Itália) que também absorvem parte
considerável da mão-de-obra estrangeira e por fim temos o Oriente Médio, região
que adquiriu riqueza a partir da produção de petróleo e apresentou um acelerado
crescimento econômico com desenvolvimento urbano e administrativo, requerendo
muita mão-de-obra.
Os
problemas gerados pelas políticas restritivas ao processo migratório são
perversas e de cunho conservador, geram preconceitos a partir da xenofobia e do
racismo com discursos ultra-nacionalistas, os argumentos para sustentar esse
tipo de discriminação gira entorno da economia, discursos como, “os
estrangeiros roubam nossos empregos”, “os sistemas públicos estão
sobrecarregados por causa dos imigrantes”, são alguns exemplos da violência
sofrida pelos imigrantes.
Atividade
1-Observe o mapa de migrações e localize o
maior fluxo migratório identificando sua origem e destino.
2-Observando o mesmo mapa. Indique qual é
o percentual de imigrantes da população brasileira. Explique essa ocorrência.
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