Profª Verônica - Português - 1C, 1D, 1E, 1F, 1G - Produção de texto: Artigo de opinião.


Profª Verônica
Matéria: Português
Turma: 1C, 1D, 1E, 1F, 1G
Entrega: 29/06
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas e perguntas: nos comentários.

Esta atividade é de produção de texto: Artigo de opinião.

Produza um texto DE SUA AUTORIA no formado de Artigo de opinião (já foi estudado em sala), de 10 a 30 linhas, com o tema: O COMPORTAMENTO DA POPULAÇÃO EM FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19

Enviar para meu e-mail em ARQUIVO WORD.
Lembre-se: a produção do texto é sua, não deve haver cópia.

Relembrando:

Seu objetivo é convencer o leitor em relação a forma de pensar do autor do texto.
É essencial conhecer bem o tema sobre o qual está falando e também as circunstâncias em que se deram tal fato, pois só assim poderá formular argumentos consistentes e defender a sua tese (a sua opinião).

Antes de escrever o seu artigo, leia diferentes pontos de vista sobre o tema e anote os argumentos que lhe chamaram a atenção. Eles podem ser úteis para você fundamentar o texto que irá desenvolver, seja apoiando e defendendo a mesma ideia ou refutando e apresentando outros argumentos nesse sentido.

Para escrever seu artigo de opinião, deve-se sempre lembrar de quem está do outro lado, ou seja, o leitor. Use sempre linguagem adequada ao seu perfil, com estilo formal porém simples.

Desenvolver os argumentos anotados anteriormente de forma consistente é essencial. Saiba antes qual a ideia que deseja transmitir, seja o assunto que for.

Assim como outros gêneros textuais com objetivo similar, o artigo de opinião deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na introdução devemos dizer claramente do que trata o texto, para logo em seguida, em outro parágrafo, passar ao seu desenvolvimento. Por fim, a conclusão, que pode ser definitiva ou então levar o leitor a refletir e chegar as suas próprias conclusões.

Algumas dicas para se construir um bom artigo de opinião são: 
Tema e título atrativos (lembrando que não são a mesma coisa);
Definir bem seu argumento;
Sustentar sua opinião;
Adeque a sua linguagem ao leitor;
Conclua confirmando a ideia principal.

Diferenças entre o texto dissertativo-argumentativo e o artigo de opinião


Basicamente, a diferença entre o texto dissertativo-argumentativo e o artigo de opinião está:
no vocabulário: enquanto o primeiro é impessoal, o segundo é em primeira pessoa;
na estrutura: o primeiro traz mais claramente a divisão entre introdução, desenvolvimento e conclusão, já o segundo gênero, costuma ser mais extenso.
Contudo, ambos apresentam um problema, cuja solução o autor deve apresentar na conclusão. Essa deve ser possível de ser realizada e não algo como “vamos nos conscientizar”, mas sim ” de que” se conscientizar e “como”.
Em qualquer um dos dois gêneros, argumentos de autoridade (pesquisas, reportagens, estudos realizados sobre o assunto) dão maior peso ao texto. Contudo, se você não sabe citar seguramente a fonte ou mesmo o argumento, evite -o para não demostrar insegurança.
Lembrando que, enquanto o texto dissertativo geralmente é utilizado com objetivo avaliativo e acadêmico, o artigo de opinião é muito utilizado em veículos de comunicação em massa, como jornais e revistas.

Conclusão: É extremamente importante saber do que se fala, estar bem informado e construir bem seus argumentos. A estrutura do texto e sua linguagem também devem ser adequadas, além do cuidado com a norma culta da língua.

Modelo de artigo de opinião:

            No regime de sobrevivência de qualquer sociedade a água é tida como um dos elementos indispensáveis. Em sociedades antigas, como a Egípcia ou a Mesopotâmica, as chuvas eram recebidas com festas, uma vez que ocasionavam a cheia dos rios e assim a fartura das pessoas que viviam em suas proximidades.            Atualmente, não podemos atribuir um caráter tão alegre às chuvas, ao menos em grande parte do Brasil. Em função da falta de planejamento nos sistemas imobiliário e de infra-estrutura, um processo chuvoso que deveria naturalmente ser benéfico e não causar danos acabou se transformando em um dos principais problemas para as pessoas que viviam nas cidades atingidas. Em função da dificuldade de escoamento das águas das chuvas, diversos centros urbanos chegam a ficar completamente alagados durante períodos chuvosos. Tais alagamentos, aliados ás enchentes, trazem consigo não apenas prejuízos físicos (destruição de casas, deixando milhares de pessoas desabrigadas), mas também danos biológicos ao homem, uma vez que contribuem para a proliferação de doenças, especialmente através de transporte de lixo e de substancias infectadas por causadores de enfermidades, que por sua vez podem até causar a morte. É interessante notar que as regiões mais atingidas pelos fenômenos acima citados configuram-se em grandes centros.            Desta maneira, deve-se promover um estudo mais aprofundado que auxilie na dinâmica habitacional crescente, de maneira a evitar que água fique impossibilitada de ser escoada. Nas áreas que já sofrem com o problema, devem ser construídas obras que solucionem o mesmo, tais como os córregos, que servem para transportar a água das chuvas. 
Autor: Felipe Augusto de Medeiros Cabral


Comentários