Prof.Raquel - Historia - 7A e 7B
Entregar atividade por e-mail: rcandidosilva@prof.educacao.sp.gov.br
Data para entregar: 20/06/2020 ( Obs: aceito atividade ate o dia 21/06 /2020) 

Saberes e Técnicas das Sociedades Africanas e Americanas

Os povos africanos do sul desenvolveram diversas formas artísticas ligadas, principalmente, às suas religiões. Trata-se de artefatos, como máscaras, trançados de corda, estatuetas e outros, esculpidos em madeira, pedra ou confeccionados com tecidos. O simbolismo dessas formas artísticas remete às divindades ou a elementos do cotidiano e têm significados diferentes para cada povo, representando o sagrado, o profano ou ações que fazem parte da cultura, como a guerra e a coleta de alimentos (a maioria das tribos subsaarianas possuía uma vida nômade, baseada na caça e na coleta, antes da chegada dos europeus ao continente).

As máscaras são elementos da cultura africana que unem as artes plásticas e a religiosidade.


Os povos africanos realizaram comércio de suas um mercadorias entre a Europa e a Ásia, muito antes dos europeus realizarem a colonização do continente americano.
As caravanas de comerciantes cruzavam o continente africano pelo deserto do Saara, a fim de levar os produtos, como sal, noz de cola e metais preciosos, de um lugar a outro. Assim surgiram cidades e aldeias, e este caminho ficou conhecido como Rota do Sal.
Com o crescimento das rotas pelo Saara, a oriqueza e poder de alguns reinos foram se intensificando, por possuírem o controle e acesso aos bens desejados pelos comerciantes. Entre os séculos VI e XV, surgiram e se consolidaram os reinos do Mali, Gana e Songai, na África Ocidental. Também nesse período, o comércio de mercadorias e a troca de culturas teve um grande destaque com a entrada do  islãmismo no continente africano.

AS CIVILIZAÇÕES PRÉ- COLOMBIANAS

Na América pré-colombiana viviam de povos nômades até civilizações avançadas, que deixaram construções magníficas, mas foram arrasados pelos colonizadores.

OS ASTECAS: 
Os astecas habitavam a atual região da Cidade do México. Eram organizados numa teocracia, sistema político baseado na crença de que o imperador seria uma espécie de encarnação dos deuses. Tinham uma divisão social hierarquizada, onde as camadas mais baixas prestavam serviços em obras públicas.

A economia dos astecas era baseada na agricultura, acima de tudo o milho, pimenta, tomate e cacau. Possuíam religião politeístas e realizavam sacrifícios humanos para agradar aos deuses e pedir por fertilidade.

A capital do império asteca era Tenochtitlan, agora o local da Cidade do México. Outras cidades de destaque foram Tenayuca, Azcapotzalco, Texcoco, Colhuacan, Tlacopan, Chapultepec, Coyoacán, Xochimilco e Chalco. Eles construíram também grandes pirâmides.

OS INCAS: 
O império inca se localizava na região atual do Peru, Bolívia, Chile e Equador. Tais povos tinham uma economia baseada na agricultura, além disso eram detentores de um razoável sistema de estradas. Sua sociedade era hierarquizada, bastante rígida e, além disso, um fato interessante: não havia propriedade privada, isto é, tudo pertencia ao Estado e à figura divina do imperador.

Os incas tinham um conhecimento muito avançado de arquitetura. Construíram Machu Picchu, cidade a mais de 2.400 metros de altitude e que até hoje mantém suas bases preservadas. Eles cultuavam o deus Sol (Inti), contudo tinham alguns animais como sagrados.

OS MAIAS:
Os maias habitavam uma região formada pelos atuais territórios da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do México). Utilizavam hieroglifos, o que dificultou o estudo dos historiadores, razão pela qual é a civilização de menor número de informações.

Eles tinham uma sociedade rígida, porém hierarquizada. As camadas mais baixas pagavam impostos para o imperador, que era considerado um ser divino (teocracia). Sua economia se baseava na agricultura, principalmente no cultivo do milho, alimento que era considerado sagrado segundo as tradições maias.

A arquitetura maia era desenvolvida e ostentava obras grandiosas, de excelente qualidade e com grande variedade e beleza de formas. Destaque para a cidades como Chichén Itzá, Tikal e Uxmal.
CURIOSIDADE:

Os incas tinham o maior império da América pré-colombiana, mas não deixaram uma língua escrita.

Os astecas gostavam de música, dança e canto. Usavam estas expressões artísticas, por conseguinte, nos funerais, casamentos e festividades religiosas.

Muitas línguas maias são faladas ainda hoje. O Rabinal Achí, uma obra literária na língua achi, foi declarada uma obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2005).

ATIVIDADES:

QUESTÃO 1

As máscaras sempre vão nos apresentar algo marcante para cada povo, quais são as características mais marcantes?

QUESTÃO 2

O que proporcionou o surgimento das cidades e aldeias?

QUESTÃO 3
Estas cidades eram, respectivamente, a capital dos impérios asteca e inca:
(A) Cuzco e Tenochtitlan.
(B) Tikal e Palenke.
(C) Tlaxcala e Machu Picchu.
(D) Tenochitlan e Cuzco.

QUESTÃO 4
Qual é a base da economia dos Astecas?

QUESTÃO 5
Quem construiu a cidade de Machu Picchu, que ficou reconhecido como um povo muito avançado na arquitetura?

Comentários