2º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 15/06/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social:
atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio
do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade será até o dia 15/06, segunda-feira.
Até mais e bons estudos.
Até mais e bons estudos.
6 ano do ensino fundamental.
Trabalhando conceitos.
REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
O
espaço geográfico é o nosso habitat, é o espaço ocupado e transformado pela
humanidade, sua ocupação e transformação apresenta duas dinâmicas, a antrópica
(ação humana) e a natural (forças da natureza). Nas aulas anteriores vimos que essas
dinâmicas produzem diversas paisagens.
Nossa
sobrevivência depende da capacidade de organizar e localizar os recursos que a
natureza nos oferece, estamos em constante movimento, trabalhando e construindo
novas paisagens. A cadeia de produção representada pelos três setores da
economia mostra de forma simples os caminhos que precisamos percorrer para
manter a economia funcionando, ou seja, para um simples caderno chegar até a
nossa mesa de trabalho, foi necessário percorrer uma longa cadeia produtiva, do
local onde foi extraído sua matéria prima até as prateleiras das lojas.
Percebam que todo este movimento segue uma trajetória pelo espaço geográfico.
Mas
como sabemos onde estão as coisas que precisamos? Como sabemos onde está a
matéria prima do caderno? Como sabemos onde está o seu local de produção? Como
sabemos onde está o local de sua comercialização? Como sabemos a localização de
todas essas coisas?
É claro que no atual estágio de nosso
desenvolvimento tecnológico podemos comprar o caderno sem sair de casa,
poderíamos então afirmar que estas questões são desnecessárias, pois estamos em
posse do caderno sem precisar se deslocar até a loja mais próxima. Não temos
essa necessidade, mas outras pessoas fazem isso por nós.
Por
isso precisamos ordenar as coisas que existem no espaço geográfico, precisamos
localizar com precisão todos os recursos que estão na superfície terrestre.
Essa organização é feita a partir dos Mapas. Sabemos que a principal função do
mapa é a localização das coisas, mas também pode ser usado como registro para
uma leitura mais ampla da realidade
Nas
grandes cidades e em áreas urbanizadas fica difícil perceber a importância da cartografia
para vida cotidiana. Estamos acostumados a nos orientar por outros por
referências da própria paisagem urbana, como uma praça, um parque, um prédio,
ou seja, dificilmente pegamos um mapa para determinar nossa trajetória, quando
precisamos ir para outro bairro desconhecido, usamos o sistema de logradouros,
nome de ruas, avenidas e o número do endereço de destino, deste modo, quando as
distâncias aumentam, precisamos usar os mapas. Portanto, a utilidade dos mapas
é cotidiana, tão cotidiana que as vezes não percebemos que lemos os mapas
constantemente, pois o endereço das ruas e o famoso GPS (Sistema de
Posicionamento Global) são sistemas de base cartográfica.
Formas de representar e registrar o espaço
geográfico.
Existem várias formas de
representar o espaço geográfico, mas todas elas possuem o mesmo propósito,
estabelecer uma perspectiva mais ampla de nossa percepção do espaço para
organizar e determinar a localização dos elementos geográficos. Por exemplo,
podemos subir no ponto mais alto do relevo de nosso bairro e tirar uma
fotografia de sua paisagem, para a partir desta fotografia produzir um mapa,
mas isto não é necessário, pois podemos utilizar uma ferramenta muito útil que
está na palma das nossas mãos, o Google Maps:
Imagem de Satélite do Tucuruvi
Percebam que a imagem mostra
todos os elementos do espaço geográfico do bairro, as cassas, os prédios, as
praças, as ruas e outros objetos menores, sobre a imagem está o nome das ruas,
avenidas e dos principais pontos de referência como a Estação de Metro do
Tucuruvi. A imagem dificulta a leitura do espaço geográfico para a localização
porque os objetos se sobrepõem ao principal referencial de localização, as
ruas, por isso precisamos limpar a imagem e selecionar apenas a informação
necessária para otimizar o exercício da localização, ao fazer isso, estamos
produzindo um mapa, procedimento que pode ser feito de forma automática no
Google Map apertando o botão que fica no canto inferior esquerdo da tela.
Mapa do Tucuruvi
A principal diferença do mapa em
comparação a imagem de satélite é visual, ou seja, o mapa seleciona o que deve
aparecer na carta, neste caso, as ruas e alguns pontos de referência como
estabelecimentos comerciais e a estação do metrô foram destacados deixando a
carta mais limpa, isso facilita a leitura e a interpretação do mapa. Como o
objetivo deste mapa é mostrar a distribuição geográfica das ruas, não houve a
necessidade de escrever uma legenda.
Principais elementos da escrita de um
mapa.
O
mapa é uma carta que determina a localização dos elementos geográficos a partir
de técnicas de Orientação relativa (pontos cardeais), Orientação absoluta
(coordenadas geográficas), Escala (proporção das distancias), Legenda (símbolos
dos elementos mapeados) e do Título (fenômeno cartografado). Considerando essa
estrutura básica, podemos observar o mapa de nossa cidade, ou seja, o município
de São Paulo que tem uma área bem maior em comparação ao nosso bairro, deste
modo, os objetos que podem ser observados na imagem de satélite apresenta maior
limitação de detalhes, não é possível observar as ruas e os edifícios, mas
sabemos que eles estão ali, por isso o Mapa é muito importante, porque nos
permite selecionar e localizar com exatidão qualquer objeto na superfície
terrestre mesmo não podendo visualizá-lo em tamanho real.
Mapa da cidade de São Paulo
No mapa da nossa cidade podemos observar
que ele apresenta todos os elementos de uma escrita cartográfica, temos no
canto inferior direito a Rosa dos Ventos indicando a direção norte (Orientação
Relativa), ao seu lado temos a Escala Gráfica onde cada barra mostra a medida
de 6 Km (2 cm medidos na régua), temos logo acima a Legenda mostrando os
símbolos de três informações mapeadas (Subprefeituras, Região e Distrito) e no
topo do mapa o seu Título (Regiões, Subprefeituras e Distritos do Município de
São Paulo).
Percebam
que há uma grande diferença entre o mapa e a imagem, no mapa conseguimos ler o
espaço geográfico localizando os elementos e fenômenos geográficos ao mesmo
tempo que mantemos a orientação dessa localização. Portanto, o mapa é um
registro organizado da posição geográfica de qualquer objeto na superfície
terrestre em variadas escalas de pequenas áreas até grandes áreas.
Atividades
1 Usando o Google Maps, localize a nossa
Escola, a partir desta localização obtenha dois produtos geográficos, uma
imagem de satélite e um mapa de ruas, procure centralizar o prédio da Escola,
de modo que ela fique no centro da imagem e no centro do mapa. Tire um Print
das imagens e cole na resposta colocando o título correspondente: Imagem de
Satélite da E.E Alfredo Inácio Trindade / Mapa de Ruas do perímetro da E.E
Alfredo Inácio Trindade.
2 A partir da leitura do mapa de ruas da
nossa escola, descreva os principais pontos de referência (praça, comércio,
ruas, avenidas...) em seu perímetro.
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