Professor Horácio - 7 ano A, B e C - Geografia


2º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.
Professor Horácio José de Souza Neto.
Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 15/06/2020

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social: atividades vinculadas as aulas que foram desenvolvidas no início e intermédio do 1°bimestre.
OBS: as atividades estarão agregadas ao email institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.


Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade será até o dia 15/06, segunda-feira.
Até mais e bons estudos.

7 ano do ensino fundamental.

Trabalhando conceitos.

DOMÍNIOS E BIOMAS FLORESTADOS DO BRASIL: O CASO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SERRA DA CANTAREIRA




Esta fotografia registra a paisagem da cidade de São Paulo, uma bela vista captada no trajeto do Núcleo da Pedra Grande do Parque Estadual da Serra da Cantareira, núcleo situado bem próximo a nossa Escola, localizado no Bairro do Tremembé.
            Temos o privilégio de residir na região de domínio da Serra da Cantareira, ou seja, podemos apreciar, observar e estudar um dos maiores remanescentes de paisagem florestal do Bioma da Mata Atlântica que correspondo ao Domínio Morfoclimático dos Mares de Morros. A nomenclatura, Mares de Morros, faz uma alusão a forma do nosso relevo, uma paisagem dominada por uma quantidade infindável de morros em formato de meias laranjas (mamelonares), relevo característico da região litorânea do Brasil. A constatação do relevo de planaltos dominado por Serras e Morros em nossa cidade se dá por dois fatores, o primeiro e visual e está no horizonte marcado pela silhueta da Serra no horizonte da Zona Norte, o segundo fator é o percurso acidentado que o paulistano está acostumado a trafegar, muitas ladeiras e poucas áreas planas para trafegar. As planícies estão restritas aos fundos de vales e as margens dos rios de nossa cidade, nessas áreas estão concentrados os comércios e grande parte da população, onde mantemos a circulação de nossa produção pelas rodovias (Marginal Tietê, Pinheiros Dutra e Fernão Dias). Portanto, a cidade de São Paulo foi construída sobre os principais vales e planícies fluviais da Mata Atlântica.

Mata Atlântica: desmatamento





O primeiro mapa faz um registro da ocupação original da Mata Atlântica no Brasil, ela ocupava praticamente todo o litoral do Brasil com exceção da Região Norte, correspondia ao segundo maior Bioma do nosso território, seu desmatamento foi o mais acelerado e devastador durante os séculos de colonização e da recente urbanização do país, todos os grandes ciclos econômicos prosperaram a partir do uso dos recursos naturais deste bioma, mas as atividades que de fato devastaram a cobertura vegetal da Mata Atlantica foram as monoculturas da Cana-de-Açucar e do Café, recentemente a expansão urbana, sobretudo a partir das décadas de 1960 até 1980 também foi a grande responsável pela destruição desde Bioma. As áreas mais preservadas da Mata Atlantica estão localizadas na faixa litorânea Sul – Sudeste entre os Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Mata Atlântica
Uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies. O bioma abrange uma área de aproximadamente 15% do total do território brasileiro, que inclui 17 Estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe – dos quais 14 são costeiros.
Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente e, desses remanescentes, 80% estão em áreas privadas. A Mata Atlântica abriga cerca de 70% da população, sete das nove maiores bacias hidrográficas do país e três dos maiores centros urbanos do continente sul-americano. A floresta possibilita atividades essenciais para a nossa economia, como a agricultura, a pesca, a geração de energia, o turismo e o lazer.
Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – Estado de São Paulo. Disponível em: <https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2018/05/venha-comemorar-o-dia-da-mata-atlantica/>. Acesso em: 31 out. 2019.

Mata Atlântica no Estado de São Paulo: desmatamento.


Como observado no mosaico de mapas, o nosso Estado era ocupado em sua totalidade pela Mata Atlântica, mas o processo de ocupação do território e o desenvolvimento dos ciclos econômicos reduziram e até mesmo extinguiu este Bioma no Oeste Paulista, apenas a região litorânea e costeira ainda apresenta remanescentes florestais primários, o principal fator dessa permanência é o relevo, as áreas mais altas com encostas íngremes são de difícil acesso e inviabilizaram a construção de cidades, atualmente as tecnologias da engenharia moderna permitem a ocupação desses remanescentes, mas felizmente estão protegidos pela Lei Ambiental do Zoneamento das Unidades de Conservação criadas nas últimas décadas do século XX.

            Mesmo com a grande proporção do seu desmatamento, a Mata Atlântica apresenta a maior concentração de biodiversidade por Km quadrado em comparação a outras paisagens florestadas do mundo, também é responsável pela manutenção de nossos mananciais. Nossa cidade é abastecida por água potável que nasce na Serra do Mar, Serra da Cantareira e Serra da Mantiqueira, ou seja, grandes sistemas fluviais mantidos pela paisagem natural da Mata Atlântica, por isso a sua preservação é de extrema importância para a nossa cidade.
           
ATIVIDADES

            1 De acordo com o primeiro mapa da ocupação original da Mata Atlântica, indique os estados que apresentam praticamente a totalidade do seu território ocupado por esse Bioma.

            2 Quais são os fatores que explicam a preservação da Mata Atlântica na Serra da Cantareira? 


Comentários