Professor Igor - 3ºA - Língua Portuguesa (Paródias e o Movimento modernista)

Professor Igor - Língua Portuguesa
3ºA
Assunto: Paródias e Movimento Modernista ( Vanguardas Europeias)


                                                             Atividade III

1) (ENEM) Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:

TEXTO 1

Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai Carlos! Ser “gauche na vida”

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964.


TEXTO 2

Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim.

BUARQUE, Chico. Letra e música. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 

TEXTO 3

Quando nasci um anjo esbelto
Desses que tocam trombeta, anunciou:
Vai carregar bandeira.
Carga muito pesada pra mulher
Essa espécie ainda envergonhada.

PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986

Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade em relação a Carlos Drummond de Andrade por:

a) reiteração de imagens
b) oposição de ideias
c) falta de criatividade
d) negação dos versos
e) ausência de recursos

2) Compare os textos e expresse SEUS comentários sobre a relação dialógica (se é que há) existente entre elas, enfatizando, sobretudo, se se trata da paráfrase ou da paródia, conforme o tema foi estudado na aula anterior do CMSP:

Texto I
Meus oito anos

Oh ! que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais !
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
[...]
Casimiro de Abreu


Texto II
Meus oito anos

Oh que saudades que eu tenho
Da aurora de minha vida
Das horas
De minha infância
Que os anos não trazem mais
Naquele quintal de terra!
Da rua de Santo Antônio
Debaixo da bananeira
Sem nenhum laranjais

                       Oswald de Andrade

3)(Enem)
Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas:

a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.
c) representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.
d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.
e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.

4)( ENEM) 
soldados jogando cartas Enem
As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma:

a) uniformidade de tons como crítica à industrialização.
b) mecanização do homem expressa por formas tubulares.
c) aproximação impossível entre máquina e homem
d) imagem plana para expressar a industrialização.
e) abordagem sentimentalista do homem.

AS VANGUARDAS EUROPEIAS

    Ao se iniciarem os anos 1900, a Europa suportava a herança do final do século XIX, caracterizada por duas situações antagônicas, mas complementares: a grande euforia gerada pelos avanços técnico-científicos( a eletricidade por exemplo) e pelo progresso industrial e o pessimismo causado pelas consequências desse avanço burguês-industrial ( uma disputa cada vez mais acirrada pelo domínio dos mercados fornecedores e consumidores, que resultaria na Primeira Guerra Mundial. Assim, contrastando com o clima eufórico da burguesia, também vamos encontrar o pessimismo característico do fim do século, representado pelo decadentismo simbolista.

   Essa contradição cria um clima propício para a efervescência artística. Preocupadas em dar uma nova interpretação para a realidade, surgem, então, várias tendências: FUTURISMO, EXPRESSIONISMO, CUBISMO, DADAÍSMO, SURREALISMO.  A essa multiplicidade de tendências - os vários -ísmos - convencionou-se chamar VANGUARDA EUROPEIA.

 5)   Assista ao vídeo para ilustrar essas correntes que influenciaram a arte e a literatura no início do século XX e responda o que foi cada corrente de vanguarda e seus principais representantes:     https://youtu.be/3xUjHZO0yXw

Data da devolutiva: Até 29/06, por e-mail igorlopesferreira@prof.educacao.sp.gov.br
Cada questão valerá 2 pontos.   
Qualquer dúvida no que tange às Vanguardas Europeias estarei a disposição.

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