Professora: Lucielma
Disciplina: Língua Porguesa
Série: 2ªF Ensino Médio
Assunto: Romantismo e as suas fases
Data: 06/07/2020
Olá estudantes!
Desejo que estejam bem!
Vamos aprofundar os estudos sobre o Romantismo, quais os principais escritores desse movimento literário e quais obras se consagraram nesse período. Leiam com atenção e respondam as questões.
Dúvidas postem nos comentários do blog ou enviem e-mail.
Bom estudo!
Se cuidem!
Devolutiva, correção da atividade enviada até 13 /07/2020.
Enviar via e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br
Resumo sobre o Romantismo
O Romantismo é um movimento
estético e cultural que predominou no Ocidente durante o final do século
XVIII e início do século XIX. No Brasil, a escola romântica teve como
principais autores, entre outros, José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves.
·
Em 1774,
o escritor Goethe lança o livro Sofrimentos do jovem Werther,
obra que funda o Romantismo na literatura;
·
Em 1836,
publica-se Suspiros Poéticos e Saudades, livro
de Gonçalves de Magalhães que inaugura o Romantismo no Brasil;
·
Na primeira geração
romântica, tem-se José de Alencar e Gonçalves Dias como maiores
expoentes;
·
Álvares
de Azevedo é o principal autor do Ultrarromantismo brasileiro;
·
Com uma
obra com forte tom abolicionista, Castro Alves é o grande nome da terceira geração do
Romantismo brasileiro.
Fases
O Romantismo brasileiro na
literatura é um movimento complexo e não é
possível construir uma teoria única que dê conta de todos os detalhes que
envolvem a obra de cada autor. Por isso, é possível dividir tal estética em
três fases ou gerações, cada qual com seus escritores e características
predominantes.
Primeira geração romântica
A
primeira geração romântica é intitulada “indianista”. Isso porque nela se elege a figura
do índio como herói do mito de formação da sociedade brasileira. De fato, uma
das principais bandeiras dessa fase é o forte tom nacionalista, que procura
refundar a identidade cultural brasileira.
Essa
refundação, é bom lembrar, tem total relação com o contexto histórico da época,
marcado pela chegada da família real ao Brasil, em 1808, e pela independência
do país, em 1822. Os principais autores dessa geração são, na prosa, José de
Alencar; na poesia, Gonçalves Dias.
⇒ Principais características:
·
A
figura do índio é construída como a de um herói nacional;
·
Apresenta
forte nacionalismo;
·
Valoriza
a natureza brasileira;
·
Sofre
influência da chegada da família real ao Brasil (1808);
·
Possui
diálogos com o processo de Independência do Brasil (1822).
• Principais autores e obras
Os principais
autores da geração indianista e seus respectivos livros que dialogam com as
bandeiras dessa fase do Romantismo são:
♦ Gonçalves Dias
·
Primeiros Cantos (1846)
·
Segundos Cantos (1848)
·
Últimos Cantos (1851)
·
Os Timbiras (1857)
♦ José de Alencar
·
O Guarani (1857)
·
Iracema (1865)
·
Ubirajara (1874)
Segunda geração romântica
A
segunda geração romântica é marcada por um intenso sentimentalismo e uma perspectiva bastante
egocêntrica acerca da vida. Em outras palavras, nas obras dessa fase,
encontra-se uma exagerada valorização das experiências pessoais – até mesmo
algumas consideradas imorais ou grotescas –, e a idealização de sentimentos,
como o amor e a tristeza, está muito presente.
Por
essa razão, é comum chamar tal geração de ultrarromântica. Álvares de Azevedo é o principal autor do
grupo, que conta também com nomes como o de Casimiro de Abreu. Por ser possível
perceber referências claras ao estilo de Lord Byron, escritor romântico inglês,
a segunda geração romântica também é chamada de byroniana.
⇒ Principais características
·
Presença
de intenso sentimentalismo;
·
Predominância
do egocentrismo;
·
Tematização
do amor, da tristeza e, em alguns casos, do grotesco;
·
Influência
do escritor inglês Lord Byron.
• Principais autores e obras
Os principais
autores da segunda geração romântica e suas respectivas obras são:
♦ Álvares de Azevedo
♦ Álvares de Azevedo
·
Macário (1852)
·
Lira dos vinte anos (1853)
·
Noite na taverna (1855)
♦ Casimiro de Abreu
·
As primaveras (1859)
Terceira geração romântica
A terceira
geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social.
Nesse sentido, a obra de Castro Alves é considerada o principal expoente dessa
vertente, pois, em seus poemas, o autor denuncia a escravidão praticada no
Brasil e constrói um forte discurso abolicionista.
Para além
disso, é interessante lembrar que a idealização amorosa – ou seja, a presença
de um sentimentalismo irrealizável – diminui significativamente nessa geração,
que passa a representar o amor enquanto sentimento real, possível e, em muitos
casos, já realizado. Outros nomes da fase são geração “condoreira”, “social”,
ou “hugoana” (em virtude da influência do escritor francês Victor Hugo).
⇒ Principais características
·
Presença
de forte tom de denúncia social, principalmente, acerca da escravidão;
·
Afastamento
da idealização amorosa praticada pelas outras gerações.
⇒ Principais autores e obras
O principal autor dessa fase e suas
principais obras foram, respectivamente:
♦ Castro Alves
♦ Castro Alves
·
Espumas Flutuantes (1870)
·
Os Escravos (1883)
Análise
Leia com atenção os excertos
das obras a seguir e responda:
TEXTO
A lua
cresceu. Três sóis havia que Martim e Iracema estavam nas terras dos
pitiguaras, senhores das margens do Camucim e Acaracu. Os estrangeiros tinham
sua rede na vasta cabana de Jacaúna. O valente chefe guardou para si o prazer
de hospedar o guerreiro branco. Poti abandonou sua taba para acompanhar seu
irmão de guerra na cabana de seu irmão de sangue, e gozar dos instantes que
sobejavam(1) para a amizade, no coração do guerreiro do mar. (ALENCAR, José de. Iracema)
(1) sobejar: sobrar
(2) excerto. fragmento,
extrato, trecho
Questão
1
Com relação ao
“tempo da narrativa”, ocorrem no romance Iracema dois “tempos”: o tempo
cronológico e o tempo poético. Caracterize resumidamente cada um desses tempos
e identifique a ocorrência do tempo neste excerto. Justifique sua resposta com
elementos presentes neste excerto.
_____________________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Questão 2
(FUVEST)
Ossian o bardo é triste como a sombra
Que seus cantos povoa. O Lamartine
É monótono e belo como a noite,
Como a lua no mar e o som das ondas...
Mas pranteia uma eterna monodia,
Tem na lira do gênio uma só corda;
Fibra de amor e Deus que um sopro agita:
Se desmaia de amor a Deus se volta,
Se pranteia por Deus de amor suspira.
Basta de Shakespeare. Vem tu agora,
Fantástico alemão, poeta ardente
Que ilumina o clarão das gotas pálidas
Do nobre Johannisberg! Nos teus romances
Meu coração deleita-se... Contudo,
Parece-me que vou perdendo o gosto.(…)
Que seus cantos povoa. O Lamartine
É monótono e belo como a noite,
Como a lua no mar e o som das ondas...
Mas pranteia uma eterna monodia,
Tem na lira do gênio uma só corda;
Fibra de amor e Deus que um sopro agita:
Se desmaia de amor a Deus se volta,
Se pranteia por Deus de amor suspira.
Basta de Shakespeare. Vem tu agora,
Fantástico alemão, poeta ardente
Que ilumina o clarão das gotas pálidas
Do nobre Johannisberg! Nos teus romances
Meu coração deleita-se... Contudo,
Parece-me que vou perdendo o gosto.(…)
(Álvares
de Azevedo, Lira dos vinte anos)
Considerando-se esse excerto no contexto do poema a
que pertence (Ideias íntimas), é correto afirmar que, nele
a) o eu
lírico manifesta tanto seu apreço quanto sua insatisfação em relação aos
escritores que evoca.
b) a dispersão do eu lírico, própria da ironia romântica, exprime-se na métrica irregular dos versos.
c) o eu lírico rejeita a literatura e os demais poetas porque se identifica inteiramente com a natureza.
d) a recusa dos autores estrangeiros manifesta o projeto nacionalista típico da segunda geração romântica brasileira.
Questão
3
(UFRS)
"Ontem
a Serra Leoa,
A
Guerra, a caça ao leão,
O
sono dormido à toa
Sob
as tendas da amplidão...
Hoje...
o porão negro, o fundo
Infecto,
apertado, imundo,
Tendo
a peste por jaguar...
E o
sono sempre cortado
Pelo
arranco de um finado,
E o
baque de um corpo ao mar..."
Nesta
estrofe de ......., de Castro Alves, os versos de ..... sílabas métricas
evocam, num primeiro momento, a ..... dos negros em sua terra natal,
contrastando, na segunda parte, com imagens que indicam os rigores da ..... .
Assinale
a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima.
a) Vozes
d'África – dez – luta – partida
b) Canção
do Exílio – sete – tranquilidade – solidão
c) Mocidade
e Morte – oito – passividade – prisão
d) Cachoeira
de Paulo Afonso – dez – caçada – luta.
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