Romantismo e as suas fases - 2ªF - Ensino Médio - ProfªLucielma

 


Professora: Lucielma


Disciplina: Língua Porguesa


Série: 2ªF  Ensino Médio


Assunto: Romantismo e as suas fases


Data: 06/07/2020



Olá estudantes!

Desejo que estejam bem!

   Vamos aprofundar os estudos sobre o Romantismo, quais os principais escritores desse movimento literário e quais obras se consagraram nesse período. Leiam com atenção e respondam as questões.
     Dúvidas postem nos comentários do blog ou enviem e-mail.

  Bom estudo!

  Se cuidem!


Devolutiva, correção da atividade enviada até  13 /07/2020.


Enviar via e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br


                                     Resumo sobre o Romantismo

Romantismo é um movimento estético e cultural que predominou no Ocidente durante o final do século XVIII e início do século XIX. No Brasil, a escola romântica teve como principais autores, entre outros, José de Alencar, Gonçalves DiasÁlvares de Azevedo  e Castro Alves.
·         Em 1774, o escritor Goethe lança o livro Sofrimentos do jovem Werther, obra que funda o Romantismo na literatura;
·         Em 1836, publica-se Suspiros Poéticos e Saudades, livro de Gonçalves de Magalhães que inaugura o Romantismo no Brasil;
·         Na primeira geração romântica, tem-se José de Alencar e Gonçalves Dias como maiores expoentes;
·         Álvares de Azevedo é o principal autor do Ultrarromantismo brasileiro;
·         Com uma obra com forte tom abolicionista, Castro Alves é o grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro.

                     
 Fases

O Romantismo brasileiro na literatura é um movimento complexo e não é possível construir uma teoria única que dê conta de todos os detalhes que envolvem a obra de cada autor. Por isso, é possível dividir tal estética em três fases ou gerações, cada qual com seus escritores e características predominantes.

  Primeira geração romântica

A primeira geração romântica é intitulada “indianista”. Isso porque nela se elege a figura do índio como herói do mito de formação da sociedade brasileira. De fato, uma das principais bandeiras dessa fase é o forte tom nacionalista, que procura refundar a identidade cultural brasileira.
Essa refundação, é bom lembrar, tem total relação com o contexto histórico da época, marcado pela chegada da família real ao Brasil, em 1808, e pela independência do país, em 1822. Os principais autores dessa geração são, na prosa, José de Alencar; na poesia, Gonçalves Dias.
Principais características:
·         A figura do índio é construída como a de um herói nacional;
·         Apresenta forte nacionalismo;
·         Valoriza a natureza brasileira;
·         Sofre influência da chegada da família real ao Brasil (1808);
·         Possui diálogos com o processo de Independência do Brasil (1822).

• Principais autores e obras

Os principais autores da geração indianista e seus respectivos livros que dialogam com as bandeiras dessa fase do Romantismo são:

♦ Gonçalves Dias
·         Primeiros Cantos (1846)
·         Segundos Cantos (1848)
·         Últimos Cantos (1851)
·         Os Timbiras (1857)

♦ José de Alencar
·         O Guarani (1857)
·         Iracema (1865)
·         Ubirajara (1874)

  Segunda geração romântica

A segunda geração romântica é marcada por um intenso sentimentalismo e uma perspectiva bastante egocêntrica acerca da vida. Em outras palavras, nas obras dessa fase, encontra-se uma exagerada valorização das experiências pessoais – até mesmo algumas consideradas imorais ou grotescas –, e a idealização de sentimentos, como o amor e a tristeza, está muito presente.
Por essa razão, é comum chamar tal geração de ultrarromântica. Álvares de Azevedo é o principal autor do grupo, que conta também com nomes como o de Casimiro de Abreu. Por ser possível perceber referências claras ao estilo de Lord Byron, escritor romântico inglês, a segunda geração romântica também é chamada de byroniana.

Principais características
·         Presença de intenso sentimentalismo;
·         Predominância do egocentrismo;
·         Tematização do amor, da tristeza e, em alguns casos, do grotesco;
·         Influência do escritor inglês Lord Byron.

• Principais autores e obras

Os principais autores da segunda geração romântica e suas respectivas obras são:

♦ Álvares de Azevedo
·         Macário (1852)
·         Lira dos vinte anos (1853)
·         Noite na taverna (1855)

♦ Casimiro de Abreu
·         As primaveras (1859)

 Terceira geração romântica

A terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social. Nesse sentido, a obra de Castro Alves é considerada o principal expoente dessa vertente, pois, em seus poemas, o autor denuncia a escravidão praticada no Brasil e constrói um forte discurso abolicionista.
Para além disso, é interessante lembrar que a idealização amorosa – ou seja, a presença de um sentimentalismo irrealizável – diminui significativamente nessa geração, que passa a representar o amor enquanto sentimento real, possível e, em muitos casos, já realizado. Outros nomes da fase são geração “condoreira”, “social”, ou “hugoana” (em virtude da influência do escritor francês Victor Hugo).

Principais características

·         Presença de forte tom de denúncia social, principalmente, acerca da escravidão;
·         Afastamento da idealização amorosa praticada pelas outras gerações.

Principais autores e obras

O principal autor dessa fase e suas principais obras foram, respectivamente:

♦ Castro Alves
·          Espumas Flutuantes (1870)
·         Os Escravos (1883)

                                       Análise
 Leia com atenção os excertos das obras a seguir e responda:

TEXTO

A lua cresceu. Três sóis havia que Martim e Iracema estavam nas terras dos pitiguaras, senhores das margens do Camucim e Acaracu. Os estrangeiros tinham sua rede na vasta cabana de Jacaúna. O valente chefe guardou para si o prazer de hospedar o guerreiro branco. Poti abandonou sua taba para acompanhar seu irmão de guerra na cabana de seu irmão de sangue, e gozar dos instantes que sobejavam(1) para a amizade, no coração do guerreiro do mar.  (ALENCAR, José de. Iracema) 


(1) sobejar: sobrar

(2) excerto. fragmento, extrato, trecho

Questão 1 

 Com relação ao “tempo da narrativa”, ocorrem no romance Iracema dois “tempos”: o tempo cronológico e o tempo poético. Caracterize resumidamente cada um desses tempos e identifique a ocorrência do tempo neste excerto. Justifique sua resposta com elementos presentes neste excerto.
_____________________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

Questão 2

(FUVEST)
Ossian o bardo é triste como a sombra
Que seus cantos povoa. O Lamartine
É monótono e belo como a noite,
Como a lua no mar e o som das ondas...
Mas pranteia uma eterna monodia,
Tem na lira do gênio uma só corda;
Fibra de amor e Deus que um sopro agita:
Se desmaia de amor a Deus se volta,
Se pranteia por Deus de amor suspira.
Basta de Shakespeare. Vem tu agora,
Fantástico alemão, poeta ardente
Que ilumina o clarão das gotas pálidas
Do nobre Johannisberg! Nos teus romances
Meu coração deleita-se... Contudo,
Parece-me que vou perdendo o gosto.(…)
                                             (Álvares de Azevedo, Lira dos vinte anos)

 Considerando-se esse excerto no contexto do poema a que pertence (Ideias íntimas), é correto afirmar que, nele

 a) o eu lírico manifesta tanto seu apreço quanto sua insatisfação em relação aos escritores que evoca.

 b) a dispersão do eu lírico, própria da ironia romântica, exprime-se na métrica irregular dos versos.

 c) o eu lírico rejeita a literatura e os demais poetas porque se identifica inteiramente com a natureza.

 d) a recusa dos autores estrangeiros manifesta o projeto nacionalista típico da segunda geração romântica brasileira.

 Questão 3
 (UFRS)
 "Ontem a Serra Leoa,
 A Guerra, a caça ao leão,
 O sono dormido à toa
 Sob as tendas da amplidão...
 Hoje... o porão negro, o fundo
 Infecto, apertado, imundo,
 Tendo a peste por jaguar...
 E o sono sempre cortado
 Pelo arranco de um finado,
 E o baque de um corpo ao mar..."

 Nesta estrofe de ......., de Castro Alves, os versos de ..... sílabas métricas evocam, num   primeiro momento, a ..... dos negros em sua terra natal, contrastando, na segunda parte,  com imagens que indicam os rigores da ..... .

 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima.
 a) Vozes d'África – dez – luta – partida
 b) Canção do Exílio – sete – tranquilidade – solidão
 c) Mocidade e Morte – oito – passividade – prisão
 d) Cachoeira de Paulo Afonso – dez – caçada – luta.



Comentários