Sociologia – 2 E e 2F – Professora Edineide

Professora: Edineide Sousa

Disciplina: Sociologia

Turma: 2 F

Aplicada: 14/07/20

Competências em foco: sócio cultural, autonomia

Caderno do Aluno pagina 94 e 95

Entrega da atividade: dia 21/07/20

 

Na aula anterior falamos sobre cultura de massa e suas respectivas mídias?

 A inserção e interação nos diversos grupos sociais também são formas de se transmitir e interferir na cultura, assim a linguagem que usamos e fundamental para nos conectar com vários grupos, nesse tipo de linguagem utilizamos palavras, verbetes e as gírias são elas que nos permite identificar e distinguir os vários grupos ou “tribos” que temos na sociedade, não podemos esquecer que as roupas e as músicas que também se encaixam nesse contexto.

A atividade de hoje:

- Reflita sobre o papel dos meios de comunicação, em especial a internet, na difusão de ideias, costumes e tendências. 

- Observe o percurso em que novos conceitos se consolidam após seu surgimento em nosso cotidiano. Como os meios de comunicação de  massa se apropriam dessas expressões e as utilizam como ferramentas ideológicas supervalorizando ou deturpando seu sentido inicial.

- A reprodução de novos verbetes é muito veloz, em instantes um meme se espalha ou como a gente fala “viraliza”, assim vamos inventando e popularizando termos por meio do compartilhamento de conteúdo. Portanto, a internet se torna uma espécie de esponja cultural que incorpora palavras popularizando o jeito de se expressar de um grupo ou tribo.

- A comunicação em massa utiliza as gírias e dos costumes para se associar a um estilo de vida e incorpora esse conjunto de representações em propagandas, programas de televisão, moda, música e também nas redes sociais. Assim cria-se o que na publicidade chamamos de segmento ou nicho de mercado, que selecionados são objeto de estudo para atender os interesses do grupo selecionado, sejam surfistas, idosos, crianças, com objetivo de produzir campanhas publicitarias, programas de TV, lançamento de novos produtos para o mercado consumidor.

 

Atividade:

Considere a análise acima e produza um texto de pelo menos 8 linhas sobre o papel dos meios de comunicação de massa na vida social, observe grupos que você conhece ou pesquise sobre os costumes de grupos do seu interesse e relate como um grupo se distingue de outros através das suas gírias e expressões, roupas, músicas. Expresse como a democratização do acesso a internet em relação a difusão da cultura mudou o comportamento das pessoas em relação ao jeito de vestir, de falar, de produzir novas tribos ou grupos sociais.

 

Local: edineidesousaalves@prof.educacao.sp.gov.br

 


Comentários