Professora: Edineide Sousa
Disciplina: Sociologia
Turma: 2 F
Aplicada: 14/07/20
Competências em foco: sócio
cultural, autonomia
Caderno do Aluno pagina 94 e 95
Entrega da atividade: dia 21/07/20
Na aula anterior
falamos sobre cultura de massa e suas respectivas mídias?
A inserção e interação nos diversos grupos
sociais também são formas de se transmitir e interferir na cultura, assim a
linguagem que usamos e fundamental para nos conectar com vários grupos, nesse
tipo de linguagem utilizamos palavras, verbetes e as gírias são elas que nos
permite identificar e distinguir os vários grupos ou “tribos” que temos na
sociedade, não podemos esquecer que as roupas e as músicas que também se
encaixam nesse contexto.
A atividade de hoje:
- Reflita sobre o papel dos meios de comunicação, em especial a
internet, na difusão de ideias, costumes e tendências.
- Observe o percurso em que novos conceitos se consolidam após seu
surgimento em nosso cotidiano. Como os meios de comunicação de massa se apropriam dessas expressões e as
utilizam como ferramentas ideológicas supervalorizando ou deturpando seu
sentido inicial.
- A reprodução de novos verbetes é muito veloz, em instantes um meme se
espalha ou como a gente fala “viraliza”, assim vamos inventando e popularizando
termos por meio do compartilhamento de conteúdo. Portanto, a internet se torna
uma espécie de esponja cultural que incorpora palavras popularizando o jeito de
se expressar de um grupo ou tribo.
- A comunicação em massa utiliza as gírias e dos costumes para se
associar a um estilo de vida e incorpora esse conjunto de representações em
propagandas, programas de televisão, moda, música e também nas redes sociais. Assim
cria-se o que na publicidade chamamos de segmento ou nicho de mercado, que
selecionados são objeto de estudo para atender os interesses do grupo
selecionado, sejam surfistas, idosos, crianças, com objetivo de produzir
campanhas publicitarias, programas de TV, lançamento de novos produtos para o
mercado consumidor.
Atividade:
Considere a análise acima e produza um texto de pelo menos 8 linhas
sobre o papel dos meios de comunicação de massa na vida social, observe grupos
que você conhece ou pesquise sobre os costumes de grupos do seu interesse e
relate como um grupo se distingue de outros através das suas gírias e
expressões, roupas, músicas. Expresse como a democratização do acesso a
internet em relação a difusão da cultura mudou o comportamento das pessoas em
relação ao jeito de vestir, de falar, de produzir novas tribos ou grupos
sociais.
Local: edineidesousaalves@prof.educacao.sp.gov.br
Comentários
Postar um comentário