Ultrarromantismo - 2ªF Ensino Médio - Profª Lucielma




Nome da professora: Lucielma


Série: 2ªF Ensino Médio


Disciplina: Língua Portuguesa


Assunto: Ultrarromantismo


Data: 13/07/2020


Olá estudantes!

Desejo que estejam bem!

  Vamos trabalhar com o Ultrarromantismo, aprender um pouco sobre as principais características desse movimento literário e quais autores se destacaram nesse período. Dúvidas, postem nos comentários do blog ou enviem e-mail.

Até breve!

Se cuidem!


Devolutiva da atividade enviada até o dia 20/07/2020


Enviar por e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br 




Ultrarromantismo
LITERATURA
O Ultrarromantismo é uma vertente do movimento romântico marcada pelo egocentrismo e por forte tendência depressiva.
Ultrarromantismo, marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.
Os principais autores dessa vertente são Goethe, Novalis, Lord Byron, Mary Shelley, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. No Brasil, outros nomes do Ultrarromantismo são “segunda geração romântica” ou “geração Byroniana”.

Características

As principais características do Ultrarromantismo são:
·         Egocentrismo: Os autores dessa vertente do Romantismo tendem a tematizar, em suas obras, os conflitos inerentes ao sujeito, ou seja, essa literatura é voltada para o “eu”, e não para o mundo.

·         Exagero sentimental: Uma das maneiras do egocentrismo romântico manifestar-se nos romances e poemas dessa geração é por meio do exagero sentimental. O amor ou a solidão, por exemplo, tem papel central para esses autores.

·         Pessimismo: Em geral, as personagens românticas são incompreendidas e seus sentimentos não costumam ser correspondidos. Por isso, há uma espécie de descolamento entre o sujeito e o mundo, que passa a ser encarado como uma realidade degradada e frustrante.

·         Tendência a fugir da realidade: Descolados da realidade, descrita de modo pessimista, é comum encontrarmos poemas ou narrativas do Ultrarromantismo em que as personagens ou sujeitos líricos anseiam por fugir da realidade mediante a morte, os sonhos, a boemia ou a loucura.

·         Idealização do amor e da mulher: A mulher e o amor têm grande importância nas obras ultrarromânticas. Em geral, o sentimento é idealizado, e a mulher é descrita enquanto amada perfeita e inatingível. Em tais livros, é como se houvesse um abismo que impedisse a realização amorosa.

Autores

Os principais autores do Ultrarromantismo são:
·         Goethe
·         Novalis
·         Lord Byron
·         Mary Shelley
·         Álvares de Azevedo
·         Casimiro de Abreu

Contexto histórico

O contexto histórico da segunda geração romântica é marcado, entre outros acontecimentos, pelos seguintes fatos e conceitos:
·         Primeira Revolução Industrial;
·         Desenvolvimento do liberalismo;
·         Crescimento do nacionalismo;
·         Publicação do pensamento hegeliano.
Hegelianismo gerou também a ideia de uma autoconsciência absoluta, sob a qual a humanidade caminharia em sentido à razão continuamente. Tal pensamento liga-se a outro que acredita que a história é a realização de um plano providencial no qual os povos vencedores são integrantes de um evolucionismo de essência divina.

                                     Exercícios

1) Sobre o Ultrarromantismo, podemos afirmar:

I. Rompendo com a tradição literária nacionalista, o Ultrarromantismo, também denominado segunda geração romântica, foi marcado pelo subjetivismo, presente nas temáticas amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio.
II. A poesia ultrarromântica estabelece um interessante contraponto com a poesia ufanista e idealista realizada na primeira fase romântica, ressaltando os aspectos negativos do país, como a escravidão dos negros.
III. As principais características do Ultrarromantismo são o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo, aspectos que distanciavam os ultrarromânticos dos poetas da primeira geração do Romantismo.
IV. O Ultrarromantismo aprofunda a narração de costumes contemporâneos, refletindo o ideal positivista de dissecar o comportamento humano.

a) Todas as alternativas estão corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) II, III e IV estão corretas.

2) (Enem -2010)

Soneto 
Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto! 
O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração do romantismo, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é

a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.

3) (PUC/PR)Leia com atenção o texto que segue: 

Quando eu te fujo e me desvio cauto
Da luz de fogo que te cerca, oh! bela,
Contigo dizes, suspirando amores:
 “– Meu Deus! Que gelo, que frieza aquela!”
Como te enganas! Meu amor é chama
 Que se alimenta no voraz segredo,
 E se te fujo é que te adoro louco...
És bela – eu moço; tens amor – eu medo!...
 (Casimiro de Abreu, “Amor e medo”)

 Assinale o sentimento dos artistas românticos do século XIX expresso nos versos citados:

a) Sentimento de desencontro amoroso devido à frieza de um dos amantes;
b) Receio de declarar-se devido à oposição da sociedade;
c) Trata do sentimento amoroso enquanto um paradoxo, pois se mostra indefinível e confuso;
 d) A impossibilidade de amar tem como justificativa o temor de assumir o sentimento; 

4) (PUC/PR) Assinale a alternativa que identifica as qualidades do Romantismo presentes no poema “O poeta”, de Álvares de Azevedo:

 “no meu leito adormecida, Palpitante e abatida,
 A amante do meu amor!
Os cabelos recendendo
 Nas minhas faces correndo
Como o luar numa flor!”

a) É do Romantismo pela imagem da mulher amada idealizada.
b) O poema pertence ao Romantismo porque tem rimas emparelhadas.
c) Porque tem metáforas.
d) Porque apresenta um poeta enamorado.

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