Nome da professora: Lucielma
Série: 2ªF Ensino Médio
Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Ultrarromantismo
Data: 13/07/2020
Olá estudantes!
Desejo que estejam bem!
Vamos trabalhar com o Ultrarromantismo, aprender um pouco sobre as principais características desse movimento literário e quais autores se destacaram nesse período. Dúvidas, postem nos comentários do blog ou enviem e-mail.
Até breve!
Se cuidem!
Devolutiva da atividade enviada até o dia 20/07/2020
Enviar por e-mail - lucielma@prof.educacao.sp.gov.br
Ultrarromantismo
LITERATURA
O Ultrarromantismo é uma vertente
do movimento romântico marcada pelo egocentrismo e por forte tendência
depressiva.
Ultrarromantismo,
marcado pelo exagero
sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.
Os principais autores dessa vertente são Goethe, Novalis,
Lord Byron, Mary Shelley, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. No Brasil, outros nomes do Ultrarromantismo são “segunda geração romântica” ou “geração Byroniana”.
Características
As principais
características do Ultrarromantismo são:
·
Egocentrismo: Os autores dessa vertente do Romantismo tendem a
tematizar, em suas obras, os conflitos inerentes ao sujeito, ou seja, essa
literatura é voltada para o “eu”, e não para o mundo.
·
Exagero sentimental:
Uma das maneiras do egocentrismo romântico manifestar-se nos romances e poemas
dessa geração é por meio do exagero sentimental. O amor ou a solidão, por
exemplo, tem papel central para esses autores.
·
Pessimismo: Em geral, as personagens românticas são incompreendidas
e seus sentimentos não costumam ser correspondidos. Por isso, há uma espécie de
descolamento entre o sujeito e o mundo, que passa a ser encarado como uma
realidade degradada e frustrante.
·
Tendência a fugir da
realidade: Descolados da realidade,
descrita de modo pessimista, é comum encontrarmos poemas ou narrativas do
Ultrarromantismo em que as personagens ou sujeitos líricos anseiam por fugir da
realidade mediante a morte, os sonhos, a boemia ou a loucura.
·
Idealização do amor e da
mulher: A mulher e o amor têm
grande importância nas obras ultrarromânticas. Em geral, o sentimento é idealizado,
e a mulher é descrita enquanto amada perfeita e inatingível. Em tais livros, é
como se houvesse um abismo que impedisse a realização amorosa.
Autores
Os principais autores do
Ultrarromantismo são:
·
Goethe
·
Novalis
·
Lord Byron
·
Mary Shelley
·
Álvares de Azevedo
·
Casimiro de Abreu
Contexto histórico
O contexto histórico da
segunda geração romântica é marcado, entre outros acontecimentos, pelos
seguintes fatos e conceitos:
·
Crescimento do nacionalismo;
·
Publicação do pensamento
hegeliano.
O Hegelianismo gerou
também a ideia de uma autoconsciência absoluta, sob a qual a humanidade
caminharia em sentido à razão continuamente. Tal pensamento liga-se
a outro que acredita que a história é a realização de um plano providencial no
qual os povos vencedores são integrantes de um evolucionismo de essência
divina.
Exercícios
1)
Sobre o Ultrarromantismo, podemos afirmar:
I. Rompendo com a tradição
literária nacionalista, o Ultrarromantismo, também denominado segunda geração
romântica, foi marcado pelo subjetivismo, presente nas temáticas amor e morte,
dúvida e ironia, entusiasmo e tédio.
II. A poesia ultrarromântica
estabelece um interessante contraponto com a poesia ufanista e idealista
realizada na primeira fase romântica, ressaltando os aspectos negativos do
país, como a escravidão dos negros.
III. As principais
características do Ultrarromantismo são o subjetivismo, o egocentrismo e o
sentimentalismo, aspectos que distanciavam os ultrarromânticos dos poetas da
primeira geração do Romantismo.
IV. O Ultrarromantismo
aprofunda a narração de costumes contemporâneos, refletindo o ideal positivista
de dissecar o comportamento humano.
a) Todas as alternativas estão
corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) II, III e IV estão
corretas.
2) (Enem -2010)
Soneto
Já da morte o palor me cobre o
rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!
O adeus, o teu adeus, minha
saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Dá-me a esperança com que o
ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
(AZEVEDO,
A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)
O núcleo temático do soneto
citado é típico da segunda geração do romantismo, porém configura um lirismo
que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é
a) a angústia alimentada pela
constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia que frustra a
possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções
provocado pela autopiedade.
d) o desejo de morrer como
alívio para a desilusão amorosa.
3) (PUC/PR)Leia com
atenção o texto que segue:
Quando eu te fujo e me desvio cauto
Da luz de fogo que te cerca, oh! bela,
Contigo dizes, suspirando amores:
“– Meu Deus! Que gelo, que frieza aquela!”
Como te enganas! Meu amor é chama
Que se alimenta no voraz segredo,
E se te fujo é que te adoro louco...
És bela – eu moço; tens amor – eu
medo!...
(Casimiro de Abreu, “Amor e medo”)
Assinale o sentimento dos artistas românticos
do século XIX expresso nos versos citados:
a) Sentimento de desencontro amoroso devido à
frieza de um dos amantes;
b) Receio de declarar-se devido à
oposição da sociedade;
c) Trata do sentimento amoroso enquanto
um paradoxo, pois se mostra indefinível e confuso;
d) A impossibilidade de amar tem como
justificativa o temor de assumir o sentimento;
4) (PUC/PR) Assinale
a alternativa que identifica as qualidades do Romantismo presentes no poema “O
poeta”, de Álvares de Azevedo:
“no meu leito adormecida, Palpitante e
abatida,
A amante do meu amor!
Os cabelos recendendo
Nas minhas faces correndo
Como o luar numa flor!”
a) É do Romantismo pela imagem da
mulher amada idealizada.
b) O poema pertence ao Romantismo
porque tem rimas emparelhadas.
c) Porque tem metáforas.
d) Porque apresenta um poeta enamorado.
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