DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIES: 3ºA, 3ºB, 3ºC.
SALAS: 9, 10 e 12.
DATA DA POSTAGEM: 05/08/2020
DATA DA DEVOLUTIVA: 12/08/2020
ENTREGAR VIA: GOOGLE SALA DE AULA ou EMAIL INSTITUCIONAL: almeidaallan985@gmail.com.
1) (UFRGS 2015) Salicilato de metila é usado em medicamentos para uso tópico, em caso de dores musculares. Ele é obtido industriaImente via reação de esterificação do ácido saIicílico com metanol, conforme mostrado abaixo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do segmento abaixo, na ordem em que aparecem. Em relação ao ácido salicílico, o salicilato de metila apresenta ________ ponto de ebulição e _________ acidez.
a) menor - menor.
b) menor - maior.
c) igual - menor
d) maior - maior
e) maior - igual.
2) (ITA 2011) Assinale a opção que apresenta o ácido mais forte, considerando que todos se encontram nas mesmas condições de concentração, temperatura e pressão.
a) CH3COOH.
b) CH3CH2COOH.
c) (CH3)3CCOOH.
d) ClCH2COOH.
e) Cl3CCOOH.
3) (UNIFOR 2014) Os ácidos graxos podem ser usados para a produção de sabão por meio de uma reação conhecida como saponificação. Considerando a estrutura química de um ácido graxo, pode-se aflrmar, EXCETO que:
a) a reação com a base hidróxido de sódio forma um sal.
b) a cadeia saturada não apresenta dupla ligação.
c) apresenta cadeia polar e grupo carboxila apolar.
d) a ocorrência de dupla ligação gera isômeros geométricos.
e) apresenta grupos hidrofóbico e hidrofílico.
4) (UCS 2014) Os herbalistas chineses utilizam, há mais de 5000 anos, o extrato da planta Ma-Huang para o tratamento da asma. Um dos componentes ativos nesse extrato é a efedrina, cuja estrutura química está representada abaixo.
A efedrina:
a) é um ácido inorgânico forte e, em solução aquosa, apresentará pH ácido.
b) possui a função orgânica amina e, em solução aquosa, apresentará pH básico.
c) é uma amida e, em solução aquosa, apresentará pH neutro.
d) possui a função orgânica álcool e, em solução aquosa, apresentará pH ácido.
e) é uma base inorgânica forte e, em solução aquosa, apresentará pH básico.
5) (MACKENZIE 2013) Das substâncias orgânicas apresentadas abaixo. Assinale a alternativa que representa uma molécula de caráter anfótero.
a)
b)
c)
d)
e)
6) (ENEM 2014) Grande quantidade dos maus odores do nosso dia a dia está relacionada a compostos alcalinos. Assim, em vários desses casos, pode-se utilizar o vinagre, que contém entre 3,5% e 5% de ácido acético, para diminuir ou eliminar o mau cheiro. Por exemplo, lavar as mãos com vinagre e depois enxaguá-las com água elimina o odor de peixe, já que a molécula de piridina (C5H5N) é uma das substâncias responsáveis pelo odor característico de peixe podre.
SILVA, V. A.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. Algo aqui não cheira bem… A química do mau cheiro. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, fev. 2011 (adaptado).
A eficiência do uso do vinagre nesse caso se explica pela:
a) Sobreposição de odor, propiciada pelo cheiro característico do vinagre.
b) Solubilidade da piridina, de caráter ácido, na solução ácida empregada.
c) Inibição da proliferação das bactérias presentes, devido à ação do ácido acético.
d) Degradação enzimática da molécula de piridina, acelerada pela presença de ácido acético.
e) Reação de neutralização entre o ácido acético e a piridina, que resulta em compostos sem mau odor.
7) (ENEM 2011) No processo de industrialização da mamona, além do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma massa orgânica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como complemento em rações animais devido a seu elevado valor proteico. No entanto, a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos diferentemente do óleo da mamona. Para que a torta possa ser utilizada na alimentação animal, é necessário um processo de descontaminação.
Revista Química Nova na Escola. V. 32, no 1, 2010 (adaptado).
A característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas, que inviabiliza sua solubilização no óleo de mamona, é a
a) Lipofilia.
b) Hidrofilia.
c) Hipocromia.
d) Cromatofilia.
e) Hiperpolarização.
8) Entre os principais compostos da função dos ácidos carboxílicos utilizados no cotidiano temos o ácido metanoico, mais conhecido como ácido fórmico, e o ácido etanoico ou ácido acético. O ácido fórmico é assim chamado porque foi obtido pela primeira vez através da destilação de formigas vermelhas. Esse ácido é o principal responsável pela dor intensa e coceira sentida na picada desse inseto. O ácido acético é o principal constituinte do vinagre, que é usado em temperos na cozinha, em limpezas e na preparação de perfumes, corantes, seda artificial e acetona.
(Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/quimica/os-acidos-carboxilicos.htm.)
Acerca desses dois compostos, é correto afirmar que:
a) Não se dissolvem em água.
b) Ambos possuem o mesmo ponto de ebulição.
c) O ácido acético possui ponto de ebulição menor.
d) O ácido acético é menos ácido que o ácido fórmico.
9) (FUVEST 2018)Uma determinada quantidade de metano (CH4) é colocada para reagir com cloro (Cl2) em excesso, a 400 °C, gerando HCl (g) e os compostos organoclorados H3CCl, H2CCl2, HCCl3, CCl4, cujas propriedades são mostradas na tabela. A mistura obtida ao final das reações químicas é então resfriada a 25 °C, e o líquido, formado por uma única fase e sem HCl, é coletado.
A melhor técnica de separação dos organoclorados presentes na fase líquida e o primeiro composto a ser separado por essa técnica são:
a) Decantação; H3CCl.
b) Destilação fracionada; CCl4.
c) Destilação fracionada; H2CCl2.
d) Cristalização; HCCl3.
e) Decantação; CCl4.
10) (ENEM - 2A APLICACAO 2017) Pesquisadores avaliaram a qualidade da água potável distribuída em cidades brasileiras. Entre as várias substâncias encontradas, destacam-se as apresentadas no esquema. A presença dessas substâncias pode ser verificada por análises químicas, como uma reação ácido-base, mediante a adição de hidróxido de sódio.
a) Triclosan
b) Atrazina.
c) Cafeína.
d) Benzo[a]pireno.
e) Dipirona sódica.
Comentários
Postar um comentário