Prof. Me. Horácio - Geografia - 2 ano A, B, C, D, E, F


 3º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.

Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.

Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br

Entrega da atividade: 24/08/2020

 

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.

OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

 

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 24/08, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 04 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

 

Até mais e bons estudos.

 

2 ano A, B, C, D, E, F do ensino médio.

 

TRABALHANDO HABILIDADES

Conteúdos: constituição étnica da população brasileira e principais grupos que a formaram; miscigenação, raça e etnia; preconceito e discriminação; mito da “democracia racial”; pesquisas do IBGE.

Competências e habilidades: desenvolver, de forma associada, a leitura e a interpretação de textos descontínuos (no caso, escultura, pintura e letra de música) sobre os principais grupos étnicos formadores da população brasileira; selecionar, organizar e sintetizar informações por escrito, com o objetivo de elaborar um quadro sinótico sobre os principais grupos e áreas de concentração de imigrantes no Brasil; pesquisa individual sobre a miscigenação e o mito da “democracia racial” no Brasil; identificar e compreender a linguagem conceitual sobre “etnia” e “raça”; ler e interpretar organograma sobre os grupos originais e os miscigenados que contribuíram para a formação e a diversidade étnicas da população brasileira atual; ler e analisar gráficos sobre os recenseamentos segundo a cor realizados pelo IBGE, conceituando e problematizando as categorias empregadas; analisar mapas sobre a atual distribuição regional por cor ou raça (IBGE), associada ao estabelecimento de relações de causa e efeito resultantes do processo de povoamento do território brasileiro por diferentes grupos étnicos.

 

TELE AULA

 

Link para acompanhar a tele aula 22:

https://www.youtube.com/watch?v=jsPGzv5E5Ac

 

MATRIZ CULTURAL E TERRITORIAL DO BRASIL

 

Agora vamos acompanhar uma tele aula sobre a matriz territorial e cultural do Brasil. Para acompanhar a aula sugiro a organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados na aula.

 

 

ATIVIDADE

 

1 Quais são as etnias que construíram o território nacional e como era a participação econômica das mesmas?

Comentários