Sociologia
Data: 18/08/2020
2° Texto.
No texto de introdução, na primeira postagem aqui no blog, vimos que ser cidadão é possuir direitos e, claro, deveres. Vamos perceber, que a história da cidadania se mistura com a história da política, do Estado. Por isso, alerto a todos e a todas, que pode parecer as vezes, que estou repetindo textos de Filosofia com os de Sociologia e vice versa. Quando e se isso acontecer, ão se preocupem, está tudo certo, ok?
Originalmente, Civitas é o correspondente, em latim, do grego pólis, portanto, a cidade como ente público e coletivo ou entidade cívica. Civis é o correspondente de politikós, isto é, cidadão. Essa idéia greco-romana de cidadania, originalmente esteve ligado à questão da propriedade da terra, pois esta, não se tornou propriedade régia ou patrimônio privado do rei nem se tornou propriedade comunal ( comum) ou da aldeia, mas manteve-se como propriedade de famílias independentes, cuja peculiaridade estava em não formarem uma casta fechada em si mesma, porém aberta à incorporação de novas famílias e de individuos ou não- proprietários enriquecidos no comercio.
Como a propriedade da terra não pertencia à aldeia nem ao rei, mas às famílias independentes, e como as guerras ampliavam o contingente de escravos, formou-se na Grécia e em Roma uma camada pobre de camponeses que migraram para as aldeias, ali se estabeleceram como artesãos e comerciantes, prosperam, transformaram as aldeias em centros urbanos e passaram a disputar o direito ao poder com as grandes famílias agrárias. Uma luta de classes perpassa( ultrapassa) a história grega e romana exigindo solução.
A urbanização significou uma comp, exa rede de relações econômicas e sociais que colocava em confronto não só proprietários agrários, de um lado, e artesãos e comerciantes, de outro, mas também a massa de pobres da população urbana.
A luta de classes incluía, assim, lutas entre os ricos e lutas entre ricos e pobres. ( ...) A solução encontrada para estes conflitos foi a " política, que transformou as comunidades urbanas em cidades propriemente ditas.
Em Atenas, por exemplo, a pólis foi subdividida em unidades sociopolíticas denominadas demo ; em Roma, tribus.
Quem nascesse num demos ou numa tribus, independentemente de sua situação econômica, tinha assegurado o direito de participar direta ou indiretamente das decisões da cidade. No caso de Atenas, todos os naturais do demos tinham o direito de participar diretamente do poder, donde o regime ser uma democracia. Em Roma, os não-proprietários ou os pobres formavam a plebe, que participava indiretamente do poder por que tinha o direito de eleger um representante -- o tribuno da plebe-- para defender e garantir os interesses plebeus junto aos interesses e privilégios dos que participavam diretamente do poder, os patrícios, que constituíam o populus romanus. O regime político romano era, assim uma oligarquia.
Atenção: passem esse texto para o caderno e leiam, estudem, ok? Os textos darão origem a uma prova bimestral.
NÃO É PARA ME ENVIAREM NADA NESTE MOMENTO A NÃO SER ALGUMA DÚVIDA REFERENTE. EM BREVE PASSAREI UM TRABALHO PARA SER ENTREGUE. AGUARDEM.
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