Professor Igor - Língua Portuguesa - 3°A - ( Atividade 2 - Modernismo em Portugal )

 Professor Igor - Língua Portuguesa 

3°A 

Assunto: Modernismo em Portugal 


        MODERNISMO EM PORTUGAL 

O Modernismo representa a ruptura com padrões e a inovação. A Escola Literária Modernista surge no início do século XX, após o Pré-Modernismo, num período conturbado.

Em Portugal, berço do Modernismo no Brasil, seu marco inicial data de 1915 com a publicação da Revista Orpheu.

Contexto Histórico

O Modernismo tomou lugar num período que permeia a Primeira (1914-1918) e a Segunda (1939-1945) Guerras Mundiais.

Na mesma altura, surgia a Teoria da Relatividade de Einstein e a Psicanálise de Freud, bem como transformações tecnológicas (eletricidade, telefone, avião, cinema).

Todas essas situações influenciam os pensamentos da época e, consequentemente o estilo deste novo movimento literário.

Em Portugal, em 1910 era proclamada a república e surgem dois partidos políticos.

O Situacionista, numa proposta saudosista, pretendia resgatar os anos de glória vividos por Portugal. Os Inconformados, por sua vez, almejavam uma ruptura de padrão e estilo, e propunham a inovação.

Assim, com o lançamento da Revista Águia, os Situacionistas tentam reviver o passado numa pretensão de incutir nas pessoas o orgulho português oriundo das suas conquistas.

Os Inconformados rejeitam essa ideia, pretendendo trazer à tona o espírito crítico.

CARACTERÍSTICAS 

-Distanciamento do sentimentalismo.

-Espírito dinâmico, acompanhando as transformações tecnológicas.

-Espírito crítico e questionador.

-Linguagem cotidiana.

-Oposição às normas, numa atitude considerada “anárquica”.

-Originalidade e excentricidade.

-Ruptura com o passado, numa atitude inovadora.

ORFISMO OU GERAÇÃO DE ORPHEU

A primeira geração modernista é assim chamada tendo em conta que é esse o nome da publicação que demarca a fronteira com a anterior escola literária.

A revista, que teve à frente Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros (primeiro grupo modernista), foi um grande escândalo. Ela teve a duração de apenas um ano, o que aconteceu em decorrência de problemas financeiros após o suicídio de Mário de Sá Carneiro.

O Futurismo e o Expressionismo (Vanguardas Europeias) influenciaram essa geração, cujos principais autores são:

Fernando Pessoa(1888-1935): sendo o mais influente, é também a principal personalidade do modernismo em Portugal.

Escreveu "Mensagem" e criou os heterônimos Alberto Caeiro ("Pastor Amoroso", "Poemas Inconjuntos"), Ricardo Reis ("Prefiro Rosas", "Breve o Dia") e Álvaro de Campos ("Ode Marítima", "Tabacaria")

Mário de Sá Carneiro (1890-1915): o mote da sua obra gira em torno da insatisfação psicológica.

Escreveu contos como "Princípio", "A Confissão de Lúcio", "Céu em Fogo", bem como poesias. São exemplos "Dispersão", "Indícios de Oiro", "Poesias";

Segue vídeos auxiliares para compreender melhor o tema.

https://youtu.be/fH3eAjT3_c4

https://youtu.be/mfJkvVkdXpA

             EXERCÍCIOS 

POEMA: MAR PORTUGUÊS 

                      Fernando Pessoa

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!.

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu.

Mas nele é que espelhou o céu.


1) Segundo o poeta, o sofrimento do povo ocorreu:

a) apesar das conquistas portuguesas

b) em virtude das conquistas portuguesas v

c) para as conquistas portuguesas

d) antes das conquistas portuguesas

e) após as conquistas portuguesas


2) A metáfora existente nos dois primeiros versos do poema estabelece:

a) a força moral de Portugal

b) a incoerência do sofrimento diante das conquistas

c) a importância do sofrimento para que o povo deixe de sofrer

d) a profunda união entre as conquistas e o sofrimento do povo

e) a inutilidade das conquistas portuguesas

3) Além da metáfora, os dois primeiros versos contêm:

a) prosopopeia, epíteto de natureza, eufemismo

b) antítese, pleonasmo, eufemismo

c) apóstrofe, epíteto de natureza, metonímia

d) prosopopeia, pleonasmo, antítese

e) apóstrofe, hipérbole, sinestesia


4) “Quantos filhos em vão rezaram!” Com este verso, entendemos que:

a) o sofrimento do povo foi inútil.

b) o povo português da época era muito religioso.

c) muita gente perdeu entes queridos por causa das conquistas portuguesas.

d) a força da fé contribuiu efetivamente para as conquistas do país.

e) a religiosidade do povo português era inútil.


5) As palavras que melhor definem o povo português, de acordo com as ideias contidas no texto, são:

a) fé e competência

b) inteligência e maturidade

c) orgulho e religiosidade

d) perseverança e ambição

e) grandeza e tenacidade


6) Segundo o texto, para se ir sempre adiante é necessário:

a) crer no destino

b) aceitar a dor

c) viver com alegria

d) vencer o sofrimento

e) objetivar sempre o progresso


7) Por um processo anafórico, a palavra nele (/. 12) tem como referente no texto:

a) Mar

b) Deus

c) perigo

d) abismo

e) céu


Data da devolutiva: Até 24/08, por e-mail institucional igorlopesferreira@prof.educacao.sp.gov.br 

Qualquer dúvida é só perguntar, assim que possível, eu os responderei.


Bons estudos!


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