Professor Igor - Língua Portuguesa - 9ºB, C, D, E ( 3ºBimestre) - Uso da Vírgula - Atividade I

Professor Igor -Língua Portuguesa
9º B, C, D, E 
Assunto: Uso da Vírgula 
Uso da Vírgula
Quando Usar a Vírgula
1. Para separar elementos
A vírgula serve para separar, dentro da mesma oração, elementos que têm a mesma função sintática e que, regra regal, não sejam ligados pelas conjunções e, nem, ou.

Exemplo:
Objetivos, conteúdo, método e recursos didáticos compõem um plano.

Truque: Se você estiver listando várias coisas, vai precisar usar vírgula!

2. Depois do vocativo
A vírgula é usada para separar a invocação de alguém.

Exemplo:
Ana, atenda a campainha!

Truque: Está chamando alguém? Use vírgula depois!

3. Entre o aposto
Frequentemente o aposto aparece entre vírgulas.

Exemplo:
João, professor do Ensino Médio, está de licença.

4. Depois do advérbios “sim” e “não”
A vírgula é usada após esses advérbios quando eles iniciam uma oração que atue como resposta.

Exemplo:
Sim, estamos satisfeitos com os resultados.

Truque: Depois de sim ou não iniciais em respostas, coloque sempre vírgula.

5. Na intercalação de texto
A vírgula é utilizada para inserir expressões intercaladas dentro de uma oração, bem como orações intercaladas dentro de outras orações.

Exemplos:
Vi, porém, as opções que eu tinha.
Ele não vai, de forma alguma, obedecer.
A atriz, disse o público, atuou com brilhantismo.

Truque: Coloque entre vírgulas aquilo que estiver "quebrando" uma frase que por si só já tem sentido.

6. Nas orações subordinadas adverbiais
A vírgula deve estar presente na separação de orações subordinadas adverbiais, especialmente quando elas iniciam a oração.

Exemplo:
Embora estivesse mau tempo, foram à praia.

Truque: Quando uma oração com função de advérbio estiver antes da oração principal, use vírgula. Se aparecer depois, a vírgula é dispensada.

7. Nas orações subordinadas adjetivas explicativas
A vírgula deve ser utilizada em informações acessórias, que ampliam ou esclarecem uma informação, mas que podem ser retiradas da frase.
Exemplo:
Gregório de Matos, que é a principal expressão do barroco no Brasil, era conhecido como “boca de inferno”.

Truque: Nem sempre que usamos "que", significa que usamos vírgula, mas quando a informação introduzida é acessória, coloque vírgula.

Existem casos em que a informação depois do "que" é essencial para entendermos a mensagem. Veja mais abaixo quando não usar a vírgula nesses casos.

8. Na omissão de verbos
A vírgula é usada para assinalar a omissão de palavras, sendo maioritariamente utilizada na omissão do verbo.

Exemplo:
Vamos de carro; eles, de ônibus.

Truque: A vírgula é usada em alguns casos para substituir uma palavra que já tenha sido usada na frase. Mas atenção, é uma forma pouco usual de escrever e pode levar ao erro. O melhor truque é não tentar escrever dessa forma.

9. Acompanhando local e data
Emprega-se a vírgula para separar o topônimo da data.

Exemplo:
Brasil, 24 de julho de 1987.

10. Separar as orações coordenadas assindéticas.
Exemplo: Acordei cedo, tomei café, paguei a conta e deixei o hotel.

Orações coordenadas assindéticas são orações independentes.

Quando não Usar a Vírgula
A vírgula não pode ser usada nas seguintes situações:

1) Para separar o sujeito do predicado

2) Para separar o verbo do complemento

Exemplos:

O professor, finalizará o plano de aula durante esta semana. (errado)
O professor finalizará o plano de aula durante esta semana. (certo)
Professores, pais e alunos se reuniram, no auditório da escola. (errado)
Professores, pais e alunos se reuniram no auditório da escola. (certo)
Também não é usada na seguinte situação:

3) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

Exemplo:
Os relatórios que ele preparou estão sob a mesa.

Truque: "Que ele preparou": Esta informação é essencial para sabermos que relatórios são! Não coloque vírgula.

Aos que não acompanharam essa aula no CMSP, poderão assistir no link abaixo:


                           Exercícios
1)  Das redações abaixo, assinale a que não está pontuada corretamente:

a) Os candidatos, em fila, aguardavam ansiosos o resultado do concurso.
b) Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso.
c) Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso.
d) Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila.
e) Os candidatos aguardavam ansiosos, em fila, o resultado do concurso.

2) Justifique as vírgulas empregadas nas seguintes frases. Use a teoria para justificar a resposta. Veja o exemplo:

Paulo, estudante de Letras, redigiu um belo artigo
Resposta: A vírgula foi empregada para separar aposto

a) “Em 1695, sete mil homens veteranos marcharam sobre Palmares.”


b) “E vive ainda a lembrança do último Zumbi, o rei de Palmares, o guerreiro que viveu na morte o seu direito de liberdade e de heroísmo...”

3) O uso das vírgulas em cada proposição é justificado pela explicação entre parênteses. Assinale a alternativa cuja explicação não esteja coerente com o uso da vírgula.

a) Um dia, porém, a mulher recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada)
b) O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações)
c) A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada)
d) São Paulo, 01 de março de 1990.
e) Vi, vivi e venci. ( Orações coordenadas sindéticas)

4) Use a vírgula quando necessário.
a) Se estudares serás aprovado; do contrário não cursarás medicina o que te deixará frustrado.


b) Logo depois do nascimento do filho em 21 de janeiro de 2000 os pais foram para o interior.


c) No primeiro dos três artigos que publicou na imprensa O presidente nefasto são numerosos os argumentos contra a venda de empresas estatais. 


d) Porque os pais estavam desempregados o menino vendia balas na rua mas o seu sonho era frequentar a escola. 


e) Depois quando já tinham vendido todas as empresas nacionais deram-se conta de que os compradores remeteriam o lucro para o exterior onde ficavam as matrizes.


f) Sexta-feira às 12 horas iremos espera-los no aeroporto. 


5)Escolha a alternativa em que a oração está pontuada adequadamente:

a) Os amigos conversando sobre futebol lembraram-se de Marcos o melhor jogador que já conheceram.
b) Os amigos, conversando sobre futebol, lembraram-se de Marcos, o melhor jogador que já conheceram.
c) Os amigos conversando sobre futebol, lembraram-se de Marcos o melhor jogador que já conheceram.
d) Os amigos conversando sobre futebol lembraram-se, de Marcos, o melhor jogador que já conheceram.

Data da devolutiva: até 10/08, por e-mail institucional igorlopesferreira@prof.educacao.sp.gov.br
Lembre-se: todo e-mail deverá conter nome, número e série e o título da atividade.

Comentários