MURAL DA FILOSOFIA DIA 15/09/2020
1) RETIRAR AS APOSTILAS NA ESCOLA ENTRE ÀS 10:00 E 16:00 HORAS
2) ESCREVER UM PEQUENO TEXTO: OS MEUS SENTIMENTOS (MEUS PENSAMENTOS)
no e-mail: valdirschiochet@prof.educacao.sp.gov.br (para os que ainda não enviaram).
AULA: A EXPLICAÇÃO MAIS SIMPLES
Diante de dois filósofos discutindo um complicado problema filosófico ou social, um ouvinte talvez ficasse curioso em razão de tanto barulho. Poderia se perguntar porque eles não eram capazes de concordar simplesmente em que a explicação mais simples é a melhor e parar por aí.
Guilherme de Occam, monge franciscano nascido em 1285 na aldeia de Occam (Inglaterra) estudou na universidade de Oxford e apresentou essa ideia conhecida como a navalha de Occam, ou seja, de preferir a explicação mais simples.
Em sua forma mais pura, a "navalha" é um método de trabalho, não uma apreensão da natureza do mundo. Como tal, não pode ser refutada por um caso em que a explicação mais simples seja demonstravelmente falsa. Como qualquer conjunto de fatos pode ser explicado por um número indefinido de hipóteses, no mínimo poupa-se tempo se for testada primeiro a hipótese mais simples. Quando por exemplo, uma pessoa recusa reiteradamente um convite seu para um encontro, pode ser porque ela anda superocupada ultimamente, ou porque aceitar a deixaria nervosa demais, ou ainda porque você não sugeriu um local atraente. A explicação mais simples, contudo - e a presunção normal nessas circunstâncias _, é que a tal pessoa não gosta de você. Até que expresse o contrário, você só tem a ganhar admitindo isso, se quiser poupar energia.
Para concluir Occam foi o autor de uma sugestão famosa: as entidades não deveriam ser multiplicadas além do necessário.
Gostaram da lição de hoje. Fica a reflexão e não têm questão para responder. Beleza.
Com afeto, valdir
Comentários
Postar um comentário