MURAL DA FILOSOFIA DIA 08/09/2020
1) PASSE NA ESCOLA PARA RETIRAR A APOSTILA DO TERCEIRO BIMESTRE NO HORÁRIO DAS 10:00 ÀS 16:00 HORAS.
2) ESTAMOS NO MÊS AMARELO DEDICADO A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO. APÓS A LEITURA DA LIÇÃO DE HOJE. ME ENVIE UM TEXTO COM O TÍTULO: MEUS SENTIMENTOS no e-mail: valdirschiochet@prof.educacao.sp.gov.br. FORÇA PARA TODOS E TODAS.
LIÇÃO DE HOJE: SOBRE O SEXO, DE SIMONE DE BEAUVOIR
Na obra Segundo o sexo, Simone de Beauvoir nega um destino biológico, psíquico e econômico para a mulher na sociedade. Nesse sentido, para a filósofa, ninguém nasce mulher, torna-se mulher. Ela recorre ao exemplo dos primeiros anos de vida de qualquer criança. Independentemente do sexo, cada criança vivencia experiências semelhantes nas primeiras etapas que sucedem o nascimento: os primeiros movimentos para conhecer o mundo se dão pela mãos e pelos olhos tanto nos meninos como nas meninas. Podemos notar o mesmo balbuciar e os mesmos passos trópegos, as mesmas alegrias e dificuldades. Dessa forma, todas as crianças apresentam as mesmas experiências, carências e prazeres. Se não for pelas vestimentas e/ ou enfeites, dificilmente diferenciamos, à primeira vista, o sexo dos bebês. Contudo, a primeira diferenciação mais evidente, relativa ao tipo de roupa e às cores, guarda outras que querem marcar o destino de cada sexo. Meninos e meninas chegam no mundo com uma "marca social", imposta para cada sexo. As primeiras brincadeiras pouco diferem, mas os brinquedos e os jogos são diferentes, assim como a postura exigida para cada brinquedo. Tal exigência vai aumentando conforme as crianças vão crescendo. Para os meninos a autonomia é forçada, já pela renúncia dos mimos. Para as meninas, o estímulo à graciosidade e afagos é ocasião para submetê-las à carência por proteção. Sempre ouvimos "meninos não choram"... Dessa forma, a condição da mulher não pode ser entendida por um destino dado pela natureza, mas pela sociedade.
Com afeto, valdir
O que é pra fazer professor ? Apenas ler, ou dar alguma conclusão do texto ?
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