Profª Verônica
Matéria: Língua portuguesa
Turma: 8ABC
Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD OU FOTO DO CADERNO.
Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.
Tema da aula: revisão de conteúdos.
Habilidades: (EF08LP04A) Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo etc.) em funcionamento em um texto.
QUIZ DA REVISÃO
Olá pessoal, como vocês estão?
A atividade de hoje é baseada em uma revisão de conteúdo e é dividida em duas partes.
Primeiro, assista a aula no Centro de mídias (link acima) e copie o texto desta postagem (abaixo) em seu caderno.
Ok, agora vamos para as perguntas!!!
No próprio formulário que segue abaixo do texto, responda as alternativas das perguntas. Copie as perguntas e suas respostas no caderno e depois envie o formulário.
Tudo bem? Se tiver dúvidas pode perguntar!!!
Feito tudo isso, tire foto do texto e me envie.
Vamos lá!!!!
Algumas definições rápidas de conteúdos estudados:
Gêneros textuais jornalísticos:
Basicamente, textos jornalísticos são todos aqueles veiculados em jornais, sites e revistas, além dos programas de notícias da televisão e do rádio. A característica em comum presente em todos os tipos de textos jornalísticos é o objetivo comum de informar o leitor, telespectador ou ouvinte sobre algum acontecimento ou fato.
Reportagem: Não é factual e é mais aprofundada que uma notícia, podendo ter entrevista com outras pessoas.
Editorial: Expressa a opinião do veículo de comunicação acerca de uma temática.
A notícia é um gênero textual que deve apresentar uma linguagem formal, objetiva e clara, além do uso da impessoalidade.
Deve apresentar fatos do cotidiano, prezando a veracidade. A notícia precisa ter textos coerentes sem ser muito longo.
O editorial é a opinião do jornal, televisão ou rádio a respeito de um tema de interesse da sociedade, como a política, segurança, educação, etc.
Saiba mais: https://www.stoodi.com.br/blog/carreira/texto-jornalistico/
CONTO:
Narração breve, oral ou escrita, de um sucesso imaginário. Tem um número reduzido de personagens que participam de uma só ação, em um foco temático. Sua finalidade é provocar no leitor uma única resposta emocional. Originariamente, o conto é uma das formas mais antigas de literatura popular de transmissão oral. (Enciclopédia Encarta 2000 - Microsoft®)
CRÔNICA:
Atualmente, é um gênero literário que explora qualquer assunto, principalmente os temas do cotidiano. Geralmente escritas para serem publicadas em jornais e revistas — que, mais tarde, podem ou não ser reunidas em livro — a crônica se caracteriza pelo tom humorístico ou crítico. (Enciclopédia Encarta 2000 - Microsoft®)
Saiba mais: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/significado-de-conto-e-cronica/28393
Substantivo:
É uma classe de palavras que nomeia seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros.
Eles podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Substantivo Concreto é um tipo de substantivo que designa seres ou objetos reais. Representa seres com existência própria (cadeira, mesa, gato, mulher, homem) e que não dependem de outros para existirem.
Saiba mais: https://www.todamateria.com.br/substantivos/
Concordância verbal e nominal:
É a parte da gramática que estuda a conformidade estabelecida entre cada componente da oração.
Enquanto a concordância verbal se ocupa da relação entre sujeito e verbo, a concordância nominal se ocupa da relação entre as classes de palavras:
concordância verbal = sujeito e verbo
concordância nominal = classes de palavras
Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.
Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância:
Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal.
Já, quando os substantivos (regras e exemplos) concordam com o adjetivo (complicados), estamos diante de um caso de concordância nominal.
Saiba mais: https://www.todamateria.com.br/concordancia-verbal-e-nominal/
Discurso direto
É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.
Exemplo:
– Por que chegou tão tarde? Perguntou-lhe nervosa com as mãos na cintura e os pés batendo no chão.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
– Estive em reunião com a diretoria. Redarguiu, tentando disfarçar o hálito alcoólico.
– Foi uma reunião regada a álcool? Replicou ironicamente a esposa.
Discurso indireto
É aquele no qual a fala do interlocutor é incorporada à fala do narrador. É também comum o uso de verbos declarativos, que iniciam o discurso, e as falas, em geral, aparecem como orações subordinadas substantivas.
Exemplo:
Perguntou-lhe porque chegara tão tarde.
Redarguiu que estivera em reunião com a diretoria.
Perguntou ironicamente se fora a uma reunião regada a álcool.
Atenção! Observe a mudança do tempo verbal na transformação do discurso direto para o indireto, do pretérito perfeito para o pretérito mais-que-perfeito.
Discurso indireto livre
É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos. Assim, há o emprego do discurso direto e discurso indireto no mesmo enunciado, conservando as interrogações e exclamações da forma original.
Exemplo:
A esposa nervosa com as mãos na cintura e os pés batendo no chão aguardava-o em casa. Por que chegou tarde? Apressou-se em respondê-la, disfarçando o hálito alcoólico, dizendo que estivera em reunião com diretoria. Contudo, ela, percebendo sua intenção, replicou-lhe ironicamente se houvera sido uma reunião regada a álcool.
O discurso indireto livre tem sido amplamente utilizado na literatura moderna.
Palavra-chave:
Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave. As palavras-chave são usadas sobretudo em arquivística, biblioteconomia, catálogo, artigos e entre outras.
Leu e copiou o texto? Agora não se esqueça de copiar as perguntas do formulário, responder o formulário e enviar ok?
Atualmente, é um gênero literário que explora qualquer assunto, principalmente os temas do cotidiano. Geralmente escritas para serem publicadas em jornais e revistas — que, mais tarde, podem ou não ser reunidas em livro — a crônica se caracteriza pelo tom humorístico ou crítico. (Enciclopédia Encarta 2000 - Microsoft®)
Saiba mais: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/significado-de-conto-e-cronica/28393
Substantivo:
É uma classe de palavras que nomeia seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros.
Eles podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Substantivo Concreto é um tipo de substantivo que designa seres ou objetos reais. Representa seres com existência própria (cadeira, mesa, gato, mulher, homem) e que não dependem de outros para existirem.
Saiba mais: https://www.todamateria.com.br/substantivos/
Concordância verbal e nominal:
É a parte da gramática que estuda a conformidade estabelecida entre cada componente da oração.
Enquanto a concordância verbal se ocupa da relação entre sujeito e verbo, a concordância nominal se ocupa da relação entre as classes de palavras:
concordância verbal = sujeito e verbo
concordância nominal = classes de palavras
Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.
Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância:
Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal.
Já, quando os substantivos (regras e exemplos) concordam com o adjetivo (complicados), estamos diante de um caso de concordância nominal.
Saiba mais: https://www.todamateria.com.br/concordancia-verbal-e-nominal/
Discurso direto
É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.
Exemplo:
– Por que chegou tão tarde? Perguntou-lhe nervosa com as mãos na cintura e os pés batendo no chão.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
– Estive em reunião com a diretoria. Redarguiu, tentando disfarçar o hálito alcoólico.
– Foi uma reunião regada a álcool? Replicou ironicamente a esposa.
Discurso indireto
É aquele no qual a fala do interlocutor é incorporada à fala do narrador. É também comum o uso de verbos declarativos, que iniciam o discurso, e as falas, em geral, aparecem como orações subordinadas substantivas.
Exemplo:
Perguntou-lhe porque chegara tão tarde.
Redarguiu que estivera em reunião com a diretoria.
Perguntou ironicamente se fora a uma reunião regada a álcool.
Atenção! Observe a mudança do tempo verbal na transformação do discurso direto para o indireto, do pretérito perfeito para o pretérito mais-que-perfeito.
Discurso indireto livre
É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos. Assim, há o emprego do discurso direto e discurso indireto no mesmo enunciado, conservando as interrogações e exclamações da forma original.
Exemplo:
A esposa nervosa com as mãos na cintura e os pés batendo no chão aguardava-o em casa. Por que chegou tarde? Apressou-se em respondê-la, disfarçando o hálito alcoólico, dizendo que estivera em reunião com diretoria. Contudo, ela, percebendo sua intenção, replicou-lhe ironicamente se houvera sido uma reunião regada a álcool.
O discurso indireto livre tem sido amplamente utilizado na literatura moderna.
Palavra-chave:
Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave. As palavras-chave são usadas sobretudo em arquivística, biblioteconomia, catálogo, artigos e entre outras.
Leu e copiou o texto? Agora não se esqueça de copiar as perguntas do formulário, responder o formulário e enviar ok?
Comentários
Postar um comentário