Professor Igor - Língua Portuguesa - 3ºA ( Atividade 5 - Literatura: Modernismo no Brasil - 1ª fase)
Professor Igor - Língua Portuguesa
3ªA
Assunto: Literatura - 1ª fase do Modernismo brasileiro
MODERNISMO NO BRASIL
O modernismo no Brasil teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922, momento marcado pela efervescência de novas ideias e modelos.
Lembre-se que o modernismo foi um movimento cultural, artístico e literário da primeira metade do século XX.
Ele situa-se entre o Simbolismo e o Pós-Modernismo - a partir dos anos 50 - havendo, ainda, estudiosos que considerem o Pré-Modernismo uma escola literária.
CONTEXTO HISTÓRICO
O Modernismo surge num momento de insatisfação política no Brasil. Isso, em decorrência do aumento da inflação que fazia aumentar a crise e propulsionava greves e protestos.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) também trouxe reflexos para a sociedade brasileira.
Assim, numa tentativa de reestruturar o país politicamente, também o campo das artes - estimulado pelas Vanguardas Europeias - encontra-se a motivação para romper com o tradicionalismo.
Foi a “Semana de arte moderna” que marca a essa tentativa de mudança artística.
CARACTERÍSTICAS
-Libertação estética;
- Ruptura com o tradicionalismo;
- Experimentações artísticas;
- Liberdade formal (versos livres, abandono das formas fixas, ausência de pontuação);
- Linguagem com humor;
-Valorização do cotidiano
PRINCIPAIS AUTORES
Oswald de Andrade (1890-1954)
Mário de Andrade (1893-1945)
Manuel Bandeira (1886-1968)
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
Rachel de Queiroz (1902-2003)
Jorge Amado (1912-2001)
Érico Veríssimo (1905-1975)
Graciliano Ramos (1892-1953)
Vinícius de Moraes (1913-1980)
Cecília Meireles (1901-1964)
João Cabral de Melo Neto (1920-1999)
Clarice Lispector (1920-1977)
Guimarães Rosa (1908-1967)
1ª FASE DO MODERNISMO
Nesta fase, conhecida como a "Fase Heroica", os artistas buscam a renovação estética inspirada nas vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo).
Portanto, este período caracterizou-se por ser o mais radical e também, pela publicação de revistas e de manifestos, bem como pela formação de grupos modernistas.
Revistas
Klaxon (1922), Estética (1924), A Revista (1925), Terra Roxa e Outras Terras (1927) e Revista de Antropofagia (1928).
Manifestos
Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924), Manifesto Antropófago (1928), Manifesto Regionalista (1926) e Manifesto Nhenguaçu Verde-Amarelo (1929).
MANIFESTO DA POESIA PAU-BRASIL - 1924
Movimento Pau-Brasil é um entre os movimentos modernistas - Verde-Amarelismo ou Escola da Anta e Movimento Antropofágico - que tomou lugar na Primeira Fase do Modernismo no Brasil, conhecida como a “Fase Heroica”, fase que apresentou diferentes formas de abordagem patriótica.
Este movimento teve início em 1924 a partir da publicação do livro “Pau-Brasil”, da autoria de Oswald de Andrade (1890 -1954) e ilustração da sua esposa, a artista plástica Tarsila do Amaral (1886 -1973).
O Movimento do Pau-Brasil é um movimento nativista, que defendia a poesia brasileira de exportação. Tal como o pau-brasil foi o primeiro produto brasileiro a ser exportado, Oswald de Andrade desejava que a poesia brasileira se tornasse um produto cultural de exportação; daí a escolha do nome do movimento.
Oswald de Andrade ficou conhecido pela figura de irreverência e de crítica ao academicimo e à burguesia. Assim, defendia, ao mesmo tempo que criticava, o nacionalismo a sua maneira, a qual veio a ser alvo de julgamento pelo Movimento Verde-Amarelo formado por Menotti del Picchia (1892-1988), Plínio Salgado (1895-1988), Guilherme de Almeida (1890-1969) e Cassiano Ricardo (1895-1974).
O patriotismo defendido pelo Verde-amarelismo contrapunha o do Pau-Brasil, dado que é especialmente ufanista, bem como racista.
MOVIMENTO ANTROPOFÁGICO - 1928
O Movimento Antropofágico foi uma corrente de vanguarda que marcou a primeira fase modernista no Brasil.
Liderado por Oswald de Andrade (1890-1954) e Tarsila do Amaral (1886-1973), a finalidade principal era de estruturar uma cultura de caráter nacional.
A proposta do movimento era a de assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento Antropofágico é o quadro Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral, o qual foi dado de presente ao marido, Oswald de Andrade.
A divulgação do movimento era realizado na Revista de Antropofagia, publicada em São Paulo. Já o primeiro número trazia o Manifesto Antropofágico.
Essa revista foi editada em duas fases:
primeira fase: editada entre maio de 1928 e fevereiro de 1929;
segunda fase: editada entre 17 de março a 1º de agosto de 1929.
Assista ao vídeo :https://youtu.be/WmOICqpg4Rg
ATIVIDADE
1) Após ler os textos explicativos e assistir ao vídeo sobre a primeira fase modernista, escreva com suas palavras sobre o que foi o modernismo, a primeira fase explicitando o movimento da poesia pau-Brasil (1924) e o movimento antropofágico (1928) e fazendo um paralelo com a atualidade, como esse movimento contribuiu e influenciou na contemporaneidade.
2) A Semana de arte moderna, ocorrida em 1922, inaugurou o movimento modernista no Brasil. A primeira fase do modernismo literário brasileiro, que durou de 1922 a 1930, teve como principal característica:
a) uso de poemas de forma fixa, como o soneto.
b) linguagem rebuscada e acadêmica.
c) valorização das raízes culturais brasileiras.
d) pessimismo e oposição ao romantismo.
e) foco em temas relacionados com a colonização
3) Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
(Pronominais, Oswald de Andrade)
Oswald de Andrade foi um dos principais autores da primeira fase do modernismo no Brasil. Na poesia acima, o escritor propõe:
a) a busca de uma identidade universal.
b) a valorização da linguagem coloquial brasileira.
c) uma crítica aos maus hábitos, como o tabagismo.
d) enfatizar a relação entre professor e aluno.
e) repensar o uso do português do Brasil.
4)
Data da devolutiva: até 05/10, por e-mail institucional igorlopesferreira@prof.educacao.sp.gov.br
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