3º Bimestre do ano letivo de 2020:
Geografia.
Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.
Gmail:
horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega da atividade: 12/10/2020
Atividades pedagógicas de geografia para o
desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.
OBS: as atividades estarão agregadas ao
e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo
Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.
Respondam as atividades no arquivo Word
(Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm -
margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a
Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta
atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 12/10, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o
número de aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para
atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões
e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma,
haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante
entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre
dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em
ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As
orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e
postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com
exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso
apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no
Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas
organizadas cronologicamente).
Até mais e bons estudos.
2 ano A, B, C, D, E, F do ensino médio.
TRABALHANDO HABILIDADES
. Competências e
habilidades: articular os conceitos de pobreza e exclusão social com a leitura
e a interpretação de mapas, de modo a comparar a espacialidade desses índices
nas regiões brasileiras; ler e interpretar diagrama de construção do índice de
exclusão social, extraindo o significado dos conceitos e relacionando-os entre
si; identificar na escala local, regional e nacional os fenômenos da pobreza e
da exclusão social; diferenciar e aplicar na leitura da paisagem da localidade
onde residem os conceitos de segregação socioespacial e exclusão social,
levantando hipóteses para a superação desses problemas; produção de textos (relatório
de campo, comentários a entrevistas, criação de legendas para fotos etc.) com
base no conteúdo e nos conceitos estudados; fichamento e síntese por escrito
dos indicadores sociais do Brasil; organização e exposição visual de sequência ordenada
de imagens, apresentando-as oralmente e articuladas com os conceitos de
segregação socioespacial e exclusão social.
A DINÂMICA DA SEGREGAÇÃO SÓCIOESPACIAL
Agora vamos acompanhar uma tele aula sobre
a dinâmica populacional e econômica do Brasil. Para acompanhar a aula sugiro a
organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título
da matéria no cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados
na aula.
TELE AULA
Link para acompanhar a tele aula do
telecurso 24:
https://www.youtube.com/watch?v=8v6kJON74IU&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=23
Atividade
1 Como o processo de urbanização é retratado
na tele aula a partir dos movimentos complementares de concentração e dispersão
espacial?
2 Quantos e quais são os modelos de
dispersão espacial?
3 No diálogo com Vicente, Gil faz uma
observação geográfica a partir de um trecho da cidade percorrido pelo
personagem. Qual é o trecho retratado e quais elementos citados neste diálogo
comprovam que os grandes centros urbanos são lugares da riqueza e ao mesmo
tempo da pobreza?
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