Prof. Me. Horácio - 2 ano A, B, C, D, E, F - Geografia

 


4º Bimestre do ano letivo de 2020: Geografia.

Prof. Me. Horácio José de Souza Neto.

Gmail: horaciojose@prof.educacao.sp.gov.br

Entrega da atividade: 26/10/2020

 

Atividades pedagógicas de geografia para o desenvolvimento de aprendizagens durante o período de reclusão social.

OBS: as atividades estarão agregadas ao e-mail institucional como repositório das aulas que já foram trabalhadas pelo Centro de Mídias SP na respectiva semana letiva.

 

Respondam as atividades no arquivo Word (Fonte 12, Arial, Espaçamento de 1,5 e margens Esquerda e Superior de 3cm - margens Direita e Inferior de 2cm), no cabeçalho escrevam o Nome, número e a Série, escrevam também o título da atividade. O prazo de entrega desta atividade corresponde ao período letivo semanal com data de entrega até o dia 26/10, segunda-feira. Porém, essa atividade está planejada de acordo com o número de aulas previstas, 02 no total, adaptadas ao ambiente virtual para atender o expediente letivo das 2ª,4ª,5ª e 6ª feiras (as 3º são dedicadas as reuniões e planejamentos pedagógicos desta disciplina). Prezados alunos, desta forma, haverá mais tempo para exercitar o aprendizado, lembrando que é importante entregar as atividades no prazo estipulado para obterem orientações sobre dúvidas dos conceitos e práticas trabalhadas durante cada aula executada em ambiente virtual.
Utilizaremos recursos textuais e visuais, as atividades são dissertativas. As orientações sobre os exercícios e a entrega dos mesmos serão trabalhadas e postadas no e-mail institucional todos os dias no horário das 7h às 18h30, com exceção dos finais de semana, feriados e nas 3ª feiras (alunos com acesso apenas ao e-mail institucional, verificar a nota registrada na SED) e no Classrom (a própria interface disponibiliza a visualização das notas organizadas cronologicamente).

 

Até mais e bons estudos.

 

2°ano A, B, C, D, E, F do ensino médio.

 

 

 

 

TRABALHANDO HABILIDADES

 

Competências e habilidades: construir e aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem visual; relacionar e interpretar dados e informações representados em tabelas e textos; identificar e distinguir realidades nas diferentes escalas geográficas e empregar essa distinção na apreensão dos fenômenos estudados; construir e aplicar conceitos da Geografia Física, mais especificamente os associados à Geomorfologia, como meio de construção de uma visão analítica e dinâmica sobre as formas de relevo do Brasil.

 

PLACA SUL-AMERICANA E O RELEVO BRASILEIRO

 

Agora vamos acompanhar uma tele aula sobre a dinâmica natural e econômica do Brasil. Para acompanhar a aula sugiro a organização das anotações no caderno de geografia, escrevam a data e o título da matéria no cabeçalho, em seguida anotem os principais conceitos destacados na aula.

 

TELE AULA

 

Link para acompanhar a tele aula 12:

https://www.youtube.com/watch?v=XUipo0kP_K8&list=PL3qONjKuaO2QeLBvR6y_itoT9CqZKiQBG&index=12

 

Link para a segunda parte da tele aula 12:

https://www.youtube.com/watch?v=M--NZbkOeek&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=11

 

Atividade

 

1. Leia o texto a seguir e responda às questões.

 

: A instabilidade da crosta terrestre

O interior da Terra guarda mistérios que sempre excitaram a imaginação do ser humano, entre outras razões, porque uma série de eventos que têm origem nessa parte do planeta manifesta-se na superfície e nos atinge, como é o caso dos terremotos e das erupções vulcânicas. Além da imensa produção fantasiosa, foram muitas as teorias que pretenderam explicar os processos que ocorrem no interior da Terra.

Uma grande dificuldade empírica e concreta impõe-se de início. O interior do planeta é diretamente inatingível, e todas as informações de que se dispõem são indiretas e difíceis de analisar. Nos últimos tempos, a pesquisa do interior de nosso planeta passou a ser feita pela interpretação de ondas sísmicas que se propagam até a superfície terrestre – pois têm comportamentos distintos ao atravessarem diferentes materiais – e, também, pelo estudo do vulcanismo e dos terremotos.

A conclusão a que se chegou é que a crosta terrestre é dinâmica, vem se transformando ao longo do tempo da natureza, e essa transformação pode ser explicada com base na teoria das placas tectônicas. A crosta terrestre é uma fina casca sólida sobre o magma, mas não contínua; ao contrário, trata-se de uma justaposição de placas que se movimentam sobre o magma, e essa movimentação explica grande parte da fisionomia atual da superfície terrestre.

Uma referência-chave para essa interpretação teórica nos leva para um passado de mais de 250 milhões de anos, quando os blocos continentais atuais (Eurásia, África, América, Austrália e Antártida) formavam um único e gigantesco bloco: a Pangeia (ou seja, “toda a Terra”). De lá para cá, esse bloco foi se fragmentando e dando origem aos continentes atuais. Nesse processo, os intervalos que surgiram entre os fragmentos continentais foram preenchidos pelas águas, e aí se encontra a origem dos oceanos. Por que a Pangeia se fragmentou? Porque a crosta terrestre é formada de placas que se movimentam. Assim, a estabilidade da crosta é apenas aparente.

Elaborado por Jaime Oliva especialmente para o São Paulo faz escola.

 

a) O autor afirma que uma série de eventos que ocorrem no interior da Terra manifesta-se externamente. Quais exemplos são citados?

b) O autor afirma que o interior da Terra guarda mistérios que sempre instigaram a imaginação do ser humano e que há uma enorme dificuldade em se obter respostas para essas inquietações.

Por que isso ocorre?

c) Considerando a evolução dos estudos geológicos, a quais conclusões os cientistas chegaram

quanto às características da crosta terrestre?

d) De acordo com o texto, qual foi a referência-chave para chegar a essas conclusões sobre as

características da crosta terrestre?

e) Por que a Pangeia se fragmentou?

2. Observe o mapa a seguir.

a) Identifique as placas que atuam em contato com a Placa Sul-americana.



3 De acordo com a primeira parte da tele aula há uma explicação sobre a condição diversificada do relevo terrestre no dialogo entre o técnico da prefeitura e o proprietário do sítio, ou seja, a compra do sítio foi motivada pelas vantagens de altitude e paisagem do terreno. Procure sintetizar os processos naturais que formam o relevo terrestre.

 

4 De acordo com a segunda parte da tele aula podemos identificar que os processos que atuam na dinâmica da crosta terrestre promovem a formação de diferentes formas de relevo. Destaque as duas grandes formações geológicas do relevo e determine os recursos naturais encontrados nesses terrenos. 



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