Prof. Simone
Disciplina: Geografia
Séries: 9°A, B, C, D, E
Assunto: Mundo do trabalho e o desemprego.
Data: 19/10 a 26/10
E-mail: simoneclara@prof.educacao.sp.gov.br
Olá pessoal... espero que todos vocês estejam bem, vamos iniciar o 4° bimestre, a atividade dessa semana está relacionada com a aula do CMSP do dia 15/10, vou deixar o link aqui para quem não assistiu a aula, é importante que assistam a aula.
https://www.youtube.com/watch?v=efqgv8yGEfA
O auto percentual de desemprego no Brasil está relacionado com a falta de qualificação, leia o trecho da reportagem abaixo, se quiser ler a reportagem completa é só clicar no link abaixo da reportagem. Se tiverem dúvidas pode me chamar no zap ou me mandar um e-mail...estou a disposição. Bons estudos!!
Trabalhador menos qualificado será o mais atingido pelo desemprego; veja cenários para o mercado de trabalho pós-pandemia (Por Marta Cavallini, G1 -27/06/2020 05h00 )
A pandemia trará um efeito devastador no mercado de trabalho, afetando principalmente os trabalhadores menos qualificados e mais jovens, segundo previsão de especialistas.
Além de estatísticas oficiais já mostrarem o aumento do desemprego no país mês a mês, pesquisas mostram que as empresas já estão congelando ou reduzindo contratações, salários e promoções e preveem enxugar ainda mais o quadro de funcionários.
Em abril, a taxa de desemprego estava em 12,6%, atingindo 12,8 milhões de pessoas. Somente no trimestre terminado naquele mês, quase 5 milhões de postos de trabalho foram fechados em relação ao trimestre terminado em janeiro, segundo a Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dos 4,9 milhões de pessoas a menos na ocupação, 3,7 milhões foram de trabalhadores informais. O emprego com carteira assinada no setor privado teve uma queda recorde também, levando ao menor contingente de pessoas com carteira assinada, que é de 32,2 milhões.
Os números do IBGE do 1º trimestre também mostram que o desemprego é maior entre trabalhadores com escolaridade mais baixa e entre os jovens:
Leia a reportagem completa clicando no link abaixo.
Comentários
Postar um comentário