Profª Verônica
Matéria: Português
Turma: 1CDEFG
Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD OU FOTO DO CADERNO.
Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.
Caderno do aluno, 3ºbim., pgs. 89 a 92
De acordo com a historiografia, a Idade Média se posiciona entre os séculos V e XV. Foi nesse período que o Trovadorismo (movimento literário) se desenvolveu. Nesse contexto, é comum nos depararmos com termos como: música, instrumentos musicais (viola, lira, flauta e harpa), vassalagem, cavalaria, feudalismo, subjetividade, cristianismo e cancioneiros. Além desses, a literatura trovadoresca nos apresenta as cantigas, que se classificam em: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer. Vamos analisar a cantiga de escárnio escrita em linguagem original.
Rima é um recurso utilizado nos textos poéticos, geralmente em cantigas, que ocorre por meio da repetição de sons idênticos (ou semelhantes) entre as palavras e posiciona-se tanto no final como no meio dos versos.
Cantiga: Poesia cantada, em redondilhas ou versos menores, dividida em estrofes iguais. Ela pode revelar sentimentos ou sátira. A cantiga medieval inclui texto poético e música.
Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.
2 Agora, leia a versão atualizada da cantiga que você acabou de analisar e responda às questões que seguem em seu caderno.
a) A versão atualizada auxilia no entendimento da cantiga original? Justifique.
a) É possível observar no texto características que comprovam o período de sua produção? Indique elementos que justifiquem sua resposta.
b) Abaixo, paralelamente, há dois textos: o parodiado e o original.
• Compare a linguagem empregada nos textos considerando vocabulário, nível de formalidade, presença de rimas. Os textos são facilmente compreendidos? Justifique sua resposta.
Matéria: Português
Turma: 1CDEFG
Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD OU FOTO DO CADERNO.
Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.
Caderno do aluno, 3ºbim., pgs. 89 a 92
HABILIDADES: Reconhecer e analisar a expressão literária popular, estabelecendo diálogos intertextuais com a produção literária erudita; Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais; Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações.
Aqui está uma atividade da apostila. Você pode fazer em cima desta postagem ou mesmo na apostila e me enviar foto. As informações de volume e página estão acima.
Lembrando que é sempre importante assistir ao Centro de mídia pois as apostilas são utilizadas e comentadas nas aulas!
ATIVIDADE PARA O 4º BIMESTRE
Olá alunos! Estamos iniciando nosso 4º e último bimestre do ano. Coloque suas atividades em dia e não deixe de fechar bem o ano, pois será muito importante para você!Aqui está uma atividade da apostila. Você pode fazer em cima desta postagem ou mesmo na apostila e me enviar foto. As informações de volume e página estão acima.
Lembrando que é sempre importante assistir ao Centro de mídia pois as apostilas são utilizadas e comentadas nas aulas!
ATIVIDADE 1 – LITERATURA: VERSOS CANTADOS
De acordo com a historiografia, a Idade Média se posiciona entre os séculos V e XV. Foi nesse período que o Trovadorismo (movimento literário) se desenvolveu. Nesse contexto, é comum nos depararmos com termos como: música, instrumentos musicais (viola, lira, flauta e harpa), vassalagem, cavalaria, feudalismo, subjetividade, cristianismo e cancioneiros. Além desses, a literatura trovadoresca nos apresenta as cantigas, que se classificam em: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer. Vamos analisar a cantiga de escárnio escrita em linguagem original.
Ai dona fea, fostes-vos queixar
João Garcia de Guilhade
Ai dona fea, fostes-vos queixar
que vos nunca louv’en[o] meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei todavia;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, se Deus mi perdom,
pois havedes [a]tam gram coraçom
que vos eu loe, em esta razom
vos quero já loar todavia;
e vedes qual será a loaçom:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, nunca vos eu loei
em meu trobar, pero muito trobei;
mais ora já um bom cantar farei
em que vos loarei todavia;
e direi-vos como vos loarei:
dona fea, velha e sandia!
GUILHADE. João Garcia de. Ai dona fea, fostes-vos queixar. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020
Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.
1 Após a leitura do texto, responda às questões a seguir em seu caderno.
a) Comente a respeito da linguagem que constitui a cantiga.
b) Sublinhe, no texto, as palavras que rimam entre si.
c) Com base nas rimas, é possível verificar a musicalidade presente na cantiga. Qual o
efeito de sentido que a presença deste recurso poético gera nos versos da cantiga?
d) A cantiga de João Garcia de Guilhade é de escárnio ou de maldizer? Por quê? (Se
necessário, busque informações para diferenciá-las).
Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.
2 Agora, leia a versão atualizada da cantiga que você acabou de analisar e responda às questões que seguem em seu caderno.
Ai, dona feia, você foi reclamar
que nunca te louvo em meu cantar;
mas agora quero fazer um cantar
em que te louvarei de qualquer modo;
e veja como quero te louvar
dona feia, velha e maluca!
Dona feia, que Deus me perdoe,
pois você tem tão grande desejo
de que eu vos louve, por este motivo
quero vos louvar já de qualquer jeito;
e veja qual será a louvação:
dona feia, velha e maluca!
Dona feia, eu nunca te louvei
em meu trovar, embora tenha trovado muito;
mas agora já farei um bom cantar;
em que vos louvarei de qualquer maneira;
e te direi como te louvarei:
dona feia, velha e maluca!
Atualização elaborada especialmente para este material.
b) Verifique na cantiga atualizada se as rimas permanecem. Há interferência na sonoridade? Explique.
3 Na cantiga “Ai dona fea, fostes-vos queixar”, localize o termo loar e responda em seu caderno:
a) Qual é o seu significado?
b) Em quais formas verbais o termo aparece?
c) A repetição, em diferentes formas, indica uma ironia, que é uma característica da Cantiga de Escárnio. Justifique esta afirmação.
4 Analise a cantiga “Ai dona fea, foste-vos queixar” e indique características estruturais que podem identificá-la como pertencente ao gênero cantiga.
5 O texto a seguir é uma adaptação da cantiga “Ai dona fea, foste-vos queixar”, de João Garcia de Guilhade.
CantiRap das Trova
Aí, mina chavosa, você foi me encher
que nunca falo de tu nas minha rima;
mais agora vo manda uns verso
em que vo fala de um jeito cabuloso;
e se liga como quero mandar a letra:
lacrou, mitou, meu crush!
E aí bebê, vem de zap!
Elaborado especialmente para este material.
b) Abaixo, paralelamente, há dois textos: o parodiado e o original.
• Compare a linguagem empregada nos textos considerando vocabulário, nível de formalidade, presença de rimas. Os textos são facilmente compreendidos? Justifique sua resposta.
• Que elementos (versos, rimas, estrutura, linguagem, tema, entre outros) aproximam as cantigas CantiRap das Trova e Ai dona fea, fostes-vos queixar?
• A intenção pretendida (elogio ou xingamento) é uma das diferenças entre os textos. Sendo assim, explique-a.
6 Compare os trechos e responda às questões que seguem em seu caderno. Aí, mina chavosa, você foi me encher
Ai dona fea, fostes-vos queixar
a) É possível diferenciar os termos em destaque por meio da pronúncia? Justifique.
b) O sentido muda de acordo com a entonação? Por quê?
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