Profª Verônica - Português - 1CDEFG - Literatura: versos cantados (Caderno do aluno)

Profª Verônica
Matéria: Português
Turma: 1CDEFG
Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.
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Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.


Caderno do aluno, 3ºbim., pgs. 89 a 92

HABILIDADES: Reconhecer e analisar a expressão literária popular, estabelecendo diálogos intertextuais com a produção literária erudita; Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais; Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações.



ATIVIDADE PARA O 4º BIMESTRE

Olá alunos! Estamos iniciando nosso 4º e último bimestre do ano. Coloque suas atividades em dia e não deixe de fechar bem o ano, pois será muito importante para você!
Aqui está uma atividade da apostila. Você pode fazer em cima desta postagem ou mesmo na apostila e me enviar foto. As informações de volume e página estão acima.
Lembrando que é sempre importante assistir ao Centro de mídia pois as apostilas são utilizadas e comentadas nas aulas!

ATIVIDADE 1 – LITERATURA: VERSOS CANTADOS



De acordo com a historiografia, a Idade Média se posiciona entre os séculos V e XV. Foi nesse período que o Trovadorismo (movimento literário) se desenvolveu. Nesse contexto, é comum nos depararmos com termos como: música, instrumentos musicais (viola, lira, flauta e harpa), vassalagem, cavalaria, feudalismo, subjetividade, cristianismo e cancioneiros. Além desses, a literatura trovadoresca nos apresenta as cantigas, que se classificam em: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer. Vamos analisar a cantiga de escárnio escrita em linguagem original.

    

Ai dona fea, fostes-vos queixar 

João Garcia de Guilhade 

Ai dona fea, fostes-vos queixar 
que vos nunca louv’en[o] meu cantar; 
mais ora quero fazer um cantar 
em que vos loarei todavia; 
e vedes como vos quero loar: 
dona fea, velha e sandia! 

Dona fea, se Deus mi perdom, 
pois havedes [a]tam gram coraçom 
que vos eu loe, em esta razom 
vos quero já loar todavia; 
e vedes qual será a loaçom: 
dona fea, velha e sandia! 

Dona fea, nunca vos eu loei 
em meu trobar, pero muito trobei; 
mais ora já um bom cantar farei 
em que vos loarei todavia; 
e direi-vos como vos loarei: 
dona fea, velha e sandia! 
GUILHADE. João Garcia de. Ai dona fea, fostes-vos queixar. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020



Rima é um recurso utilizado nos textos poéticos, geralmente em cantigas, que ocorre por meio da repetição de sons idênticos (ou semelhantes) entre as palavras e posiciona-se tanto no final como no meio dos versos. 
Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.

1 Após a leitura do texto, responda às questões a seguir em seu caderno. 

a) Comente a respeito da linguagem que constitui a cantiga.
b) Sublinhe, no texto, as palavras que rimam entre si. 
c) Com base nas rimas, é possível verificar a musicalidade presente na cantiga. Qual o efeito de sentido que a presença deste recurso poético gera nos versos da cantiga? 
d) A cantiga de João Garcia de Guilhade é de escárnio ou de maldizer? Por quê? (Se necessário, busque informações para diferenciá-las).

Cantiga: Poesia cantada, em redondilhas ou versos menores, dividida em estrofes iguais. Ela pode revelar sentimentos ou sátira. A cantiga medieval inclui texto poético e música.
Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.



2 Agora, leia a versão atualizada da cantiga que você acabou de analisar e responda às questões que seguem em seu caderno.


Ai, dona feia, você foi reclamar 
que nunca te louvo em meu cantar; 
mas agora quero fazer um cantar 
em que te louvarei de qualquer modo; 
e veja como quero te louvar 
dona feia, velha e maluca! 

Dona feia, que Deus me perdoe, 
pois você tem tão grande desejo 
de que eu vos louve, por este motivo 
quero vos louvar já de qualquer jeito; 
e veja qual será a louvação: 
dona feia, velha e maluca! 

Dona feia, eu nunca te louvei 
em meu trovar, embora tenha trovado muito; 
mas agora já farei um bom cantar; 
em que vos louvarei de qualquer maneira; 
e te direi como te louvarei: 
dona feia, velha e maluca!

Atualização elaborada especialmente para este material.



a) A versão atualizada auxilia no entendimento da cantiga original? Justifique. 
b) Verifique na cantiga atualizada se as rimas permanecem. Há interferência na sonoridade? Explique.

3 Na cantiga “Ai dona fea, fostes-vos queixar”, localize o termo loar e responda em seu caderno: 
a) Qual é o seu significado? 
b) Em quais formas verbais o termo aparece? 
c) A repetição, em diferentes formas, indica uma ironia, que é uma característica da Cantiga de Escárnio. Justifique esta afirmação. 

4 Analise a cantiga “Ai dona fea, foste-vos queixar” e indique características estruturais que podem identificá-la como pertencente ao gênero cantiga. 

5 O texto a seguir é uma adaptação da cantiga “Ai dona fea, foste-vos queixar”, de João Garcia de Guilhade.

CantiRap das Trova 

Aí, mina chavosa, você foi me encher 
que nunca falo de tu nas minha rima; 
mais agora vo manda uns verso 
em que vo fala de um jeito cabuloso; 
e se liga como quero mandar a letra: 
lacrou, mitou, meu crush! E aí bebê, vem de zap! 

Elaborado especialmente para este material.

a) É possível observar no texto características que comprovam o período de sua produção? Indique elementos que justifiquem sua resposta.
b) Abaixo, paralelamente, há dois textos: o parodiado e o original.


• Compare a linguagem empregada nos textos considerando vocabulário, nível de formalidade, presença de rimas. Os textos são facilmente compreendidos? Justifique sua resposta. 
• Que elementos (versos, rimas, estrutura, linguagem, tema, entre outros) aproximam as cantigas CantiRap das Trova e Ai dona fea, fostes-vos queixar? 
• A intenção pretendida (elogio ou xingamento) é uma das diferenças entre os textos. Sendo assim, explique-a.

6 Compare os trechos e responda às questões que seguem em seu caderno. 
, mina chavosa, você foi me encher 
Ai dona fea, fostes-vos queixar 

a) É possível diferenciar os termos em destaque por meio da pronúncia? Justifique. 
b) O sentido muda de acordo com a entonação? Por quê?

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